A criatividade dos discentes de licenciatura em educação física no planejamento e intervenção das aulas na escola durante o estágio supervisionado IV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Felipe Mendonça
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36029
Resumo: This study sought to identify and encourage on the creative potential of students of the Physical Education course (graduation) of the Federal University of Ceará, detect barriers that inhibit your creativity when planning classes and resources used in interventions during the supervised stage IV in public schools or private with high school students. The research of this paper attempts to draw that through creativity, as to use of alternative materials (recyclable for example), the trainees can perform a dynamic class, new and surprise for students at school through also its participation in the construction of knowledge, along with elaboration of ideas that can transform the classes in a pleasant environment and democratic, in which students will no longer be spectators of the traditional method of memorization and reproduction of teaching, and are going to be critical, autonomous and participatory. Data collection was conducted through a qualitative questionnaire produced by digital tool google drive, in which participants showed students that creative activities can be brought to class and that creativity is important for physical education classes at school
id UFC-7_eef2a0b63ad280e25cfedb1dd4a8137a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/36029
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A criatividade dos discentes de licenciatura em educação física no planejamento e intervenção das aulas na escola durante o estágio supervisionado IVplanejamento das aulascriatividadeconstrução do conhecimentoThis study sought to identify and encourage on the creative potential of students of the Physical Education course (graduation) of the Federal University of Ceará, detect barriers that inhibit your creativity when planning classes and resources used in interventions during the supervised stage IV in public schools or private with high school students. The research of this paper attempts to draw that through creativity, as to use of alternative materials (recyclable for example), the trainees can perform a dynamic class, new and surprise for students at school through also its participation in the construction of knowledge, along with elaboration of ideas that can transform the classes in a pleasant environment and democratic, in which students will no longer be spectators of the traditional method of memorization and reproduction of teaching, and are going to be critical, autonomous and participatory. Data collection was conducted through a qualitative questionnaire produced by digital tool google drive, in which participants showed students that creative activities can be brought to class and that creativity is important for physical education classes at schoolEsse estudo procura identificar e fomentar o potencial criativo de discentes do curso de Educação Física (Licenciatura) da Universidade Federal do Ceará, averiguar barreiras que inibem a criatividade durante o planejamento das aulas e os recursos utilizados nas intervenções durante o estágio supervisionado IV, em escolas públicas ou particulares com alunos do Ensino Médio. A pesquisa deste trabalho procura expor que por meio da criatividade, como utilizar materiais alternativos (recicláveis por exemplo), é possível que os estagiários realizem uma aula dinâmica, nova e que surpreenda os alunos da escola, por intermédio também da sua participação na construção do conhecimento, juntamente com elaboração de ideias que podem transformar as aulas em um ambiente agradável e democrático, no qual os mesmos deixarão de ser espectadores do método tradicional de memorização e reprodução de ensino, e vão passar a ser críticos, autônomos e participativos. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário qualitativo produzido pela ferramenta digital google drive, no qual os discentes participantes mostraram que atividades criativas podem ser levadas para as aulas e que a criatividade é relevante para as aulas de Educação Física na escolaCortonesi, Leandro MasudaBraga, Felipe Mendonça2018-09-28T12:37:13Z2018-09-28T12:37:13Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBRAGA, Felipe Mendonça. A criatividade dos discentes de licenciatura em educação física no planejamento e intervenção das aulas na escola durante o estágio supervisionado IV. 2016. 41 f. Monografia (Graduação em Educação física)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36029porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-23T19:53:29Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/36029Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:09.876673Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A criatividade dos discentes de licenciatura em educação física no planejamento e intervenção das aulas na escola durante o estágio supervisionado IV
title A criatividade dos discentes de licenciatura em educação física no planejamento e intervenção das aulas na escola durante o estágio supervisionado IV
spellingShingle A criatividade dos discentes de licenciatura em educação física no planejamento e intervenção das aulas na escola durante o estágio supervisionado IV
Braga, Felipe Mendonça
planejamento das aulas
criatividade
construção do conhecimento
title_short A criatividade dos discentes de licenciatura em educação física no planejamento e intervenção das aulas na escola durante o estágio supervisionado IV
title_full A criatividade dos discentes de licenciatura em educação física no planejamento e intervenção das aulas na escola durante o estágio supervisionado IV
title_fullStr A criatividade dos discentes de licenciatura em educação física no planejamento e intervenção das aulas na escola durante o estágio supervisionado IV
title_full_unstemmed A criatividade dos discentes de licenciatura em educação física no planejamento e intervenção das aulas na escola durante o estágio supervisionado IV
title_sort A criatividade dos discentes de licenciatura em educação física no planejamento e intervenção das aulas na escola durante o estágio supervisionado IV
author Braga, Felipe Mendonça
author_facet Braga, Felipe Mendonça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cortonesi, Leandro Masuda
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Felipe Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv planejamento das aulas
criatividade
construção do conhecimento
topic planejamento das aulas
criatividade
construção do conhecimento
description This study sought to identify and encourage on the creative potential of students of the Physical Education course (graduation) of the Federal University of Ceará, detect barriers that inhibit your creativity when planning classes and resources used in interventions during the supervised stage IV in public schools or private with high school students. The research of this paper attempts to draw that through creativity, as to use of alternative materials (recyclable for example), the trainees can perform a dynamic class, new and surprise for students at school through also its participation in the construction of knowledge, along with elaboration of ideas that can transform the classes in a pleasant environment and democratic, in which students will no longer be spectators of the traditional method of memorization and reproduction of teaching, and are going to be critical, autonomous and participatory. Data collection was conducted through a qualitative questionnaire produced by digital tool google drive, in which participants showed students that creative activities can be brought to class and that creativity is important for physical education classes at school
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-09-28T12:37:13Z
2018-09-28T12:37:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRAGA, Felipe Mendonça. A criatividade dos discentes de licenciatura em educação física no planejamento e intervenção das aulas na escola durante o estágio supervisionado IV. 2016. 41 f. Monografia (Graduação em Educação física)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36029
identifier_str_mv BRAGA, Felipe Mendonça. A criatividade dos discentes de licenciatura em educação física no planejamento e intervenção das aulas na escola durante o estágio supervisionado IV. 2016. 41 f. Monografia (Graduação em Educação física)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028767976652800