Escala sobre o clima para criatividade em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/26419 http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000100012 |
Resumo: | O propósito deste estudo foi construir e validar uma escala sobre o clima para criatividade em sala de aula. Este instrumento visa auxiliar na identificação de fatores que contribuem para a expressão da criatividade em sala de aula, bem como aqueles que inibem a criatividade em turmas de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental. A escala intitulada "Minha Sala de Aula" foi aplicada em 644 alunos de escolas públicas e particulares. Para exame da validade de construto do instrumento, utilizou-se uma análise fatorial exploratória. A análise gerou cinco fatores: Suporte da Professora à Expressão de Idéias do Aluno, Autopercepção do Aluno com Relação à Criatividade, Interesse do Aluno pela Aprendizagem, Autonomia do Aluno e Estímulo da Professora à Produção de Idéias do Aluno. Os coeficientes de fidedignidade variaram de 0,55 a 0,73. |
id |
UNB_3c36683b1ae6855602ce8f7a688898ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/26419 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Escala sobre o clima para criatividade em sala de aulaScale of the classroom climate for creativityCriatividade (Educação)Sala de aulaEnsino fundamentalO propósito deste estudo foi construir e validar uma escala sobre o clima para criatividade em sala de aula. Este instrumento visa auxiliar na identificação de fatores que contribuem para a expressão da criatividade em sala de aula, bem como aqueles que inibem a criatividade em turmas de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental. A escala intitulada "Minha Sala de Aula" foi aplicada em 644 alunos de escolas públicas e particulares. Para exame da validade de construto do instrumento, utilizou-se uma análise fatorial exploratória. A análise gerou cinco fatores: Suporte da Professora à Expressão de Idéias do Aluno, Autopercepção do Aluno com Relação à Criatividade, Interesse do Aluno pela Aprendizagem, Autonomia do Aluno e Estímulo da Professora à Produção de Idéias do Aluno. Os coeficientes de fidedignidade variaram de 0,55 a 0,73.The purpose of this study was to design and validate a scale on the classroom climate for creativity. This instrument aims to help in the identification of factors that contribute to the expression of creativity in the classroom, as well as those that inhibit the development of creativity in 3rd and 4th grade elementary school. The scale entitled "My Classroom" was administered to 644 elementary school students from public and private schools. An exploratory factor analysis was carried out to get evidence on the construct validity. This analysis generated five factors: Teacher's Support to Student's Ideas Expression, Student's Self-Perception on Creativity, Student's Interest for Learning, Student's Autonomy and Teacher's Incentive to Student's Ideas Production. The reliability coefficients varied from .55 to .73.Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília2017-12-07T04:42:25Z2017-12-07T04:42:25Z2005-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFLEITH, Denise de Souza; ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. Escala sobre o clima para criatividade em sala de aula. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 21, n. 1, p. 085-091, jan./abr. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000100012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26419http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000100012Psicologia: Teoria e Pesquisa - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100012&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessFleith, Denise de SouzaAlencar, Eunice M. L. Soriano deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/26419Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escala sobre o clima para criatividade em sala de aula Scale of the classroom climate for creativity |
title |
Escala sobre o clima para criatividade em sala de aula |
spellingShingle |
Escala sobre o clima para criatividade em sala de aula Fleith, Denise de Souza Criatividade (Educação) Sala de aula Ensino fundamental |
title_short |
Escala sobre o clima para criatividade em sala de aula |
title_full |
Escala sobre o clima para criatividade em sala de aula |
title_fullStr |
Escala sobre o clima para criatividade em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Escala sobre o clima para criatividade em sala de aula |
title_sort |
Escala sobre o clima para criatividade em sala de aula |
author |
Fleith, Denise de Souza |
author_facet |
Fleith, Denise de Souza Alencar, Eunice M. L. Soriano de |
author_role |
author |
author2 |
Alencar, Eunice M. L. Soriano de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fleith, Denise de Souza Alencar, Eunice M. L. Soriano de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade (Educação) Sala de aula Ensino fundamental |
topic |
Criatividade (Educação) Sala de aula Ensino fundamental |
description |
O propósito deste estudo foi construir e validar uma escala sobre o clima para criatividade em sala de aula. Este instrumento visa auxiliar na identificação de fatores que contribuem para a expressão da criatividade em sala de aula, bem como aqueles que inibem a criatividade em turmas de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental. A escala intitulada "Minha Sala de Aula" foi aplicada em 644 alunos de escolas públicas e particulares. Para exame da validade de construto do instrumento, utilizou-se uma análise fatorial exploratória. A análise gerou cinco fatores: Suporte da Professora à Expressão de Idéias do Aluno, Autopercepção do Aluno com Relação à Criatividade, Interesse do Aluno pela Aprendizagem, Autonomia do Aluno e Estímulo da Professora à Produção de Idéias do Aluno. Os coeficientes de fidedignidade variaram de 0,55 a 0,73. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-01 2017-12-07T04:42:25Z 2017-12-07T04:42:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FLEITH, Denise de Souza; ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. Escala sobre o clima para criatividade em sala de aula. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 21, n. 1, p. 085-091, jan./abr. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000100012. http://repositorio.unb.br/handle/10482/26419 http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000100012 |
identifier_str_mv |
FLEITH, Denise de Souza; ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. Escala sobre o clima para criatividade em sala de aula. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 21, n. 1, p. 085-091, jan./abr. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000100012. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26419 http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000100012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508233709060096 |