Sequências no ensino da matemática: retrospectiva histórica de Dewey a Fedathi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria José Araújo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47517
Resumo: Nos estudos que vimos realizando, observamos que os termos sequência didática, situação didática e sequên cia de ensino aparecem com muita frequência nos trabalhos relacionados à Didática da Matemática, e, algumas vezes são empregados com sentidos tão próximos, que chegam a confundir quanto aos seus signifi cados. Por esta razão, achamos importante diferenciá-los, para ensejar mais compreensão sobre sua signifi cação e seus contextos de aplicação. A expressão sequência didática é empregada desde a década de 1980, nas pesquisas em Didática da Matemática que incluem pesquisa experimental. É amplamente utilizada pelos pesquisadores e estudiosos da Didática da Matemática francesa. [...]
id UFC-7_f48327be88d92433d18a14628f283e5e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47517
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Sequências no ensino da matemática: retrospectiva histórica de Dewey a FedathiSequência FedathiEnsinoMatemática - EnsinoNos estudos que vimos realizando, observamos que os termos sequência didática, situação didática e sequên cia de ensino aparecem com muita frequência nos trabalhos relacionados à Didática da Matemática, e, algumas vezes são empregados com sentidos tão próximos, que chegam a confundir quanto aos seus signifi cados. Por esta razão, achamos importante diferenciá-los, para ensejar mais compreensão sobre sua signifi cação e seus contextos de aplicação. A expressão sequência didática é empregada desde a década de 1980, nas pesquisas em Didática da Matemática que incluem pesquisa experimental. É amplamente utilizada pelos pesquisadores e estudiosos da Didática da Matemática francesa. [...]Edições UFC2019-11-07T17:35:53Z2019-11-07T17:35:53Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSOUZA, Maria José Araújo. Sequências no ensino da matemática: retrospectiva histórica de Dewey a Fedathi. In: SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; BORGES NETO, Hermínio; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; SANTOS, Maria José Costa dos; ANDRADE, Viviane Silva de. Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 49-64.978-85-7282-573-3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47517Souza, Maria José Araújoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-12T14:48:47Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47517Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:24:16.485985Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequências no ensino da matemática: retrospectiva histórica de Dewey a Fedathi
title Sequências no ensino da matemática: retrospectiva histórica de Dewey a Fedathi
spellingShingle Sequências no ensino da matemática: retrospectiva histórica de Dewey a Fedathi
Souza, Maria José Araújo
Sequência Fedathi
Ensino
Matemática - Ensino
title_short Sequências no ensino da matemática: retrospectiva histórica de Dewey a Fedathi
title_full Sequências no ensino da matemática: retrospectiva histórica de Dewey a Fedathi
title_fullStr Sequências no ensino da matemática: retrospectiva histórica de Dewey a Fedathi
title_full_unstemmed Sequências no ensino da matemática: retrospectiva histórica de Dewey a Fedathi
title_sort Sequências no ensino da matemática: retrospectiva histórica de Dewey a Fedathi
author Souza, Maria José Araújo
author_facet Souza, Maria José Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maria José Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência Fedathi
Ensino
Matemática - Ensino
topic Sequência Fedathi
Ensino
Matemática - Ensino
description Nos estudos que vimos realizando, observamos que os termos sequência didática, situação didática e sequên cia de ensino aparecem com muita frequência nos trabalhos relacionados à Didática da Matemática, e, algumas vezes são empregados com sentidos tão próximos, que chegam a confundir quanto aos seus signifi cados. Por esta razão, achamos importante diferenciá-los, para ensejar mais compreensão sobre sua signifi cação e seus contextos de aplicação. A expressão sequência didática é empregada desde a década de 1980, nas pesquisas em Didática da Matemática que incluem pesquisa experimental. É amplamente utilizada pelos pesquisadores e estudiosos da Didática da Matemática francesa. [...]
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-11-07T17:35:53Z
2019-11-07T17:35:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Maria José Araújo. Sequências no ensino da matemática: retrospectiva histórica de Dewey a Fedathi. In: SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; BORGES NETO, Hermínio; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; SANTOS, Maria José Costa dos; ANDRADE, Viviane Silva de. Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 49-64.
978-85-7282-573-3
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47517
identifier_str_mv SOUZA, Maria José Araújo. Sequências no ensino da matemática: retrospectiva histórica de Dewey a Fedathi. In: SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; BORGES NETO, Hermínio; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; SANTOS, Maria José Costa dos; ANDRADE, Viviane Silva de. Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 49-64.
978-85-7282-573-3
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028789561589760