A influência dos fatores macroambientais na decisão de compra do consumidor: uma análise do mercado fitness

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damasceno, Mariana Rocha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26992
Resumo: The concern about physical appearance and body health increases every day and so do the fitness market options. Once the need of a physical activity is recognized, during the purchase decision process, the costumer must research informations and reviews about the options available so he wont regret his choice. This decision is affected by macroenvironmental factors such as culture, economy, nature, politics and technology. The goals of this paper are investigate the reasons why people choose between fitness center and street assistance, identify the factors that attract or repulse the street athletes of the street assistance, evaluate the strategies to use the opportunities and overcome the threats of the street assistance. The research method applied was descriptive method and the data was collected by an online survey. The obtained results indicate that violence is the main repulsive factor among street assistance athletes, although this fact didn’t interfered on the amount of satisfacted athletes on street assistance which was higher than amount of satisfied fitness center athteles.
id UFC-7_f8fc26e16fbd6f2d44bc1ebc7711fdc5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/26992
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A influência dos fatores macroambientais na decisão de compra do consumidor: uma análise do mercado fitnessComportamento do consumidorAcademias de ginásticaEspaços públicos - ExercíciosThe concern about physical appearance and body health increases every day and so do the fitness market options. Once the need of a physical activity is recognized, during the purchase decision process, the costumer must research informations and reviews about the options available so he wont regret his choice. This decision is affected by macroenvironmental factors such as culture, economy, nature, politics and technology. The goals of this paper are investigate the reasons why people choose between fitness center and street assistance, identify the factors that attract or repulse the street athletes of the street assistance, evaluate the strategies to use the opportunities and overcome the threats of the street assistance. The research method applied was descriptive method and the data was collected by an online survey. The obtained results indicate that violence is the main repulsive factor among street assistance athletes, although this fact didn’t interfered on the amount of satisfacted athletes on street assistance which was higher than amount of satisfied fitness center athteles.A preocupação das pessoas com a aparência física e a saúde aumenta a cada dia e, junto com ela, vem o aumento das opções disponíveis no mercado fitness. Reconhecida a necessidade pela prática de atividades físicas, etapa inicial do processo de decisão de compra, surgem outras etapas com as quais o consumidor deve lidar, através da busca informações a respeito das opções e avaliação das alternativas. Essa decisão envolve a influência de inúmeras variáveis macroambientais, dentre as quais, a cultura, a economia, a natureza, a política e a tecnologia. Como objetivos do presente trabalho tem-se a investigação dos motivos que levam as pessoas a optar por academias ou assessorias de rua, e a identificação dos fatores que agem na repulsão ou atração de atletas em relação a assessorias de rua. Foi utilizado o método de pesquisa descritiva, sendo feito o levantamento por meio da aplicação de questionário online. Os resultados obtidos indicaram que a violência representa o principal de fator de repulsão de atletas entre as assessorias de rua, fato que não interferiu no número de adeptos satisfeitos, que foi superior ao número de adeptos satisfeitos nas academias.Romero, Cláudia Buhamra AbreuDamasceno, Mariana Rocha2017-10-30T16:59:03Z2017-10-30T16:59:03Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDAMASCENO, Mariana Rocha. A influência dos fatores macroambientais na decisão de compra do consumidor: uma análise do mercado fitness. 2014. 72 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2014.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26992porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-25T12:52:27Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/26992Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:31:16.871999Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência dos fatores macroambientais na decisão de compra do consumidor: uma análise do mercado fitness
title A influência dos fatores macroambientais na decisão de compra do consumidor: uma análise do mercado fitness
spellingShingle A influência dos fatores macroambientais na decisão de compra do consumidor: uma análise do mercado fitness
Damasceno, Mariana Rocha
Comportamento do consumidor
Academias de ginástica
Espaços públicos - Exercícios
title_short A influência dos fatores macroambientais na decisão de compra do consumidor: uma análise do mercado fitness
title_full A influência dos fatores macroambientais na decisão de compra do consumidor: uma análise do mercado fitness
title_fullStr A influência dos fatores macroambientais na decisão de compra do consumidor: uma análise do mercado fitness
title_full_unstemmed A influência dos fatores macroambientais na decisão de compra do consumidor: uma análise do mercado fitness
title_sort A influência dos fatores macroambientais na decisão de compra do consumidor: uma análise do mercado fitness
author Damasceno, Mariana Rocha
author_facet Damasceno, Mariana Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Romero, Cláudia Buhamra Abreu
dc.contributor.author.fl_str_mv Damasceno, Mariana Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Academias de ginástica
Espaços públicos - Exercícios
topic Comportamento do consumidor
Academias de ginástica
Espaços públicos - Exercícios
description The concern about physical appearance and body health increases every day and so do the fitness market options. Once the need of a physical activity is recognized, during the purchase decision process, the costumer must research informations and reviews about the options available so he wont regret his choice. This decision is affected by macroenvironmental factors such as culture, economy, nature, politics and technology. The goals of this paper are investigate the reasons why people choose between fitness center and street assistance, identify the factors that attract or repulse the street athletes of the street assistance, evaluate the strategies to use the opportunities and overcome the threats of the street assistance. The research method applied was descriptive method and the data was collected by an online survey. The obtained results indicate that violence is the main repulsive factor among street assistance athletes, although this fact didn’t interfered on the amount of satisfacted athletes on street assistance which was higher than amount of satisfied fitness center athteles.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2017-10-30T16:59:03Z
2017-10-30T16:59:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DAMASCENO, Mariana Rocha. A influência dos fatores macroambientais na decisão de compra do consumidor: uma análise do mercado fitness. 2014. 72 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2014.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26992
identifier_str_mv DAMASCENO, Mariana Rocha. A influência dos fatores macroambientais na decisão de compra do consumidor: uma análise do mercado fitness. 2014. 72 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2014.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028838819495936