OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: WYPYCZYNSKI MARTINS, ROSA ELISABETE MILITZ
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1270
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão sobre o papel da formação inicial acadêmica na construção dos saberes docentes do professor de Geografia, destacando como estes se constituem e são necessários à atuação profissional. Exige-se cada vez mais que o professor dê conta de um corpo de conhecimentos e saberes na sua atuação profissional. Busca-se questionar como os cursos de formação inicial de geografia têm contribuído no processo de aprendizagem profissional, na formação de sujeitos autônomos, capazes de organizar o seu trabalho e de planejar ações diante da necessidade de encontrar soluções para situações complexas da sala de aula. Na pesquisa realizada no doutorado em Geografia/UFRGS acerca dos desafios do processo formativo do professor de Geografia, desenvolvido entre os anos de 2008 e 2010, investigamos que saberes docentes e os acadêmicos do curso de Geografia julgam necessário para atuação pedagógica do professor. Figuraram como sujeitos desta pesquisa oito alunos do 8ª nível da Licenciatura em Geografia da Universidade de Passo Fundo/RS e cinco professores que já atuam em sala de aula, egressos desta mesma universidade. Entendemos que é necessário (re)pensar a formação do professor de geografia para que contribua, de forma eficiente, com o desenvolvimento da sociedade através do processo de formação do ser humano.48
id UFPI-5_8d018ada877f5addc8ce19cb942f3a76
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1270
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DE GEOGRAFIASaberes docentesFormação inicialProfessor de GeografiaO presente trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão sobre o papel da formação inicial acadêmica na construção dos saberes docentes do professor de Geografia, destacando como estes se constituem e são necessários à atuação profissional. Exige-se cada vez mais que o professor dê conta de um corpo de conhecimentos e saberes na sua atuação profissional. Busca-se questionar como os cursos de formação inicial de geografia têm contribuído no processo de aprendizagem profissional, na formação de sujeitos autônomos, capazes de organizar o seu trabalho e de planejar ações diante da necessidade de encontrar soluções para situações complexas da sala de aula. Na pesquisa realizada no doutorado em Geografia/UFRGS acerca dos desafios do processo formativo do professor de Geografia, desenvolvido entre os anos de 2008 e 2010, investigamos que saberes docentes e os acadêmicos do curso de Geografia julgam necessário para atuação pedagógica do professor. Figuraram como sujeitos desta pesquisa oito alunos do 8ª nível da Licenciatura em Geografia da Universidade de Passo Fundo/RS e cinco professores que já atuam em sala de aula, egressos desta mesma universidade. Entendemos que é necessário (re)pensar a formação do professor de geografia para que contribua, de forma eficiente, com o desenvolvimento da sociedade através do processo de formação do ser humano.48Universidade Federal do Piauí2015-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/127010.26694/5870Languages, Education and Society; No. 33 (2015); 63-78Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 33 (2015); 63-78Linguagens, Educação e Sociedade; n. 33 (2015); 63-782526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1270/1118Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessWYPYCZYNSKI MARTINS, ROSA ELISABETE MILITZ 2021-12-16T11:17:59Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1270Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:17:59Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
title OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
spellingShingle OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
WYPYCZYNSKI MARTINS, ROSA ELISABETE MILITZ
Saberes docentes
Formação inicial
Professor de Geografia
title_short OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
title_full OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
title_fullStr OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
title_full_unstemmed OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
title_sort OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
author WYPYCZYNSKI MARTINS, ROSA ELISABETE MILITZ
author_facet WYPYCZYNSKI MARTINS, ROSA ELISABETE MILITZ
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv WYPYCZYNSKI MARTINS, ROSA ELISABETE MILITZ
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes docentes
Formação inicial
Professor de Geografia
topic Saberes docentes
Formação inicial
Professor de Geografia
description O presente trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão sobre o papel da formação inicial acadêmica na construção dos saberes docentes do professor de Geografia, destacando como estes se constituem e são necessários à atuação profissional. Exige-se cada vez mais que o professor dê conta de um corpo de conhecimentos e saberes na sua atuação profissional. Busca-se questionar como os cursos de formação inicial de geografia têm contribuído no processo de aprendizagem profissional, na formação de sujeitos autônomos, capazes de organizar o seu trabalho e de planejar ações diante da necessidade de encontrar soluções para situações complexas da sala de aula. Na pesquisa realizada no doutorado em Geografia/UFRGS acerca dos desafios do processo formativo do professor de Geografia, desenvolvido entre os anos de 2008 e 2010, investigamos que saberes docentes e os acadêmicos do curso de Geografia julgam necessário para atuação pedagógica do professor. Figuraram como sujeitos desta pesquisa oito alunos do 8ª nível da Licenciatura em Geografia da Universidade de Passo Fundo/RS e cinco professores que já atuam em sala de aula, egressos desta mesma universidade. Entendemos que é necessário (re)pensar a formação do professor de geografia para que contribua, de forma eficiente, com o desenvolvimento da sociedade através do processo de formação do ser humano.48
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1270
10.26694/5870
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1270
identifier_str_mv 10.26694/5870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1270/1118
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 33 (2015); 63-78
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 33 (2015); 63-78
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 33 (2015); 63-78
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442970091520