A orientação como mediação pedagógica para formação de professores de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/215
Resumo: Este artigo resulta de uma investigação que teve por objeto as aprendizagens de docentes produzidas com base na orientação à monografia ou trabalho de conclusão de curso em curso de Geografia. O estudo parte da concepção de que a atividade docente de orientação exige uma integração entre saber ensinar e saber pesquisar e circunscreve-se no seguinte problema: Qual a racionalidade que movimenta o trabalho docente do professor de ensino superior que orienta Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na área de Geografia para efetivação do ensino e pesquisa no âmbito da ação docente? Tal debate se inscreve na literatura que aborda a relação do professor com a pesquisa e o trabalho de orientação como mediação pedagógica (ANDRÉ, 2006; DEMO, 2003; LUDKE e OLIVEIRA, 2009; entre outros). A investigação baseou-se na abordagem qualitativa com referencial metodológico na etnometodologia.  A pesquisa contou com a colaboração de 18 professores, sendo 16 do curso de Geografia e dois do curso de Pedagogia da UFPE. Os procedimentos utilizados foram: questionários e entrevistas. Os resultados reafirmam a tese de que as estratégias desenvolvidas na orientação revelam a prática e a experiência como campo pedagógico de aprendizagem e servem como suporte para o desenvolvimento da ação docente.
id UFC-8_81b36d163b536f1446c954658adf3ecc
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/215
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling A orientação como mediação pedagógica para formação de professores de geografia A ORIENTAÇÃO COMO MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIAGeografia; Educação; Ensino de GeografiaEnsino e Pesquisa; Aprendizagem Docente; Ensino de GeografiaEnsino; Formação de Professores; Aprendizagem DocenteEste artigo resulta de uma investigação que teve por objeto as aprendizagens de docentes produzidas com base na orientação à monografia ou trabalho de conclusão de curso em curso de Geografia. O estudo parte da concepção de que a atividade docente de orientação exige uma integração entre saber ensinar e saber pesquisar e circunscreve-se no seguinte problema: Qual a racionalidade que movimenta o trabalho docente do professor de ensino superior que orienta Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na área de Geografia para efetivação do ensino e pesquisa no âmbito da ação docente? Tal debate se inscreve na literatura que aborda a relação do professor com a pesquisa e o trabalho de orientação como mediação pedagógica (ANDRÉ, 2006; DEMO, 2003; LUDKE e OLIVEIRA, 2009; entre outros). A investigação baseou-se na abordagem qualitativa com referencial metodológico na etnometodologia.  A pesquisa contou com a colaboração de 18 professores, sendo 16 do curso de Geografia e dois do curso de Pedagogia da UFPE. Os procedimentos utilizados foram: questionários e entrevistas. Os resultados reafirmam a tese de que as estratégias desenvolvidas na orientação revelam a prática e a experiência como campo pedagógico de aprendizagem e servem como suporte para o desenvolvimento da ação docente. Universidade Federal do Ceará2014-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/215Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 79-86Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 79-86Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 79-862178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/215/184SANTOS, Francisco Kennedy Silva dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:44:10Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/215Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:44:10Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A orientação como mediação pedagógica para formação de professores de geografia
A ORIENTAÇÃO COMO MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
title A orientação como mediação pedagógica para formação de professores de geografia
spellingShingle A orientação como mediação pedagógica para formação de professores de geografia
SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos
Geografia; Educação; Ensino de Geografia
Ensino e Pesquisa; Aprendizagem Docente; Ensino de Geografia
Ensino; Formação de Professores; Aprendizagem Docente
title_short A orientação como mediação pedagógica para formação de professores de geografia
title_full A orientação como mediação pedagógica para formação de professores de geografia
title_fullStr A orientação como mediação pedagógica para formação de professores de geografia
title_full_unstemmed A orientação como mediação pedagógica para formação de professores de geografia
title_sort A orientação como mediação pedagógica para formação de professores de geografia
author SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos
author_facet SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; Educação; Ensino de Geografia
Ensino e Pesquisa; Aprendizagem Docente; Ensino de Geografia
Ensino; Formação de Professores; Aprendizagem Docente
topic Geografia; Educação; Ensino de Geografia
Ensino e Pesquisa; Aprendizagem Docente; Ensino de Geografia
Ensino; Formação de Professores; Aprendizagem Docente
description Este artigo resulta de uma investigação que teve por objeto as aprendizagens de docentes produzidas com base na orientação à monografia ou trabalho de conclusão de curso em curso de Geografia. O estudo parte da concepção de que a atividade docente de orientação exige uma integração entre saber ensinar e saber pesquisar e circunscreve-se no seguinte problema: Qual a racionalidade que movimenta o trabalho docente do professor de ensino superior que orienta Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na área de Geografia para efetivação do ensino e pesquisa no âmbito da ação docente? Tal debate se inscreve na literatura que aborda a relação do professor com a pesquisa e o trabalho de orientação como mediação pedagógica (ANDRÉ, 2006; DEMO, 2003; LUDKE e OLIVEIRA, 2009; entre outros). A investigação baseou-se na abordagem qualitativa com referencial metodológico na etnometodologia.  A pesquisa contou com a colaboração de 18 professores, sendo 16 do curso de Geografia e dois do curso de Pedagogia da UFPE. Os procedimentos utilizados foram: questionários e entrevistas. Os resultados reafirmam a tese de que as estratégias desenvolvidas na orientação revelam a prática e a experiência como campo pedagógico de aprendizagem e servem como suporte para o desenvolvimento da ação docente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/215
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/215/184
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 79-86
Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 79-86
Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 79-86
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329643634262016