Os professores regentes frente aos estágios supervisionados: contribuições e desafios deste profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Renata Vieira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: BERNARDES, Maria Beatriz Junqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/320
Resumo: Afirma-se que uma das etapas da formação inicial do futuro professor se dá na imersão da sala de aula com a realização do estágio supervisionado o futuro professor é conduzido a vivenciar a realidade e os desafios da profissão, além disso, tem a oportunidade de construir vários saberes docentes. Desse modo, o Estágio Supervisionado pode ser compreendido como sendo um momento de formação no espaço escolar, o momento de efetivar as teorias vistas na graduação sob o direcionamento de um profissional experiente; o professor regente. Entretanto, percebe-se que este profissional, muitas vezes, não se sente inserido neste processo. Esta investigação tem como objetivo entender como os professores regentes de três escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio de Ituiutaba-MG se compreendem na formação dos futuros professores da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia FACIP-UFU. Para compreender como os professores se percebem na formação do futuro docente utilizou-se a aplicação de questionários. Concluiu-se que ainda são muitos os problemas relacionados ao estágio supervisionado, os professores regentes, sujeitos da pesquisa não se compreendem como profissionais imprescindíveis para a formação do futuro professor.
id UFC-8_d772ff9022babbdc745986029d881ede
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/320
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Os professores regentes frente aos estágios supervisionados: contribuições e desafios deste profissionalGeografia; EnsinoFormação de Professores; Estágio Supervisionado; Professor Regente.Afirma-se que uma das etapas da formação inicial do futuro professor se dá na imersão da sala de aula com a realização do estágio supervisionado o futuro professor é conduzido a vivenciar a realidade e os desafios da profissão, além disso, tem a oportunidade de construir vários saberes docentes. Desse modo, o Estágio Supervisionado pode ser compreendido como sendo um momento de formação no espaço escolar, o momento de efetivar as teorias vistas na graduação sob o direcionamento de um profissional experiente; o professor regente. Entretanto, percebe-se que este profissional, muitas vezes, não se sente inserido neste processo. Esta investigação tem como objetivo entender como os professores regentes de três escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio de Ituiutaba-MG se compreendem na formação dos futuros professores da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia FACIP-UFU. Para compreender como os professores se percebem na formação do futuro docente utilizou-se a aplicação de questionários. Concluiu-se que ainda são muitos os problemas relacionados ao estágio supervisionado, os professores regentes, sujeitos da pesquisa não se compreendem como profissionais imprescindíveis para a formação do futuro professor.Universidade Federal do Ceará2016-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/32010.26895/geosaberes.v7i12.320Geosaberes; Vol 7 No 12 (2016): Jan - June; 119 - 134Geosaberes; Vol 7 No 12 (2016): Jan - June; 119 - 134Geosaberes; Vol 7 No 12 (2016): Jan - June; 119 - 1342178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/320/534SOUZA, Renata VieiraBERNARDES, Maria Beatriz Junqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-16T19:35:11Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/320Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2020-02-16T19:35:11Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os professores regentes frente aos estágios supervisionados: contribuições e desafios deste profissional
title Os professores regentes frente aos estágios supervisionados: contribuições e desafios deste profissional
spellingShingle Os professores regentes frente aos estágios supervisionados: contribuições e desafios deste profissional
SOUZA, Renata Vieira
Geografia; Ensino
Formação de Professores; Estágio Supervisionado; Professor Regente.
title_short Os professores regentes frente aos estágios supervisionados: contribuições e desafios deste profissional
title_full Os professores regentes frente aos estágios supervisionados: contribuições e desafios deste profissional
title_fullStr Os professores regentes frente aos estágios supervisionados: contribuições e desafios deste profissional
title_full_unstemmed Os professores regentes frente aos estágios supervisionados: contribuições e desafios deste profissional
title_sort Os professores regentes frente aos estágios supervisionados: contribuições e desafios deste profissional
author SOUZA, Renata Vieira
author_facet SOUZA, Renata Vieira
BERNARDES, Maria Beatriz Junqueira
author_role author
author2 BERNARDES, Maria Beatriz Junqueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Renata Vieira
BERNARDES, Maria Beatriz Junqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; Ensino
Formação de Professores; Estágio Supervisionado; Professor Regente.
topic Geografia; Ensino
Formação de Professores; Estágio Supervisionado; Professor Regente.
description Afirma-se que uma das etapas da formação inicial do futuro professor se dá na imersão da sala de aula com a realização do estágio supervisionado o futuro professor é conduzido a vivenciar a realidade e os desafios da profissão, além disso, tem a oportunidade de construir vários saberes docentes. Desse modo, o Estágio Supervisionado pode ser compreendido como sendo um momento de formação no espaço escolar, o momento de efetivar as teorias vistas na graduação sob o direcionamento de um profissional experiente; o professor regente. Entretanto, percebe-se que este profissional, muitas vezes, não se sente inserido neste processo. Esta investigação tem como objetivo entender como os professores regentes de três escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio de Ituiutaba-MG se compreendem na formação dos futuros professores da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia FACIP-UFU. Para compreender como os professores se percebem na formação do futuro docente utilizou-se a aplicação de questionários. Concluiu-se que ainda são muitos os problemas relacionados ao estágio supervisionado, os professores regentes, sujeitos da pesquisa não se compreendem como profissionais imprescindíveis para a formação do futuro professor.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/320
10.26895/geosaberes.v7i12.320
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/320
identifier_str_mv 10.26895/geosaberes.v7i12.320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/320/534
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 7 No 12 (2016): Jan - June; 119 - 134
Geosaberes; Vol 7 No 12 (2016): Jan - June; 119 - 134
Geosaberes; Vol 7 No 12 (2016): Jan - June; 119 - 134
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329644140724224