Os professores regentes frente aos estágios supervisionados: contribuições e desafios deste profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/320 |
Resumo: | Afirma-se que uma das etapas da formação inicial do futuro professor se dá na imersão da sala de aula com a realização do estágio supervisionado o futuro professor é conduzido a vivenciar a realidade e os desafios da profissão, além disso, tem a oportunidade de construir vários saberes docentes. Desse modo, o Estágio Supervisionado pode ser compreendido como sendo um momento de formação no espaço escolar, o momento de efetivar as teorias vistas na graduação sob o direcionamento de um profissional experiente; o professor regente. Entretanto, percebe-se que este profissional, muitas vezes, não se sente inserido neste processo. Esta investigação tem como objetivo entender como os professores regentes de três escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio de Ituiutaba-MG se compreendem na formação dos futuros professores da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia FACIP-UFU. Para compreender como os professores se percebem na formação do futuro docente utilizou-se a aplicação de questionários. Concluiu-se que ainda são muitos os problemas relacionados ao estágio supervisionado, os professores regentes, sujeitos da pesquisa não se compreendem como profissionais imprescindíveis para a formação do futuro professor. |
id |
UFC-8_d772ff9022babbdc745986029d881ede |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/320 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
Os professores regentes frente aos estágios supervisionados: contribuições e desafios deste profissionalGeografia; EnsinoFormação de Professores; Estágio Supervisionado; Professor Regente.Afirma-se que uma das etapas da formação inicial do futuro professor se dá na imersão da sala de aula com a realização do estágio supervisionado o futuro professor é conduzido a vivenciar a realidade e os desafios da profissão, além disso, tem a oportunidade de construir vários saberes docentes. Desse modo, o Estágio Supervisionado pode ser compreendido como sendo um momento de formação no espaço escolar, o momento de efetivar as teorias vistas na graduação sob o direcionamento de um profissional experiente; o professor regente. Entretanto, percebe-se que este profissional, muitas vezes, não se sente inserido neste processo. Esta investigação tem como objetivo entender como os professores regentes de três escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio de Ituiutaba-MG se compreendem na formação dos futuros professores da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia FACIP-UFU. Para compreender como os professores se percebem na formação do futuro docente utilizou-se a aplicação de questionários. Concluiu-se que ainda são muitos os problemas relacionados ao estágio supervisionado, os professores regentes, sujeitos da pesquisa não se compreendem como profissionais imprescindíveis para a formação do futuro professor.Universidade Federal do Ceará2016-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/32010.26895/geosaberes.v7i12.320Geosaberes; Vol 7 No 12 (2016): Jan - June; 119 - 134Geosaberes; Vol 7 No 12 (2016): Jan - June; 119 - 134Geosaberes; Vol 7 No 12 (2016): Jan - June; 119 - 1342178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/320/534SOUZA, Renata VieiraBERNARDES, Maria Beatriz Junqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-16T19:35:11Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/320Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2020-02-16T19:35:11Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os professores regentes frente aos estágios supervisionados: contribuições e desafios deste profissional |
title |
Os professores regentes frente aos estágios supervisionados: contribuições e desafios deste profissional |
spellingShingle |
Os professores regentes frente aos estágios supervisionados: contribuições e desafios deste profissional SOUZA, Renata Vieira Geografia; Ensino Formação de Professores; Estágio Supervisionado; Professor Regente. |
title_short |
Os professores regentes frente aos estágios supervisionados: contribuições e desafios deste profissional |
title_full |
Os professores regentes frente aos estágios supervisionados: contribuições e desafios deste profissional |
title_fullStr |
Os professores regentes frente aos estágios supervisionados: contribuições e desafios deste profissional |
title_full_unstemmed |
Os professores regentes frente aos estágios supervisionados: contribuições e desafios deste profissional |
title_sort |
Os professores regentes frente aos estágios supervisionados: contribuições e desafios deste profissional |
author |
SOUZA, Renata Vieira |
author_facet |
SOUZA, Renata Vieira BERNARDES, Maria Beatriz Junqueira |
author_role |
author |
author2 |
BERNARDES, Maria Beatriz Junqueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Renata Vieira BERNARDES, Maria Beatriz Junqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia; Ensino Formação de Professores; Estágio Supervisionado; Professor Regente. |
topic |
Geografia; Ensino Formação de Professores; Estágio Supervisionado; Professor Regente. |
description |
Afirma-se que uma das etapas da formação inicial do futuro professor se dá na imersão da sala de aula com a realização do estágio supervisionado o futuro professor é conduzido a vivenciar a realidade e os desafios da profissão, além disso, tem a oportunidade de construir vários saberes docentes. Desse modo, o Estágio Supervisionado pode ser compreendido como sendo um momento de formação no espaço escolar, o momento de efetivar as teorias vistas na graduação sob o direcionamento de um profissional experiente; o professor regente. Entretanto, percebe-se que este profissional, muitas vezes, não se sente inserido neste processo. Esta investigação tem como objetivo entender como os professores regentes de três escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio de Ituiutaba-MG se compreendem na formação dos futuros professores da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia FACIP-UFU. Para compreender como os professores se percebem na formação do futuro docente utilizou-se a aplicação de questionários. Concluiu-se que ainda são muitos os problemas relacionados ao estágio supervisionado, os professores regentes, sujeitos da pesquisa não se compreendem como profissionais imprescindíveis para a formação do futuro professor. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/320 10.26895/geosaberes.v7i12.320 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/320 |
identifier_str_mv |
10.26895/geosaberes.v7i12.320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/320/534 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 7 No 12 (2016): Jan - June; 119 - 134 Geosaberes; Vol 7 No 12 (2016): Jan - June; 119 - 134 Geosaberes; Vol 7 No 12 (2016): Jan - June; 119 - 134 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329644140724224 |