ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O PAPEL DO PROFESSOR REGENTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Renata Vieira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bernardes, Maria Beatriz Junqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29937
Resumo: Esta investigação objetivou entender como os professores regentes de três escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio de Ituiutaba-MG contribuem para a formação dos futuros professores da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia FACIP-UFU. Sabe-se que uma das etapas da formação inicial do professor se dá na imersão da sala de aula, com a realização do Estágio Supervisionado, quando o futuro educador é conduzido a vivenciar a realidade e os desafios da profissão, além disso, tem a oportunidade de construir diversos saberes da docência por meio da articulação entre a teoria e a prática. Desse modo, o Estágio Supervisionado também pode ser compreendido como sendo um momento de formação no espaço escolar, um momento de refletir sobre as teorias vistas na graduação sob o direcionamento de um profissional experiente; o professor regente. Entretanto, percebe-se que este profissional, muitas vezes, não se sente inserido no processo. Para o alcance dos objetivos de pesquisa utilizou-se a aplicação de questionários aos professores regentes. Estudou-se, também, teorias sobre os fundamentos de estágio e sobre a formação do professor reflexivo. Concluiu-se que ainda são muitos os problemas relacionados ao Estágio Supervisionado, os professores regentes, sujeitos da pesquisa não se compreendem como profissionais imprescindíveis para a formação do futuro educador. 
id UFU-16_068335f74bbc7833d65eefbd56994d58
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29937
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O PAPEL DO PROFESSOR REGENTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOSFormação de ProfessoresEstágio SupervisionadoProfessor Regente.Esta investigação objetivou entender como os professores regentes de três escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio de Ituiutaba-MG contribuem para a formação dos futuros professores da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia FACIP-UFU. Sabe-se que uma das etapas da formação inicial do professor se dá na imersão da sala de aula, com a realização do Estágio Supervisionado, quando o futuro educador é conduzido a vivenciar a realidade e os desafios da profissão, além disso, tem a oportunidade de construir diversos saberes da docência por meio da articulação entre a teoria e a prática. Desse modo, o Estágio Supervisionado também pode ser compreendido como sendo um momento de formação no espaço escolar, um momento de refletir sobre as teorias vistas na graduação sob o direcionamento de um profissional experiente; o professor regente. Entretanto, percebe-se que este profissional, muitas vezes, não se sente inserido no processo. Para o alcance dos objetivos de pesquisa utilizou-se a aplicação de questionários aos professores regentes. Estudou-se, também, teorias sobre os fundamentos de estágio e sobre a formação do professor reflexivo. Concluiu-se que ainda são muitos os problemas relacionados ao Estágio Supervisionado, os professores regentes, sujeitos da pesquisa não se compreendem como profissionais imprescindíveis para a formação do futuro educador. EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2015-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/2993710.14393/RCG165529937Caminhos de Geografia; Vol. 16 No. 55 (2015): Setembro ; 89-103Caminhos de Geografia; Vol. 16 Núm. 55 (2015): Setembro ; 89-103Caminhos de Geografia; v. 16 n. 55 (2015): Setembro ; 89-1031678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29937/17257http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Renata VieiraBernardes, Maria Beatriz Junqueira2022-11-09T18:25:43Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29937Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-09T18:25:43Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O PAPEL DO PROFESSOR REGENTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS
title ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O PAPEL DO PROFESSOR REGENTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS
spellingShingle ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O PAPEL DO PROFESSOR REGENTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS
Souza, Renata Vieira
Formação de Professores
Estágio Supervisionado
Professor Regente.
title_short ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O PAPEL DO PROFESSOR REGENTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS
title_full ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O PAPEL DO PROFESSOR REGENTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS
title_fullStr ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O PAPEL DO PROFESSOR REGENTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS
title_full_unstemmed ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O PAPEL DO PROFESSOR REGENTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS
title_sort ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O PAPEL DO PROFESSOR REGENTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS
author Souza, Renata Vieira
author_facet Souza, Renata Vieira
Bernardes, Maria Beatriz Junqueira
author_role author
author2 Bernardes, Maria Beatriz Junqueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Renata Vieira
Bernardes, Maria Beatriz Junqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Estágio Supervisionado
Professor Regente.
topic Formação de Professores
Estágio Supervisionado
Professor Regente.
description Esta investigação objetivou entender como os professores regentes de três escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio de Ituiutaba-MG contribuem para a formação dos futuros professores da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia FACIP-UFU. Sabe-se que uma das etapas da formação inicial do professor se dá na imersão da sala de aula, com a realização do Estágio Supervisionado, quando o futuro educador é conduzido a vivenciar a realidade e os desafios da profissão, além disso, tem a oportunidade de construir diversos saberes da docência por meio da articulação entre a teoria e a prática. Desse modo, o Estágio Supervisionado também pode ser compreendido como sendo um momento de formação no espaço escolar, um momento de refletir sobre as teorias vistas na graduação sob o direcionamento de um profissional experiente; o professor regente. Entretanto, percebe-se que este profissional, muitas vezes, não se sente inserido no processo. Para o alcance dos objetivos de pesquisa utilizou-se a aplicação de questionários aos professores regentes. Estudou-se, também, teorias sobre os fundamentos de estágio e sobre a formação do professor reflexivo. Concluiu-se que ainda são muitos os problemas relacionados ao Estágio Supervisionado, os professores regentes, sujeitos da pesquisa não se compreendem como profissionais imprescindíveis para a formação do futuro educador. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29937
10.14393/RCG165529937
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29937
identifier_str_mv 10.14393/RCG165529937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29937/17257
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 16 No. 55 (2015): Setembro ; 89-103
Caminhos de Geografia; Vol. 16 Núm. 55 (2015): Setembro ; 89-103
Caminhos de Geografia; v. 16 n. 55 (2015): Setembro ; 89-103
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067015202013184