Experiência vivenciada em educação ambiental na escola pública de Ensino Fundamental Claudio Martins, Fortaleza, CE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/106 |
Resumo: | Através da implantação de projetos sobre a temática “meio ambiente nas escolas” foi possível acompanhar e avaliar, enquanto aluno do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), as ações relacionadas com a 3ª Conferência Infanto-Juvenil do Meio Ambiente realizada na escola Pública de Ensino Fundamental Cláudio Martins, no município de Fortaleza/CE. Como objetivo alcançado, foi possível evidenciar o processo de envolvimento dos professores e aluno no trato dos problemas ambientais, identificando a importância do trabalho educacional para a melhoria da qualidade do meio ambiente. Constatou-se que a principal prática foi aquela relacionada com a tentativa de estruturar atividades interdisciplinares, abordando as questões ambientais que derivam da relação da escola com seu entorno urbano e sistemas ambientais. Verificou-se que a Conferência auxiliou no processo de consolidação de atividades cotidianas, entendidas como de educação ambiental, potencializadas de forma coletiva e através de práticas pedagógicas centradas em diagnósticos, propostas de ação e mudanças coletivas de atitude. |
id |
UFC-8_dc2e6c80b8baca89bfaafddd0ee34172 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/106 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiência vivenciada em educação ambiental na escola pública de Ensino Fundamental Claudio Martins, Fortaleza, CEGeografia, EducaçãoEducação ambiental, impactos ambientais, práticas pedagógicasAtravés da implantação de projetos sobre a temática “meio ambiente nas escolas” foi possível acompanhar e avaliar, enquanto aluno do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), as ações relacionadas com a 3ª Conferência Infanto-Juvenil do Meio Ambiente realizada na escola Pública de Ensino Fundamental Cláudio Martins, no município de Fortaleza/CE. Como objetivo alcançado, foi possível evidenciar o processo de envolvimento dos professores e aluno no trato dos problemas ambientais, identificando a importância do trabalho educacional para a melhoria da qualidade do meio ambiente. Constatou-se que a principal prática foi aquela relacionada com a tentativa de estruturar atividades interdisciplinares, abordando as questões ambientais que derivam da relação da escola com seu entorno urbano e sistemas ambientais. Verificou-se que a Conferência auxiliou no processo de consolidação de atividades cotidianas, entendidas como de educação ambiental, potencializadas de forma coletiva e através de práticas pedagógicas centradas em diagnósticos, propostas de ação e mudanças coletivas de atitude. Universidade Federal do Ceará2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/106Geosaberes; Vol 3 No 6 (2012): July - Dec; 16-27Geosaberes; Vol 3 No 6 (2012): July - Dec; 16-27Geosaberes; Vol 3 No 6 (2012): July - Dec; 16-272178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/106/116PEREIRA, Sebastião FelixMEIRELES, Antonio Jeovah de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:42:38Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/106Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:42:38Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência vivenciada em educação ambiental na escola pública de Ensino Fundamental Claudio Martins, Fortaleza, CE |
title |
Experiência vivenciada em educação ambiental na escola pública de Ensino Fundamental Claudio Martins, Fortaleza, CE |
spellingShingle |
Experiência vivenciada em educação ambiental na escola pública de Ensino Fundamental Claudio Martins, Fortaleza, CE PEREIRA, Sebastião Felix Geografia, Educação Educação ambiental, impactos ambientais, práticas pedagógicas |
title_short |
Experiência vivenciada em educação ambiental na escola pública de Ensino Fundamental Claudio Martins, Fortaleza, CE |
title_full |
Experiência vivenciada em educação ambiental na escola pública de Ensino Fundamental Claudio Martins, Fortaleza, CE |
title_fullStr |
Experiência vivenciada em educação ambiental na escola pública de Ensino Fundamental Claudio Martins, Fortaleza, CE |
title_full_unstemmed |
Experiência vivenciada em educação ambiental na escola pública de Ensino Fundamental Claudio Martins, Fortaleza, CE |
title_sort |
Experiência vivenciada em educação ambiental na escola pública de Ensino Fundamental Claudio Martins, Fortaleza, CE |
author |
PEREIRA, Sebastião Felix |
author_facet |
PEREIRA, Sebastião Felix MEIRELES, Antonio Jeovah de Andrade |
author_role |
author |
author2 |
MEIRELES, Antonio Jeovah de Andrade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, Sebastião Felix MEIRELES, Antonio Jeovah de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia, Educação Educação ambiental, impactos ambientais, práticas pedagógicas |
topic |
Geografia, Educação Educação ambiental, impactos ambientais, práticas pedagógicas |
description |
Através da implantação de projetos sobre a temática “meio ambiente nas escolas” foi possível acompanhar e avaliar, enquanto aluno do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), as ações relacionadas com a 3ª Conferência Infanto-Juvenil do Meio Ambiente realizada na escola Pública de Ensino Fundamental Cláudio Martins, no município de Fortaleza/CE. Como objetivo alcançado, foi possível evidenciar o processo de envolvimento dos professores e aluno no trato dos problemas ambientais, identificando a importância do trabalho educacional para a melhoria da qualidade do meio ambiente. Constatou-se que a principal prática foi aquela relacionada com a tentativa de estruturar atividades interdisciplinares, abordando as questões ambientais que derivam da relação da escola com seu entorno urbano e sistemas ambientais. Verificou-se que a Conferência auxiliou no processo de consolidação de atividades cotidianas, entendidas como de educação ambiental, potencializadas de forma coletiva e através de práticas pedagógicas centradas em diagnósticos, propostas de ação e mudanças coletivas de atitude. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/106 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/106/116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 3 No 6 (2012): July - Dec; 16-27 Geosaberes; Vol 3 No 6 (2012): July - Dec; 16-27 Geosaberes; Vol 3 No 6 (2012): July - Dec; 16-27 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329644085149696 |