Percepção ambiental de alunos do colégio de aplicação da ufrr sobre impactos ambientais nas bacias hidrograficas urbanas de boa vista, rr
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/539 |
Resumo: | Este artigo descreve minhas práticas pedagógicas juntamente com o experimento relacionado ao meu projeto doutoral, exigência para aprovação nas disciplinas de Estágio a Docência II e III do Curso de Doutorado em Geografia da Universidade Federal do Ceará. Na tese de doutorado pretendo avaliar a percepção ambiental dos discentes da 1.ª série do Ensino Médio do CAp/UFRR sobre os processos de degradação ambiental da bacia hidrográfica do igarapé Frasco. No entanto, esse experimento objetiva diagnosticar e analisar o nível de percepção e sensibilização prévia dos alunos. Para coleta dos dados usou-se questionários e a análise dos resultados verificou se os discentes percebem a paisagem de modo integrado, colocando-se como parte do meio. O resultado mostrou a bacia hidrográfica não compreendida como um “sistema aberto”. Em torno de 40% dos discentes entendem a bacia apenas como uma área. É notória a dificuldade que eles possuem em entender bacia hidrográfica como um geossistema. A continuidade desse trabalho que permeia a construção da tese, objetiva envolver os estudantes participantes em novas metodologias, e ampliar a percepção que os discentes possuem sobre o meio e sensibilizá-los da necessidade de um novo paradigma, com novos valores e atitudes quanto à sustentabilidade socioambiental. |
id |
UFC-8_3f9f517c147fcdc70ef8413ec679e14f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/539 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção ambiental de alunos do colégio de aplicação da ufrr sobre impactos ambientais nas bacias hidrograficas urbanas de boa vista, rr Environmental perception of students from colégio de aplicação-ufrr about enronmental impacts in urban river basin of boa vista/rr Percepción ambiental de los alumnos del colégio de aplicação de la ufrr, sobre los impactos ambientales de las cuencas hidrográficas urbanas boa vista/rrGeografia; Educação; Ciências AmbientaisExperiência Ambiental: Prática Pedagógica; Sensibilização.Este artigo descreve minhas práticas pedagógicas juntamente com o experimento relacionado ao meu projeto doutoral, exigência para aprovação nas disciplinas de Estágio a Docência II e III do Curso de Doutorado em Geografia da Universidade Federal do Ceará. Na tese de doutorado pretendo avaliar a percepção ambiental dos discentes da 1.ª série do Ensino Médio do CAp/UFRR sobre os processos de degradação ambiental da bacia hidrográfica do igarapé Frasco. No entanto, esse experimento objetiva diagnosticar e analisar o nível de percepção e sensibilização prévia dos alunos. Para coleta dos dados usou-se questionários e a análise dos resultados verificou se os discentes percebem a paisagem de modo integrado, colocando-se como parte do meio. O resultado mostrou a bacia hidrográfica não compreendida como um “sistema aberto”. Em torno de 40% dos discentes entendem a bacia apenas como uma área. É notória a dificuldade que eles possuem em entender bacia hidrográfica como um geossistema. A continuidade desse trabalho que permeia a construção da tese, objetiva envolver os estudantes participantes em novas metodologias, e ampliar a percepção que os discentes possuem sobre o meio e sensibilizá-los da necessidade de um novo paradigma, com novos valores e atitudes quanto à sustentabilidade socioambiental.This article describes my teaching practices along with the related experiment to my doctoral project, a requirement for approval in disciplines Teaching Stage II and III of the Doctorate Degree course in Geography, Federal University of Ceará. In doctoral thesis, I intend to evaluate the environmental awareness of students of the 1st Year High School CAp/UFRR on environmental degradation processes of the hydrographic basin of Frasco stream. However, this experiment aims to diagnose and analyze the level of perception and prior sensitization of students. For data collection it was used questionnaire and the analysis of the results showed that the students realize the integrated landscape mode, posing themselves as the middle part. The result showed that the watershed was not understood as an "open system". Around 40% of the students believe the hydrographic basin just as an área. It is clear the difficulty they have in understanding basin as a geosystem. The continuity of this work that permeates the construction of the thesis aims to involve students participating in new methodologies, and increase the perception that students have on the environment and sensitize them to the need for a new paradigm, with new values and attitudes to sustainability environmental. Este artículo describe mis prácticas pedagógicas en conjunto con el experimento relacionado a mi proyecto de doctorado, requisito de aprobación en las asignaturas de práctica profesional en Docencia II e III, del Curso de Doctorado en Geografia de la Universidad Federal de Ceará. En la tesis de doctorado tengo la pretensión de evaluar la percepción ambiental de los dicentes del 1a serie de la Enseñanza Media, del CAp/UFRR, sobre los procesos de degradación ambiental de la cuenca hidrografica del igarapé Frasco. Sin embargo, ese experimento objetiva diagnosticar y analizar el nivel de percepción y sensibilización previa de los alumnos. Para la recolección de datos se ha utilizado cuestionarios, y el análisis de los resultados ha verificado se los dicentes perciben el paisaje de modo integrado, se poniendo como parte del medio. El resultado mostró que la cuenca hidrografica no es comprendida como un “sistema abierto”, pues cerca de 40% entienden la cuenca apenas como una área, así, es notoria la dificultad que ellos poseen en compreender la cuenca hidrografica como uno “geossistema”. La continuidad de este trabajo que permea la construcción de la tesis, objetiva envolver los estudiantes participantes en nuevas metodologías, y ampliar la percepción que los dicentes poseen sobre el medio y com,cientizarlos de la necesidad de un nuevo paradigma, con nuevos valores y actitudes cuanto a la sostenibilidad socioambiental. Universidade Federal do CearáUFC e UFRRRosa da Silva, Carmem Lúcia2017-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/53910.26895/geosaberes.v8i14.539Geosaberes; Vol 8 No 14 (2017): Jan - Apr; 85 - 94Geosaberes; Vol 8 No 14 (2017): Jan - Apr; 85 - 94Geosaberes; Vol 8 No 14 (2017): Jan - Apr; 85 - 942178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/539/555info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-17T12:26:12Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/539Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2019-10-17T12:26:12Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção ambiental de alunos do colégio de aplicação da ufrr sobre impactos ambientais nas bacias hidrograficas urbanas de boa vista, rr Environmental perception of students from colégio de aplicação-ufrr about enronmental impacts in urban river basin of boa vista/rr Percepción ambiental de los alumnos del colégio de aplicação de la ufrr, sobre los impactos ambientales de las cuencas hidrográficas urbanas boa vista/rr |
title |
Percepção ambiental de alunos do colégio de aplicação da ufrr sobre impactos ambientais nas bacias hidrograficas urbanas de boa vista, rr |
spellingShingle |
Percepção ambiental de alunos do colégio de aplicação da ufrr sobre impactos ambientais nas bacias hidrograficas urbanas de boa vista, rr Rosa da Silva, Carmem Lúcia Geografia; Educação; Ciências Ambientais Experiência Ambiental: Prática Pedagógica; Sensibilização. |
title_short |
Percepção ambiental de alunos do colégio de aplicação da ufrr sobre impactos ambientais nas bacias hidrograficas urbanas de boa vista, rr |
title_full |
Percepção ambiental de alunos do colégio de aplicação da ufrr sobre impactos ambientais nas bacias hidrograficas urbanas de boa vista, rr |
title_fullStr |
Percepção ambiental de alunos do colégio de aplicação da ufrr sobre impactos ambientais nas bacias hidrograficas urbanas de boa vista, rr |
title_full_unstemmed |
Percepção ambiental de alunos do colégio de aplicação da ufrr sobre impactos ambientais nas bacias hidrograficas urbanas de boa vista, rr |
title_sort |
Percepção ambiental de alunos do colégio de aplicação da ufrr sobre impactos ambientais nas bacias hidrograficas urbanas de boa vista, rr |
author |
Rosa da Silva, Carmem Lúcia |
author_facet |
Rosa da Silva, Carmem Lúcia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UFC e UFRR |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa da Silva, Carmem Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia; Educação; Ciências Ambientais Experiência Ambiental: Prática Pedagógica; Sensibilização. |
topic |
Geografia; Educação; Ciências Ambientais Experiência Ambiental: Prática Pedagógica; Sensibilização. |
description |
Este artigo descreve minhas práticas pedagógicas juntamente com o experimento relacionado ao meu projeto doutoral, exigência para aprovação nas disciplinas de Estágio a Docência II e III do Curso de Doutorado em Geografia da Universidade Federal do Ceará. Na tese de doutorado pretendo avaliar a percepção ambiental dos discentes da 1.ª série do Ensino Médio do CAp/UFRR sobre os processos de degradação ambiental da bacia hidrográfica do igarapé Frasco. No entanto, esse experimento objetiva diagnosticar e analisar o nível de percepção e sensibilização prévia dos alunos. Para coleta dos dados usou-se questionários e a análise dos resultados verificou se os discentes percebem a paisagem de modo integrado, colocando-se como parte do meio. O resultado mostrou a bacia hidrográfica não compreendida como um “sistema aberto”. Em torno de 40% dos discentes entendem a bacia apenas como uma área. É notória a dificuldade que eles possuem em entender bacia hidrográfica como um geossistema. A continuidade desse trabalho que permeia a construção da tese, objetiva envolver os estudantes participantes em novas metodologias, e ampliar a percepção que os discentes possuem sobre o meio e sensibilizá-los da necessidade de um novo paradigma, com novos valores e atitudes quanto à sustentabilidade socioambiental. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/539 10.26895/geosaberes.v8i14.539 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/539 |
identifier_str_mv |
10.26895/geosaberes.v8i14.539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/539/555 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 8 No 14 (2017): Jan - Apr; 85 - 94 Geosaberes; Vol 8 No 14 (2017): Jan - Apr; 85 - 94 Geosaberes; Vol 8 No 14 (2017): Jan - Apr; 85 - 94 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329644075712512 |