Ensino de geografia e educação ambiental: práticas pedagógicas integradas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/318 |
Resumo: | O presente estudo objetiva descrever práticas pedagógicas integradas desenvolvidas ao longo da graduação em Geografia na Universidade Federal do Ceará, escolas públicas de Fortaleza e região metropolitana e comunidades tradicionais, por meio da união entre a Geografia e a Educação Ambiental. Através da pesquisa e leituras percebe-se que o ensino de Geografia está em crise e desvalorizado, devido à fragmentação dos conhecimentos, a divisão entre Geografia Física e Humana e ao pragmatismo dos currículos que reflete, entre outros pontos, na relação do aluno com o meio ambiente e gera o sentimento de não pertencimento a natureza. Essa realidade requer uma renovação da abordagem da Geografia, caracterizada em conhecimentos integrados, crítico e inclusivo, com ênfase na construção dos conhecimentos e na troca de experiência. Nesse sentido, a Educação Ambiental surge como uma ferramenta fundamental para a inserção das questões ambientais na escola, aliada ao ensino de Geografia, pois os alunos, sujeitos em processo de formação não somente intelectual, mas também moral, étnico e social são estimulados, pela união dessas duas ciências, a refletirem criticamente sobre seu papel na sociedade e a importância do cuidado com o meio ambiente. |
id |
UFC-8_e34c8319229a53cfd3faf4cf85e1f72d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/318 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de geografia e educação ambiental: práticas pedagógicas integradasGeografia; Educação; ExtensãoEnsino de Geografia; Educação Ambiental; Práticas pedagógicasO presente estudo objetiva descrever práticas pedagógicas integradas desenvolvidas ao longo da graduação em Geografia na Universidade Federal do Ceará, escolas públicas de Fortaleza e região metropolitana e comunidades tradicionais, por meio da união entre a Geografia e a Educação Ambiental. Através da pesquisa e leituras percebe-se que o ensino de Geografia está em crise e desvalorizado, devido à fragmentação dos conhecimentos, a divisão entre Geografia Física e Humana e ao pragmatismo dos currículos que reflete, entre outros pontos, na relação do aluno com o meio ambiente e gera o sentimento de não pertencimento a natureza. Essa realidade requer uma renovação da abordagem da Geografia, caracterizada em conhecimentos integrados, crítico e inclusivo, com ênfase na construção dos conhecimentos e na troca de experiência. Nesse sentido, a Educação Ambiental surge como uma ferramenta fundamental para a inserção das questões ambientais na escola, aliada ao ensino de Geografia, pois os alunos, sujeitos em processo de formação não somente intelectual, mas também moral, étnico e social são estimulados, pela união dessas duas ciências, a refletirem criticamente sobre seu papel na sociedade e a importância do cuidado com o meio ambiente. Universidade Federal do Ceará2015-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/318Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 47 - 59Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 47 - 59Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 47 - 592178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/318/264MOURA, Pedro Edson FaceMEIRELES, Antônio Jeovah de AndradeTEIXEIRA, Nágila Fernanda Furtadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:49:39Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/318Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:49:39Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de geografia e educação ambiental: práticas pedagógicas integradas |
title |
Ensino de geografia e educação ambiental: práticas pedagógicas integradas |
spellingShingle |
Ensino de geografia e educação ambiental: práticas pedagógicas integradas MOURA, Pedro Edson Face Geografia; Educação; Extensão Ensino de Geografia; Educação Ambiental; Práticas pedagógicas |
title_short |
Ensino de geografia e educação ambiental: práticas pedagógicas integradas |
title_full |
Ensino de geografia e educação ambiental: práticas pedagógicas integradas |
title_fullStr |
Ensino de geografia e educação ambiental: práticas pedagógicas integradas |
title_full_unstemmed |
Ensino de geografia e educação ambiental: práticas pedagógicas integradas |
title_sort |
Ensino de geografia e educação ambiental: práticas pedagógicas integradas |
author |
MOURA, Pedro Edson Face |
author_facet |
MOURA, Pedro Edson Face MEIRELES, Antônio Jeovah de Andrade TEIXEIRA, Nágila Fernanda Furtado |
author_role |
author |
author2 |
MEIRELES, Antônio Jeovah de Andrade TEIXEIRA, Nágila Fernanda Furtado |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MOURA, Pedro Edson Face MEIRELES, Antônio Jeovah de Andrade TEIXEIRA, Nágila Fernanda Furtado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia; Educação; Extensão Ensino de Geografia; Educação Ambiental; Práticas pedagógicas |
topic |
Geografia; Educação; Extensão Ensino de Geografia; Educação Ambiental; Práticas pedagógicas |
description |
O presente estudo objetiva descrever práticas pedagógicas integradas desenvolvidas ao longo da graduação em Geografia na Universidade Federal do Ceará, escolas públicas de Fortaleza e região metropolitana e comunidades tradicionais, por meio da união entre a Geografia e a Educação Ambiental. Através da pesquisa e leituras percebe-se que o ensino de Geografia está em crise e desvalorizado, devido à fragmentação dos conhecimentos, a divisão entre Geografia Física e Humana e ao pragmatismo dos currículos que reflete, entre outros pontos, na relação do aluno com o meio ambiente e gera o sentimento de não pertencimento a natureza. Essa realidade requer uma renovação da abordagem da Geografia, caracterizada em conhecimentos integrados, crítico e inclusivo, com ênfase na construção dos conhecimentos e na troca de experiência. Nesse sentido, a Educação Ambiental surge como uma ferramenta fundamental para a inserção das questões ambientais na escola, aliada ao ensino de Geografia, pois os alunos, sujeitos em processo de formação não somente intelectual, mas também moral, étnico e social são estimulados, pela união dessas duas ciências, a refletirem criticamente sobre seu papel na sociedade e a importância do cuidado com o meio ambiente. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/318 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/318/264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 47 - 59 Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 47 - 59 Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 47 - 59 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329643213783040 |