Ensino de geografia e educação ambiental: práticas pedagógicas integradas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOURA, Pedro Edson Face
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MEIRELES, Antônio Jeovah de Andrade, TEIXEIRA, Nágila Fernanda Furtado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/318
Resumo: O presente estudo objetiva descrever práticas pedagógicas integradas desenvolvidas ao longo da graduação em Geografia na Universidade Federal do Ceará, escolas públicas de Fortaleza e região metropolitana e comunidades tradicionais, por meio da união entre a Geografia e a Educação Ambiental. Através da pesquisa e leituras percebe-se que o ensino de Geografia está em crise e desvalorizado, devido à fragmentação dos conhecimentos, a divisão entre Geografia Física e Humana e ao pragmatismo dos currículos que reflete, entre outros pontos, na relação do aluno com o meio ambiente e gera o sentimento de não pertencimento a natureza. Essa realidade requer uma renovação da abordagem da Geografia, caracterizada em conhecimentos integrados, crítico e inclusivo, com ênfase na construção dos conhecimentos e na troca de experiência. Nesse sentido, a Educação Ambiental surge como uma ferramenta fundamental para a inserção das questões ambientais na escola, aliada ao ensino de Geografia, pois os alunos, sujeitos em processo de formação não somente intelectual, mas também moral, étnico e social são estimulados, pela união dessas duas ciências, a refletirem criticamente sobre seu papel na sociedade e a importância do cuidado com o meio ambiente. 
id UFC-8_e34c8319229a53cfd3faf4cf85e1f72d
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/318
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Ensino de geografia e educação ambiental: práticas pedagógicas integradasGeografia; Educação; ExtensãoEnsino de Geografia; Educação Ambiental; Práticas pedagógicasO presente estudo objetiva descrever práticas pedagógicas integradas desenvolvidas ao longo da graduação em Geografia na Universidade Federal do Ceará, escolas públicas de Fortaleza e região metropolitana e comunidades tradicionais, por meio da união entre a Geografia e a Educação Ambiental. Através da pesquisa e leituras percebe-se que o ensino de Geografia está em crise e desvalorizado, devido à fragmentação dos conhecimentos, a divisão entre Geografia Física e Humana e ao pragmatismo dos currículos que reflete, entre outros pontos, na relação do aluno com o meio ambiente e gera o sentimento de não pertencimento a natureza. Essa realidade requer uma renovação da abordagem da Geografia, caracterizada em conhecimentos integrados, crítico e inclusivo, com ênfase na construção dos conhecimentos e na troca de experiência. Nesse sentido, a Educação Ambiental surge como uma ferramenta fundamental para a inserção das questões ambientais na escola, aliada ao ensino de Geografia, pois os alunos, sujeitos em processo de formação não somente intelectual, mas também moral, étnico e social são estimulados, pela união dessas duas ciências, a refletirem criticamente sobre seu papel na sociedade e a importância do cuidado com o meio ambiente. Universidade Federal do Ceará2015-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/318Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 47 - 59Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 47 - 59Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 47 - 592178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/318/264MOURA, Pedro Edson FaceMEIRELES, Antônio Jeovah de AndradeTEIXEIRA, Nágila Fernanda Furtadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:49:39Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/318Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:49:39Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de geografia e educação ambiental: práticas pedagógicas integradas
title Ensino de geografia e educação ambiental: práticas pedagógicas integradas
spellingShingle Ensino de geografia e educação ambiental: práticas pedagógicas integradas
MOURA, Pedro Edson Face
Geografia; Educação; Extensão
Ensino de Geografia; Educação Ambiental; Práticas pedagógicas
title_short Ensino de geografia e educação ambiental: práticas pedagógicas integradas
title_full Ensino de geografia e educação ambiental: práticas pedagógicas integradas
title_fullStr Ensino de geografia e educação ambiental: práticas pedagógicas integradas
title_full_unstemmed Ensino de geografia e educação ambiental: práticas pedagógicas integradas
title_sort Ensino de geografia e educação ambiental: práticas pedagógicas integradas
author MOURA, Pedro Edson Face
author_facet MOURA, Pedro Edson Face
MEIRELES, Antônio Jeovah de Andrade
TEIXEIRA, Nágila Fernanda Furtado
author_role author
author2 MEIRELES, Antônio Jeovah de Andrade
TEIXEIRA, Nágila Fernanda Furtado
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOURA, Pedro Edson Face
MEIRELES, Antônio Jeovah de Andrade
TEIXEIRA, Nágila Fernanda Furtado
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; Educação; Extensão
Ensino de Geografia; Educação Ambiental; Práticas pedagógicas
topic Geografia; Educação; Extensão
Ensino de Geografia; Educação Ambiental; Práticas pedagógicas
description O presente estudo objetiva descrever práticas pedagógicas integradas desenvolvidas ao longo da graduação em Geografia na Universidade Federal do Ceará, escolas públicas de Fortaleza e região metropolitana e comunidades tradicionais, por meio da união entre a Geografia e a Educação Ambiental. Através da pesquisa e leituras percebe-se que o ensino de Geografia está em crise e desvalorizado, devido à fragmentação dos conhecimentos, a divisão entre Geografia Física e Humana e ao pragmatismo dos currículos que reflete, entre outros pontos, na relação do aluno com o meio ambiente e gera o sentimento de não pertencimento a natureza. Essa realidade requer uma renovação da abordagem da Geografia, caracterizada em conhecimentos integrados, crítico e inclusivo, com ênfase na construção dos conhecimentos e na troca de experiência. Nesse sentido, a Educação Ambiental surge como uma ferramenta fundamental para a inserção das questões ambientais na escola, aliada ao ensino de Geografia, pois os alunos, sujeitos em processo de formação não somente intelectual, mas também moral, étnico e social são estimulados, pela união dessas duas ciências, a refletirem criticamente sobre seu papel na sociedade e a importância do cuidado com o meio ambiente. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/318
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/318/264
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 47 - 59
Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 47 - 59
Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 47 - 59
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329643213783040