Traços da oralidade em gêneros discursivos escritos na/da web
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/962 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é discutir como determinados traços típicos da oralidade são recriados e redimensionados para a escrita de gêneros discursivos na/da internet, a partir de diferentes letramentos exigidos para as práticas discursivas na web. Amparamo-nos em Bakhtin (1997), no que toca aos pressupostos teóricos de uma perspectiva sociointeracionista da linguagem; em Marcuschi e Dionísio (2007), para a discussão do que é oralidade; em Bisognin (2008), para a descrição do internetês e suas relações entre fala e escrita, e em Buzato (2007), para letramentos multimodais. Como corpus, analisamos 20 exemplares de textos produzidos no Facebook e 20 mensagens trocadas em um grupo de whatsapp de que os autores participam, entre os meses de julho de 2014 e dezembro de 2015. Os resultados apontam que há pelo menos quatro grandes elementos da oralidade na escrita de gêneros na/ da web: o ritmo acelerado, as ocorrências não lexicalizadas, as tentativas de marcação de sentimentos e as repetições. |
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Traços da oralidade em gêneros discursivos escritos na/da webOralidade; gêneros discursivos escritos; webLetramentos; oralidade; escritaO objetivo desta pesquisa é discutir como determinados traços típicos da oralidade são recriados e redimensionados para a escrita de gêneros discursivos na/da internet, a partir de diferentes letramentos exigidos para as práticas discursivas na web. Amparamo-nos em Bakhtin (1997), no que toca aos pressupostos teóricos de uma perspectiva sociointeracionista da linguagem; em Marcuschi e Dionísio (2007), para a discussão do que é oralidade; em Bisognin (2008), para a descrição do internetês e suas relações entre fala e escrita, e em Buzato (2007), para letramentos multimodais. Como corpus, analisamos 20 exemplares de textos produzidos no Facebook e 20 mensagens trocadas em um grupo de whatsapp de que os autores participam, entre os meses de julho de 2014 e dezembro de 2015. Os resultados apontam que há pelo menos quatro grandes elementos da oralidade na escrita de gêneros na/ da web: o ritmo acelerado, as ocorrências não lexicalizadas, as tentativas de marcação de sentimentos e as repetições.Universidade Federal do CearáAquino Noronha, LeilianeCristina Forte Ferreira, ElaineLima Neto, Vicente de2017-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/96210.22168/2237-6321.7.7.1.406-420Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 406-420Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 406-420Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 406-420Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 406-420Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 406-4202237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/962/424Direitos autorais 2017 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-09T18:01:35Zoai:ojs.localhost:article/962Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2017-10-09T18:01:35Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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