Formação de professores de Letras: o estágio como possibilidade de desenvolvimento acadêmico e profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Avany Aparecida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Chaves, Marta, Stein, Vinícius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1298
Resumo: Consideramos, neste artigo, perspectivas legais e teórico-metodológicas relativas à formação inicial na área de Letras, destacando as contribuições do estágio supervisionado como espaço de vivência teórica e prática para o desenvolvimento profissional. Objetivamos contribuir com os debates e estudos contemporâneos relativos à demanda vigente de uma formação inicial de professores pautada em critérios científicos. Para tanto, amparamos nossas ponderações nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, reconhecendo a possibilidade de formar os futuros professores em uma concepção de educação humanizadora e instrumentalizá-los para uma prática pedagógica que favoreça o máximo desenvolvimento dos escolares, o que poderá ser vivenciado desde a realização do estágio.
id UFC-9_087bf3854f864c60a1542515ed0930ab
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1298
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling Formação de professores de Letras: o estágio como possibilidade de desenvolvimento acadêmico e profissionalFormação de professores. Teoria Histórico-Cultural. Estágio.Consideramos, neste artigo, perspectivas legais e teórico-metodológicas relativas à formação inicial na área de Letras, destacando as contribuições do estágio supervisionado como espaço de vivência teórica e prática para o desenvolvimento profissional. Objetivamos contribuir com os debates e estudos contemporâneos relativos à demanda vigente de uma formação inicial de professores pautada em critérios científicos. Para tanto, amparamos nossas ponderações nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, reconhecendo a possibilidade de formar os futuros professores em uma concepção de educação humanizadora e instrumentalizá-los para uma prática pedagógica que favoreça o máximo desenvolvimento dos escolares, o que poderá ser vivenciado desde a realização do estágio.Universidade Federal do CearáGarcia, Avany AparecidaChaves, MartaStein, Vinícius2018-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/129810.22168/2237-6321-31298Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 142-160Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 142-160Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 142-160Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 142-160Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 142-1602237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1298/563Direitos autorais 2018 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-30T21:01:20Zoai:ojs.localhost:article/1298Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2019-04-30T21:01:20Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores de Letras: o estágio como possibilidade de desenvolvimento acadêmico e profissional
title Formação de professores de Letras: o estágio como possibilidade de desenvolvimento acadêmico e profissional
spellingShingle Formação de professores de Letras: o estágio como possibilidade de desenvolvimento acadêmico e profissional
Garcia, Avany Aparecida
Formação de professores. Teoria Histórico-Cultural. Estágio.
title_short Formação de professores de Letras: o estágio como possibilidade de desenvolvimento acadêmico e profissional
title_full Formação de professores de Letras: o estágio como possibilidade de desenvolvimento acadêmico e profissional
title_fullStr Formação de professores de Letras: o estágio como possibilidade de desenvolvimento acadêmico e profissional
title_full_unstemmed Formação de professores de Letras: o estágio como possibilidade de desenvolvimento acadêmico e profissional
title_sort Formação de professores de Letras: o estágio como possibilidade de desenvolvimento acadêmico e profissional
author Garcia, Avany Aparecida
author_facet Garcia, Avany Aparecida
Chaves, Marta
Stein, Vinícius
author_role author
author2 Chaves, Marta
Stein, Vinícius
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Avany Aparecida
Chaves, Marta
Stein, Vinícius
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores. Teoria Histórico-Cultural. Estágio.
topic Formação de professores. Teoria Histórico-Cultural. Estágio.
description Consideramos, neste artigo, perspectivas legais e teórico-metodológicas relativas à formação inicial na área de Letras, destacando as contribuições do estágio supervisionado como espaço de vivência teórica e prática para o desenvolvimento profissional. Objetivamos contribuir com os debates e estudos contemporâneos relativos à demanda vigente de uma formação inicial de professores pautada em critérios científicos. Para tanto, amparamos nossas ponderações nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, reconhecendo a possibilidade de formar os futuros professores em uma concepção de educação humanizadora e instrumentalizá-los para uma prática pedagógica que favoreça o máximo desenvolvimento dos escolares, o que poderá ser vivenciado desde a realização do estágio.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1298
10.22168/2237-6321-31298
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1298
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321-31298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1298/563
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Entrepalavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Entrepalavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 142-160
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 142-160
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 142-160
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 142-160
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 142-160
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1798329730532900864