Formação de professores de Letras: o estágio como possibilidade de desenvolvimento acadêmico e profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1298 |
Resumo: | Consideramos, neste artigo, perspectivas legais e teórico-metodológicas relativas à formação inicial na área de Letras, destacando as contribuições do estágio supervisionado como espaço de vivência teórica e prática para o desenvolvimento profissional. Objetivamos contribuir com os debates e estudos contemporâneos relativos à demanda vigente de uma formação inicial de professores pautada em critérios científicos. Para tanto, amparamos nossas ponderações nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, reconhecendo a possibilidade de formar os futuros professores em uma concepção de educação humanizadora e instrumentalizá-los para uma prática pedagógica que favoreça o máximo desenvolvimento dos escolares, o que poderá ser vivenciado desde a realização do estágio. |
id |
UFC-9_087bf3854f864c60a1542515ed0930ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1298 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores de Letras: o estágio como possibilidade de desenvolvimento acadêmico e profissionalFormação de professores. Teoria Histórico-Cultural. Estágio.Consideramos, neste artigo, perspectivas legais e teórico-metodológicas relativas à formação inicial na área de Letras, destacando as contribuições do estágio supervisionado como espaço de vivência teórica e prática para o desenvolvimento profissional. Objetivamos contribuir com os debates e estudos contemporâneos relativos à demanda vigente de uma formação inicial de professores pautada em critérios científicos. Para tanto, amparamos nossas ponderações nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, reconhecendo a possibilidade de formar os futuros professores em uma concepção de educação humanizadora e instrumentalizá-los para uma prática pedagógica que favoreça o máximo desenvolvimento dos escolares, o que poderá ser vivenciado desde a realização do estágio.Universidade Federal do CearáGarcia, Avany AparecidaChaves, MartaStein, Vinícius2018-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/129810.22168/2237-6321-31298Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 142-160Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 142-160Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 142-160Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 142-160Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 142-1602237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1298/563Direitos autorais 2018 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-30T21:01:20Zoai:ojs.localhost:article/1298Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2019-04-30T21:01:20Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores de Letras: o estágio como possibilidade de desenvolvimento acadêmico e profissional |
title |
Formação de professores de Letras: o estágio como possibilidade de desenvolvimento acadêmico e profissional |
spellingShingle |
Formação de professores de Letras: o estágio como possibilidade de desenvolvimento acadêmico e profissional Garcia, Avany Aparecida Formação de professores. Teoria Histórico-Cultural. Estágio. |
title_short |
Formação de professores de Letras: o estágio como possibilidade de desenvolvimento acadêmico e profissional |
title_full |
Formação de professores de Letras: o estágio como possibilidade de desenvolvimento acadêmico e profissional |
title_fullStr |
Formação de professores de Letras: o estágio como possibilidade de desenvolvimento acadêmico e profissional |
title_full_unstemmed |
Formação de professores de Letras: o estágio como possibilidade de desenvolvimento acadêmico e profissional |
title_sort |
Formação de professores de Letras: o estágio como possibilidade de desenvolvimento acadêmico e profissional |
author |
Garcia, Avany Aparecida |
author_facet |
Garcia, Avany Aparecida Chaves, Marta Stein, Vinícius |
author_role |
author |
author2 |
Chaves, Marta Stein, Vinícius |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Avany Aparecida Chaves, Marta Stein, Vinícius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores. Teoria Histórico-Cultural. Estágio. |
topic |
Formação de professores. Teoria Histórico-Cultural. Estágio. |
description |
Consideramos, neste artigo, perspectivas legais e teórico-metodológicas relativas à formação inicial na área de Letras, destacando as contribuições do estágio supervisionado como espaço de vivência teórica e prática para o desenvolvimento profissional. Objetivamos contribuir com os debates e estudos contemporâneos relativos à demanda vigente de uma formação inicial de professores pautada em critérios científicos. Para tanto, amparamos nossas ponderações nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, reconhecendo a possibilidade de formar os futuros professores em uma concepção de educação humanizadora e instrumentalizá-los para uma prática pedagógica que favoreça o máximo desenvolvimento dos escolares, o que poderá ser vivenciado desde a realização do estágio. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1298 10.22168/2237-6321-31298 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1298 |
identifier_str_mv |
10.22168/2237-6321-31298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1298/563 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Entrepalavras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Entrepalavras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 142-160 Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 142-160 Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 142-160 Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 142-160 Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 142-160 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1798329730532900864 |