Sociointeracionismo: pressupostos teóricos para o embasamento de práticas escolares em leitura e escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/532 |
Resumo: | This article has as main objective to present the theoretical assumptions of the sociointeractive conception of language and its implications in the teaching of Portuguese Language (PL) as a mother language. In the light of Marcuschi (2008), Antunes (2010) and Koch (2011), there will be exposed the main characteristics of this language view through comparisons with other conceptions and reflections about the main objective of language use. Then, we will demonstrate how this view influences in the learning of PL as a mother language. Therefore, the processes that permeate the reading and writing of texts will be presented so that we can base the reading and textual production practices in the school scope. Next, we will present an activity proposal based on sociointeracionismo and directed to the 4th grade class of basic education. Therefore, we concluded that to consider the teaching of PL in the light of sociointeracionism is to give to reading and writing clear and functional objectives that will give meaning to the textual production of the students. |
id |
UFC-9_18e36671b35449eb101707ac8d59e760 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/532 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
Sociointeracionismo: pressupostos teóricos para o embasamento de práticas escolares em leitura e escritaSociointeracionismo: pressupostos teóricos para o embasamento de práticas escolares em leitura e escritasociointeracionism; reading; textual production.Linguística textualsociointeracionismo; leitura; produção textual.This article has as main objective to present the theoretical assumptions of the sociointeractive conception of language and its implications in the teaching of Portuguese Language (PL) as a mother language. In the light of Marcuschi (2008), Antunes (2010) and Koch (2011), there will be exposed the main characteristics of this language view through comparisons with other conceptions and reflections about the main objective of language use. Then, we will demonstrate how this view influences in the learning of PL as a mother language. Therefore, the processes that permeate the reading and writing of texts will be presented so that we can base the reading and textual production practices in the school scope. Next, we will present an activity proposal based on sociointeracionismo and directed to the 4th grade class of basic education. Therefore, we concluded that to consider the teaching of PL in the light of sociointeracionism is to give to reading and writing clear and functional objectives that will give meaning to the textual production of the students.Este artigo tem como objetivo principal apresentar os pressupostos teóricos da concepção sociointerativa de língua e suas implicações no ensino de Língua Portuguesa (LP) como língua materna. À luz de Marcuschi (2008), Antunes (2010) e Koch (2011), serão expostas as principais características dessa visão de língua através de comparações com outras concepções e reflexões sobre o objetivo maior do uso da língua. Posteriormente, demonstraremos como essa visão influencia na aprendizagem de LP como língua materna. Para tanto, os processos que permeiam a leitura e a escrita de textos serão apresentados a fim de que possamos embasar as práticas de leitura e produção textual no âmbito escolar. Em seguida, apresentaremos uma proposta de atividade embasada no sociointeracionismo e direcionada para o 4º ano do ensino fundamental. Por fim, conclui-se que considerar o ensino de LP à luz do sociointeracionismo é outorgar à leitura e escrita objetivos claros e funcionais que irão dar sentido à produção textual dos alunos.Universidade Federal do CearáMachado, Marco Aurélio Cosmodos Santos, Maria Luzimar Fernandes2016-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literaturaapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/53210.22168/2237-6321.5.5.2.128-146Entrepalavras; v. 5, n. 2 (5): Entrepalavras; 128-146Entrepalavras; v. 5, n. 2 (5): Entrepalavras; 128-146Entrepalavras; v. 5, n. 2 (5): Entrepalavras; 128-146Entrepalavras; v. 5, n. 2 (5): Entrepalavras; 128-146Entrepalavras; v. 5, n. 2 (5): Entrepalavras; 128-1462237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/532/292info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-26T21:08:15Zoai:ojs.localhost:article/532Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2016-06-26T21:08:15Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sociointeracionismo: pressupostos teóricos para o embasamento de práticas escolares em leitura e escrita Sociointeracionismo: pressupostos teóricos para o embasamento de práticas escolares em leitura e escrita |
title |
Sociointeracionismo: pressupostos teóricos para o embasamento de práticas escolares em leitura e escrita |
spellingShingle |
Sociointeracionismo: pressupostos teóricos para o embasamento de práticas escolares em leitura e escrita Machado, Marco Aurélio Cosmo sociointeracionism; reading; textual production. Linguística textual sociointeracionismo; leitura; produção textual. |
title_short |
Sociointeracionismo: pressupostos teóricos para o embasamento de práticas escolares em leitura e escrita |
title_full |
Sociointeracionismo: pressupostos teóricos para o embasamento de práticas escolares em leitura e escrita |
title_fullStr |
Sociointeracionismo: pressupostos teóricos para o embasamento de práticas escolares em leitura e escrita |
title_full_unstemmed |
Sociointeracionismo: pressupostos teóricos para o embasamento de práticas escolares em leitura e escrita |
title_sort |
Sociointeracionismo: pressupostos teóricos para o embasamento de práticas escolares em leitura e escrita |
author |
Machado, Marco Aurélio Cosmo |
author_facet |
Machado, Marco Aurélio Cosmo dos Santos, Maria Luzimar Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Maria Luzimar Fernandes |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Marco Aurélio Cosmo dos Santos, Maria Luzimar Fernandes |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
sociointeracionism; reading; textual production. Linguística textual sociointeracionismo; leitura; produção textual. |
topic |
sociointeracionism; reading; textual production. Linguística textual sociointeracionismo; leitura; produção textual. |
description |
This article has as main objective to present the theoretical assumptions of the sociointeractive conception of language and its implications in the teaching of Portuguese Language (PL) as a mother language. In the light of Marcuschi (2008), Antunes (2010) and Koch (2011), there will be exposed the main characteristics of this language view through comparisons with other conceptions and reflections about the main objective of language use. Then, we will demonstrate how this view influences in the learning of PL as a mother language. Therefore, the processes that permeate the reading and writing of texts will be presented so that we can base the reading and textual production practices in the school scope. Next, we will present an activity proposal based on sociointeracionismo and directed to the 4th grade class of basic education. Therefore, we concluded that to consider the teaching of PL in the light of sociointeracionism is to give to reading and writing clear and functional objectives that will give meaning to the textual production of the students. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/532 10.22168/2237-6321.5.5.2.128-146 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/532 |
identifier_str_mv |
10.22168/2237-6321.5.5.2.128-146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/532/292 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 5, n. 2 (5): Entrepalavras; 128-146 Entrepalavras; v. 5, n. 2 (5): Entrepalavras; 128-146 Entrepalavras; v. 5, n. 2 (5): Entrepalavras; 128-146 Entrepalavras; v. 5, n. 2 (5): Entrepalavras; 128-146 Entrepalavras; v. 5, n. 2 (5): Entrepalavras; 128-146 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1798329728367591424 |