Dimensão formativa da escrita de si: vivências e necessidades de professores em formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kich, Bruna Viedo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Martins, Adriana Claudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1301
Resumo: Este estudo tem como objetivo avaliar alguns aspectos relevantes das narrativas de professores em formação inicial, os quais envolvem não somente o movimento de escritura de diários de classe e a resistência à escrita, mas também a atividade de leitura desses diários e a tomada de consciência em relação aos acontecimentos da aprendizagem da docência. O contexto da realização da pesquisa deu-se durante o processo formativo de professores nas atividades realizadas no Estágio Supervisionado em Letras, em uma universidade pública do Rio Grande do Sul. Zabalza (2004), Telles (2002), Freire (1995, 1996) e Bakhtin (1992, 2010) são alguns dos teóricos que sustentam esta discussão. Com uma abordagem metodológica qualitativa, de cunho sociocultural (BAKHTIN, 2010, BOLZAN, 2006), elaboramos três categorias de análise: os enfrentamentos da vivência em sala de aula; as frustrações que tangenciaram a formação docente e a necessidade de readaptar-se e emergir. O estudo revela que a formação inicial de professores desenha-se na relação entre os percursos de formação e de autoformação, e nas experiências pessoais, que envolvem tanto os conhecimentos adquiridos quanto estudantes da Educação Básica como a trajetória profissional. Constatamos que o estudante de Letras, ao escrever seus diários e refletir sobre a própria escrita, foi-se constituindo como um profissional autocrítico.
id UFC-9_c3911d40b561a4eb2c25fa80d16e375c
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1301
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling Dimensão formativa da escrita de si: vivências e necessidades de professores em formação inicialProcesso formativo docente. Diário de classe. Aprendizagem da docência.Este estudo tem como objetivo avaliar alguns aspectos relevantes das narrativas de professores em formação inicial, os quais envolvem não somente o movimento de escritura de diários de classe e a resistência à escrita, mas também a atividade de leitura desses diários e a tomada de consciência em relação aos acontecimentos da aprendizagem da docência. O contexto da realização da pesquisa deu-se durante o processo formativo de professores nas atividades realizadas no Estágio Supervisionado em Letras, em uma universidade pública do Rio Grande do Sul. Zabalza (2004), Telles (2002), Freire (1995, 1996) e Bakhtin (1992, 2010) são alguns dos teóricos que sustentam esta discussão. Com uma abordagem metodológica qualitativa, de cunho sociocultural (BAKHTIN, 2010, BOLZAN, 2006), elaboramos três categorias de análise: os enfrentamentos da vivência em sala de aula; as frustrações que tangenciaram a formação docente e a necessidade de readaptar-se e emergir. O estudo revela que a formação inicial de professores desenha-se na relação entre os percursos de formação e de autoformação, e nas experiências pessoais, que envolvem tanto os conhecimentos adquiridos quanto estudantes da Educação Básica como a trajetória profissional. Constatamos que o estudante de Letras, ao escrever seus diários e refletir sobre a própria escrita, foi-se constituindo como um profissional autocrítico.Universidade Federal do CearáKich, Bruna ViedoMartins, Adriana Claudia2018-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/130110.22168/2237-6321-31301Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 161-180Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 161-180Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 161-180Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 161-180Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 161-1802237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1301/567Direitos autorais 2018 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-30T21:01:20Zoai:ojs.localhost:article/1301Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2019-04-30T21:01:20Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dimensão formativa da escrita de si: vivências e necessidades de professores em formação inicial
title Dimensão formativa da escrita de si: vivências e necessidades de professores em formação inicial
spellingShingle Dimensão formativa da escrita de si: vivências e necessidades de professores em formação inicial
Kich, Bruna Viedo
Processo formativo docente. Diário de classe. Aprendizagem da docência.
title_short Dimensão formativa da escrita de si: vivências e necessidades de professores em formação inicial
title_full Dimensão formativa da escrita de si: vivências e necessidades de professores em formação inicial
title_fullStr Dimensão formativa da escrita de si: vivências e necessidades de professores em formação inicial
title_full_unstemmed Dimensão formativa da escrita de si: vivências e necessidades de professores em formação inicial
title_sort Dimensão formativa da escrita de si: vivências e necessidades de professores em formação inicial
author Kich, Bruna Viedo
author_facet Kich, Bruna Viedo
Martins, Adriana Claudia
author_role author
author2 Martins, Adriana Claudia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Kich, Bruna Viedo
Martins, Adriana Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Processo formativo docente. Diário de classe. Aprendizagem da docência.
topic Processo formativo docente. Diário de classe. Aprendizagem da docência.
description Este estudo tem como objetivo avaliar alguns aspectos relevantes das narrativas de professores em formação inicial, os quais envolvem não somente o movimento de escritura de diários de classe e a resistência à escrita, mas também a atividade de leitura desses diários e a tomada de consciência em relação aos acontecimentos da aprendizagem da docência. O contexto da realização da pesquisa deu-se durante o processo formativo de professores nas atividades realizadas no Estágio Supervisionado em Letras, em uma universidade pública do Rio Grande do Sul. Zabalza (2004), Telles (2002), Freire (1995, 1996) e Bakhtin (1992, 2010) são alguns dos teóricos que sustentam esta discussão. Com uma abordagem metodológica qualitativa, de cunho sociocultural (BAKHTIN, 2010, BOLZAN, 2006), elaboramos três categorias de análise: os enfrentamentos da vivência em sala de aula; as frustrações que tangenciaram a formação docente e a necessidade de readaptar-se e emergir. O estudo revela que a formação inicial de professores desenha-se na relação entre os percursos de formação e de autoformação, e nas experiências pessoais, que envolvem tanto os conhecimentos adquiridos quanto estudantes da Educação Básica como a trajetória profissional. Constatamos que o estudante de Letras, ao escrever seus diários e refletir sobre a própria escrita, foi-se constituindo como um profissional autocrítico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1301
10.22168/2237-6321-31301
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1301
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321-31301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1301/567
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Entrepalavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Entrepalavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 161-180
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 161-180
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 161-180
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 161-180
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 161-180
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1798329726619615232