Dimensão formativa da escrita de si: vivências e necessidades de professores em formação inicial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1301 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo avaliar alguns aspectos relevantes das narrativas de professores em formação inicial, os quais envolvem não somente o movimento de escritura de diários de classe e a resistência à escrita, mas também a atividade de leitura desses diários e a tomada de consciência em relação aos acontecimentos da aprendizagem da docência. O contexto da realização da pesquisa deu-se durante o processo formativo de professores nas atividades realizadas no Estágio Supervisionado em Letras, em uma universidade pública do Rio Grande do Sul. Zabalza (2004), Telles (2002), Freire (1995, 1996) e Bakhtin (1992, 2010) são alguns dos teóricos que sustentam esta discussão. Com uma abordagem metodológica qualitativa, de cunho sociocultural (BAKHTIN, 2010, BOLZAN, 2006), elaboramos três categorias de análise: os enfrentamentos da vivência em sala de aula; as frustrações que tangenciaram a formação docente e a necessidade de readaptar-se e emergir. O estudo revela que a formação inicial de professores desenha-se na relação entre os percursos de formação e de autoformação, e nas experiências pessoais, que envolvem tanto os conhecimentos adquiridos quanto estudantes da Educação Básica como a trajetória profissional. Constatamos que o estudante de Letras, ao escrever seus diários e refletir sobre a própria escrita, foi-se constituindo como um profissional autocrítico. |
id |
UFC-9_c3911d40b561a4eb2c25fa80d16e375c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1301 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
Dimensão formativa da escrita de si: vivências e necessidades de professores em formação inicialProcesso formativo docente. Diário de classe. Aprendizagem da docência.Este estudo tem como objetivo avaliar alguns aspectos relevantes das narrativas de professores em formação inicial, os quais envolvem não somente o movimento de escritura de diários de classe e a resistência à escrita, mas também a atividade de leitura desses diários e a tomada de consciência em relação aos acontecimentos da aprendizagem da docência. O contexto da realização da pesquisa deu-se durante o processo formativo de professores nas atividades realizadas no Estágio Supervisionado em Letras, em uma universidade pública do Rio Grande do Sul. Zabalza (2004), Telles (2002), Freire (1995, 1996) e Bakhtin (1992, 2010) são alguns dos teóricos que sustentam esta discussão. Com uma abordagem metodológica qualitativa, de cunho sociocultural (BAKHTIN, 2010, BOLZAN, 2006), elaboramos três categorias de análise: os enfrentamentos da vivência em sala de aula; as frustrações que tangenciaram a formação docente e a necessidade de readaptar-se e emergir. O estudo revela que a formação inicial de professores desenha-se na relação entre os percursos de formação e de autoformação, e nas experiências pessoais, que envolvem tanto os conhecimentos adquiridos quanto estudantes da Educação Básica como a trajetória profissional. Constatamos que o estudante de Letras, ao escrever seus diários e refletir sobre a própria escrita, foi-se constituindo como um profissional autocrítico.Universidade Federal do CearáKich, Bruna ViedoMartins, Adriana Claudia2018-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/130110.22168/2237-6321-31301Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 161-180Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 161-180Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 161-180Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 161-180Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 161-1802237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1301/567Direitos autorais 2018 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-30T21:01:20Zoai:ojs.localhost:article/1301Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2019-04-30T21:01:20Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dimensão formativa da escrita de si: vivências e necessidades de professores em formação inicial |
title |
Dimensão formativa da escrita de si: vivências e necessidades de professores em formação inicial |
spellingShingle |
Dimensão formativa da escrita de si: vivências e necessidades de professores em formação inicial Kich, Bruna Viedo Processo formativo docente. Diário de classe. Aprendizagem da docência. |
title_short |
Dimensão formativa da escrita de si: vivências e necessidades de professores em formação inicial |
title_full |
Dimensão formativa da escrita de si: vivências e necessidades de professores em formação inicial |
title_fullStr |
Dimensão formativa da escrita de si: vivências e necessidades de professores em formação inicial |
title_full_unstemmed |
Dimensão formativa da escrita de si: vivências e necessidades de professores em formação inicial |
title_sort |
Dimensão formativa da escrita de si: vivências e necessidades de professores em formação inicial |
author |
Kich, Bruna Viedo |
author_facet |
Kich, Bruna Viedo Martins, Adriana Claudia |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Adriana Claudia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kich, Bruna Viedo Martins, Adriana Claudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo formativo docente. Diário de classe. Aprendizagem da docência. |
topic |
Processo formativo docente. Diário de classe. Aprendizagem da docência. |
description |
Este estudo tem como objetivo avaliar alguns aspectos relevantes das narrativas de professores em formação inicial, os quais envolvem não somente o movimento de escritura de diários de classe e a resistência à escrita, mas também a atividade de leitura desses diários e a tomada de consciência em relação aos acontecimentos da aprendizagem da docência. O contexto da realização da pesquisa deu-se durante o processo formativo de professores nas atividades realizadas no Estágio Supervisionado em Letras, em uma universidade pública do Rio Grande do Sul. Zabalza (2004), Telles (2002), Freire (1995, 1996) e Bakhtin (1992, 2010) são alguns dos teóricos que sustentam esta discussão. Com uma abordagem metodológica qualitativa, de cunho sociocultural (BAKHTIN, 2010, BOLZAN, 2006), elaboramos três categorias de análise: os enfrentamentos da vivência em sala de aula; as frustrações que tangenciaram a formação docente e a necessidade de readaptar-se e emergir. O estudo revela que a formação inicial de professores desenha-se na relação entre os percursos de formação e de autoformação, e nas experiências pessoais, que envolvem tanto os conhecimentos adquiridos quanto estudantes da Educação Básica como a trajetória profissional. Constatamos que o estudante de Letras, ao escrever seus diários e refletir sobre a própria escrita, foi-se constituindo como um profissional autocrítico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1301 10.22168/2237-6321-31301 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1301 |
identifier_str_mv |
10.22168/2237-6321-31301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1301/567 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Entrepalavras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Entrepalavras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 161-180 Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 161-180 Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 161-180 Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 161-180 Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 161-180 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1798329726619615232 |