Uma abordagem complexa para aprendizagem baseada em tarefas mediada por tecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Juarez Aloizo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vetromille-Castro, Rafael, Leffa, Vilson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2273
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa como segunda língua na área de CALL, com ênfase na interação oral em um ambiente mediado pela tecnologia síncrona de comunicação usando a Aprendizagem Baseada em Tarefas (ABT), sob a perspectiva da Teoria da Complexidade. Além disso, visa a analisar e definir o ciclo da tarefa como um Sistema Adaptativo Complexo. A metodologia deste estudo possui caráter netnográfico uma vez que esse modelo de fazer pesquisa permite lidar com questões relativas à teoria e à prática, adaptando a pesquisa etnográfica a fim de incluir a influência da internet nos ambientes mediados pela tecnologia. Os dados foram construídos usando as gravações de cinco aulas em um ambiente mediado pela ferramenta Zoom de comunicação síncrona. Os participantes eram alunos do curso de Biotecnologia da Universidade Federal de Pelotas e foram selecionados em razão da necessidade de realizarem reuniões com pesquisadores de universidades internacionais. Com base em uma perspectiva complexa e netnográfica para observação dos dados, foi possível constatar que o ciclo da tarefa neste novo ambiente de aprendizagem é sensível às condições iniciais, imprevisível, aberto, dinâmico, adaptativo, complexo, caótico, não-linear, auto-organizável e sensível ao feedback. Este estudo visa a contribuir para o desenvolvimento de uma nova área de investigação em CALL, devido à necessidade de se entender melhor as implicações pedagógicas das interações que acontecem dentro desse novo contexto de maneira complexa e não reducionista, baseando-se em uma teoria robusta, como é a da Complexidade.
id UFC-9_d9911a3694679acbe8cadde942f125b2
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/2273
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling Uma abordagem complexa para aprendizagem baseada em tarefas mediada por tecnologiasA complex approach to technology-mediated task-based learningAprendizagem Baseada em Tarefas mediada por Tecnologias. Teoria da Complexidade. CALL.Technology-Mediated Task Based Learning. Complexity Theory. CALL.O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa como segunda língua na área de CALL, com ênfase na interação oral em um ambiente mediado pela tecnologia síncrona de comunicação usando a Aprendizagem Baseada em Tarefas (ABT), sob a perspectiva da Teoria da Complexidade. Além disso, visa a analisar e definir o ciclo da tarefa como um Sistema Adaptativo Complexo. A metodologia deste estudo possui caráter netnográfico uma vez que esse modelo de fazer pesquisa permite lidar com questões relativas à teoria e à prática, adaptando a pesquisa etnográfica a fim de incluir a influência da internet nos ambientes mediados pela tecnologia. Os dados foram construídos usando as gravações de cinco aulas em um ambiente mediado pela ferramenta Zoom de comunicação síncrona. Os participantes eram alunos do curso de Biotecnologia da Universidade Federal de Pelotas e foram selecionados em razão da necessidade de realizarem reuniões com pesquisadores de universidades internacionais. Com base em uma perspectiva complexa e netnográfica para observação dos dados, foi possível constatar que o ciclo da tarefa neste novo ambiente de aprendizagem é sensível às condições iniciais, imprevisível, aberto, dinâmico, adaptativo, complexo, caótico, não-linear, auto-organizável e sensível ao feedback. Este estudo visa a contribuir para o desenvolvimento de uma nova área de investigação em CALL, devido à necessidade de se entender melhor as implicações pedagógicas das interações que acontecem dentro desse novo contexto de maneira complexa e não reducionista, baseando-se em uma teoria robusta, como é a da Complexidade.The focus of this study is the process of teaching/learning English as a second language in CALL, emphasizing oral interaction in an environment mediated by a synchronous communication tool using Task-Based Learning (TBL) under the perspective of the Complexity Theory. It aims to analyze and define the task cycle as a Complex Adaptive System. The current study adopts a netnographic methodology that deals with theory and practice adapting the ethnographic method to include the influence of the internet in technology-mediated environments. We built the dataset using video recordings of five classes carried out in an environment mediated by Zoom. The participants were students from the Biotechnology program at the Federal University of Pelotas selected due to their need to have online meetings with researchers from international universities. Based on a complex and netnographic perspective for data observation, it was possible to demonstrate that the task cycle, in this new learning environment, is sensitive to initial conditions, unpredictable, open, dynamic, adaptive, complex, chaotic, nonlinear, self-organizing, and sensitive to feedback. This study attempts to contribute to developing a new area of investigation in CALL due to the need to understand better the pedagogical implications of the interactions in this unique learning context in a complex and non-reductionist manner using a robust theory as the Complexity Theory.Universidade Federal do CearáLopes, Juarez AloizoVetromille-Castro, RafaelLeffa, Vilson2022-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/227310.22168/2237-6321-32273Entrepalavras; v. 11, n. 3 (11): Linguagem e Tecnologia; 148-169Entrepalavras; v. 11, n. 3 (11): Linguagem e Tecnologia; 148-169Entrepalavras; v. 11, n. 3 (11): Linguagem e Tecnologia; 148-169Entrepalavras; v. 11, n. 3 (11): Linguagem e Tecnologia; 148-169Entrepalavras; v. 11, n. 3 (11): Linguagem e Tecnologia; 148-1692237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCenghttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2273/850Direitos autorais 2022 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-22T10:41:04Zoai:ojs.localhost:article/2273Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2022-03-22T10:41:04Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem complexa para aprendizagem baseada em tarefas mediada por tecnologias
A complex approach to technology-mediated task-based learning
title Uma abordagem complexa para aprendizagem baseada em tarefas mediada por tecnologias
spellingShingle Uma abordagem complexa para aprendizagem baseada em tarefas mediada por tecnologias
Lopes, Juarez Aloizo
Aprendizagem Baseada em Tarefas mediada por Tecnologias. Teoria da Complexidade. CALL.
Technology-Mediated Task Based Learning. Complexity Theory. CALL.
title_short Uma abordagem complexa para aprendizagem baseada em tarefas mediada por tecnologias
title_full Uma abordagem complexa para aprendizagem baseada em tarefas mediada por tecnologias
title_fullStr Uma abordagem complexa para aprendizagem baseada em tarefas mediada por tecnologias
title_full_unstemmed Uma abordagem complexa para aprendizagem baseada em tarefas mediada por tecnologias
title_sort Uma abordagem complexa para aprendizagem baseada em tarefas mediada por tecnologias
author Lopes, Juarez Aloizo
author_facet Lopes, Juarez Aloizo
Vetromille-Castro, Rafael
Leffa, Vilson
author_role author
author2 Vetromille-Castro, Rafael
Leffa, Vilson
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Juarez Aloizo
Vetromille-Castro, Rafael
Leffa, Vilson
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Baseada em Tarefas mediada por Tecnologias. Teoria da Complexidade. CALL.
Technology-Mediated Task Based Learning. Complexity Theory. CALL.
topic Aprendizagem Baseada em Tarefas mediada por Tecnologias. Teoria da Complexidade. CALL.
Technology-Mediated Task Based Learning. Complexity Theory. CALL.
description O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa como segunda língua na área de CALL, com ênfase na interação oral em um ambiente mediado pela tecnologia síncrona de comunicação usando a Aprendizagem Baseada em Tarefas (ABT), sob a perspectiva da Teoria da Complexidade. Além disso, visa a analisar e definir o ciclo da tarefa como um Sistema Adaptativo Complexo. A metodologia deste estudo possui caráter netnográfico uma vez que esse modelo de fazer pesquisa permite lidar com questões relativas à teoria e à prática, adaptando a pesquisa etnográfica a fim de incluir a influência da internet nos ambientes mediados pela tecnologia. Os dados foram construídos usando as gravações de cinco aulas em um ambiente mediado pela ferramenta Zoom de comunicação síncrona. Os participantes eram alunos do curso de Biotecnologia da Universidade Federal de Pelotas e foram selecionados em razão da necessidade de realizarem reuniões com pesquisadores de universidades internacionais. Com base em uma perspectiva complexa e netnográfica para observação dos dados, foi possível constatar que o ciclo da tarefa neste novo ambiente de aprendizagem é sensível às condições iniciais, imprevisível, aberto, dinâmico, adaptativo, complexo, caótico, não-linear, auto-organizável e sensível ao feedback. Este estudo visa a contribuir para o desenvolvimento de uma nova área de investigação em CALL, devido à necessidade de se entender melhor as implicações pedagógicas das interações que acontecem dentro desse novo contexto de maneira complexa e não reducionista, baseando-se em uma teoria robusta, como é a da Complexidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2273
10.22168/2237-6321-32273
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2273
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321-32273
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2273/850
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Entrepalavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Entrepalavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 11, n. 3 (11): Linguagem e Tecnologia; 148-169
Entrepalavras; v. 11, n. 3 (11): Linguagem e Tecnologia; 148-169
Entrepalavras; v. 11, n. 3 (11): Linguagem e Tecnologia; 148-169
Entrepalavras; v. 11, n. 3 (11): Linguagem e Tecnologia; 148-169
Entrepalavras; v. 11, n. 3 (11): Linguagem e Tecnologia; 148-169
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1798329729063845888