Conhecimento de resultados na aprendizagem de tarefas motoras: efeitos da freqüência versus complexidade da tarefa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16552 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi verificar a existência de interação entre os efeitos de diferentes freqüências de conhecimento de resultados (CR) e a complexidade da tarefa, na aprendizagem de três variações (simples, intermediária e complexa) de uma tarefa motora sequencial, com objetivos espaciais e temporais. Cento e vinte estudantes universitários, 60 de cada sexo, foram utilizados como sujeitos, distribuídos em 12 grupos de 10 sujeitos cada, com igual número de sujeitos de cada sexo por grupo, considerando as diferentes tarefas e as diferentes freqüências de CR (100, 66, 50 e 33%). As tarefas requeriam que os participantes pressionassem teclas do teclado numérico do computador, com diferentes requerimentos espaciais e temporais, manipulados de forma a modificar a sua complexidade. A tarefa simples foi constituída de quatro teclas, sem mudanças em direção e tempos parciais. A tarefa intermediária foi constituída de cinco teclas, com diferentes tempos parciais e uma mudança em direção. A tarefa complexa foi constituída de seis teclas, com diferentes tempos parciais e várias mudanças de direção. O estudo foi composto de três fases: aquisição e, 24 horas depois desta, retenção e transferência. Foi utilizada a ANOVA a fim de verificar eventuais diferenças e o teste de Tukey para determinar diferenças específicas. Os resultados não demonstraram a existência de interação entre freqüência de CR e complexidade da tarefa. Tais resultados diferem de alguns outros encontrados na literatura, indicando que mais estudos são ainda necessários para clarificar a questão. |
id |
USP-35_7f814f014e74649d5e546300abb337e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16552 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento de resultados na aprendizagem de tarefas motoras: efeitos da freqüência versus complexidade da tarefa Knowledge of results in the learning of motor tasks: effects of frequency versus task complexity Aprendizagem motora"Feedback"Conhecimento de resultados (CR)Freqüência de CRComplexidade da tarefaMotor learningFeedbackKnowledge of results (KR)KR FrequencyTask complexity O objetivo do estudo foi verificar a existência de interação entre os efeitos de diferentes freqüências de conhecimento de resultados (CR) e a complexidade da tarefa, na aprendizagem de três variações (simples, intermediária e complexa) de uma tarefa motora sequencial, com objetivos espaciais e temporais. Cento e vinte estudantes universitários, 60 de cada sexo, foram utilizados como sujeitos, distribuídos em 12 grupos de 10 sujeitos cada, com igual número de sujeitos de cada sexo por grupo, considerando as diferentes tarefas e as diferentes freqüências de CR (100, 66, 50 e 33%). As tarefas requeriam que os participantes pressionassem teclas do teclado numérico do computador, com diferentes requerimentos espaciais e temporais, manipulados de forma a modificar a sua complexidade. A tarefa simples foi constituída de quatro teclas, sem mudanças em direção e tempos parciais. A tarefa intermediária foi constituída de cinco teclas, com diferentes tempos parciais e uma mudança em direção. A tarefa complexa foi constituída de seis teclas, com diferentes tempos parciais e várias mudanças de direção. O estudo foi composto de três fases: aquisição e, 24 horas depois desta, retenção e transferência. Foi utilizada a ANOVA a fim de verificar eventuais diferenças e o teste de Tukey para determinar diferenças específicas. Os resultados não demonstraram a existência de interação entre freqüência de CR e complexidade da tarefa. Tais resultados diferem de alguns outros encontrados na literatura, indicando que mais estudos são ainda necessários para clarificar a questão. The purpose of this study was to verify the existence of interaction between the effects of different frequencies of knowledge of results (KR) and the complexity of the task, in the learning of three variations (simple, intermediate and complex) of a sequential motor task, with spatial and temporal objectives. One hundred and twenty students, 60 of each gender, were used as subjects, distributed in 12 groups of 10 subjects each, with an equal number of subjects of each gender by group, regarding the different tasks, and the different KR frequencies (100, 66, 50 and 33%). The tasks required participants to press keys on the computer numeric keyboard, with different spatial and temporal requirements, manipulated in order to modify their complexity. The simple task was constituted of four keys with no changes in direction and partial times. The intermediate task was constituted of five keys, with different partial times and one change in direction. The complex task was constituted of six keys, with different partial times and random changes in direction. The study was composed of three phases: acquisition delayed retention and transfer phases (24 hours). The ANOVA was used to verify eventual differences and the Tukey test to determine specific differences. The results did not show the existence of interaction between the frequency of KR and the complexity of the task. Such result disagrees with some others found in the literature, showing that more studies are still necessary to clarify the issue. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2004-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1655210.1590/S1807-55092004000100007Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 18 n. 1 (2004); 81-99 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 18 Núm. 1 (2004); 81-99 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 18 No. 1 (2004); 81-99 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16552/18265Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessChiviacowskyi, SuzeteGodinho, Mário2012-05-22T12:17:07Zoai:revistas.usp.br:article/16552Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:17:07Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento de resultados na aprendizagem de tarefas motoras: efeitos da freqüência versus complexidade da tarefa Knowledge of results in the learning of motor tasks: effects of frequency versus task complexity |
title |
Conhecimento de resultados na aprendizagem de tarefas motoras: efeitos da freqüência versus complexidade da tarefa |
spellingShingle |
Conhecimento de resultados na aprendizagem de tarefas motoras: efeitos da freqüência versus complexidade da tarefa Chiviacowskyi, Suzete Aprendizagem motora "Feedback" Conhecimento de resultados (CR) Freqüência de CR Complexidade da tarefa Motor learning Feedback Knowledge of results (KR) KR Frequency Task complexity |
title_short |
Conhecimento de resultados na aprendizagem de tarefas motoras: efeitos da freqüência versus complexidade da tarefa |
title_full |
Conhecimento de resultados na aprendizagem de tarefas motoras: efeitos da freqüência versus complexidade da tarefa |
title_fullStr |
Conhecimento de resultados na aprendizagem de tarefas motoras: efeitos da freqüência versus complexidade da tarefa |
title_full_unstemmed |
Conhecimento de resultados na aprendizagem de tarefas motoras: efeitos da freqüência versus complexidade da tarefa |
title_sort |
Conhecimento de resultados na aprendizagem de tarefas motoras: efeitos da freqüência versus complexidade da tarefa |
author |
Chiviacowskyi, Suzete |
author_facet |
Chiviacowskyi, Suzete Godinho, Mário |
author_role |
author |
author2 |
Godinho, Mário |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chiviacowskyi, Suzete Godinho, Mário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem motora "Feedback" Conhecimento de resultados (CR) Freqüência de CR Complexidade da tarefa Motor learning Feedback Knowledge of results (KR) KR Frequency Task complexity |
topic |
Aprendizagem motora "Feedback" Conhecimento de resultados (CR) Freqüência de CR Complexidade da tarefa Motor learning Feedback Knowledge of results (KR) KR Frequency Task complexity |
description |
O objetivo do estudo foi verificar a existência de interação entre os efeitos de diferentes freqüências de conhecimento de resultados (CR) e a complexidade da tarefa, na aprendizagem de três variações (simples, intermediária e complexa) de uma tarefa motora sequencial, com objetivos espaciais e temporais. Cento e vinte estudantes universitários, 60 de cada sexo, foram utilizados como sujeitos, distribuídos em 12 grupos de 10 sujeitos cada, com igual número de sujeitos de cada sexo por grupo, considerando as diferentes tarefas e as diferentes freqüências de CR (100, 66, 50 e 33%). As tarefas requeriam que os participantes pressionassem teclas do teclado numérico do computador, com diferentes requerimentos espaciais e temporais, manipulados de forma a modificar a sua complexidade. A tarefa simples foi constituída de quatro teclas, sem mudanças em direção e tempos parciais. A tarefa intermediária foi constituída de cinco teclas, com diferentes tempos parciais e uma mudança em direção. A tarefa complexa foi constituída de seis teclas, com diferentes tempos parciais e várias mudanças de direção. O estudo foi composto de três fases: aquisição e, 24 horas depois desta, retenção e transferência. Foi utilizada a ANOVA a fim de verificar eventuais diferenças e o teste de Tukey para determinar diferenças específicas. Os resultados não demonstraram a existência de interação entre freqüência de CR e complexidade da tarefa. Tais resultados diferem de alguns outros encontrados na literatura, indicando que mais estudos são ainda necessários para clarificar a questão. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16552 10.1590/S1807-55092004000100007 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16552 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092004000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16552/18265 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 18 n. 1 (2004); 81-99 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 18 Núm. 1 (2004); 81-99 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 18 No. 1 (2004); 81-99 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1824326069091565568 |