CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM ESTÁGIO DOCENTE: TRANSIÇÃO DO DISCURSO PARA A AÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1326 |
Resumo: | A Análise Linguística foi proposta por Geraldi (1984) como uma prática teórico-metodológica cujo objeto de ensino é de natureza reflexiva, pois mobiliza práticas linguísticas, epilinguísticas e metalinguísticas na construção do conhecimento. Considerada como uma inovação científica no âmbito do ensino de língua e uma proposta ainda relativamente recente, torna-se relevante analisar como professores em formação inicial (estagiários) a compreendem a partir do contato com os saberes de referência científica mobilizados em aulas de estágio docência. Associado a isso, é também importante verificar de como o ensino de AL se apresenta nas práticas desses estagiários atuando no ensino médio, no qual o ensino de língua é muito prestigiado nos currículos. A partir desse cenário, investigamos através da metodologia de estudo de caso a concepção de AL de um estagiário de um curso de Letras de uma universidade pública quando de seu encontro na disciplina de "prática de ensino" com essa concepção, tendo em vista correlacionar seu discurso e sua ação sobre AL. O estudo de caso, como as demais técnicas de geração de dados em Linguística Aplicada, é um trabalho de natureza qualitativa e interpretativista. |
id |
UFT-4_25b0beb2e573aca43f1227c05beca926 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/1326 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM ESTÁGIO DOCENTE: TRANSIÇÃO DO DISCURSO PARA A AÇÃOAnálise LinguísticaTransposição DidáticaFormação InicialEnsino de Língua.A Análise Linguística foi proposta por Geraldi (1984) como uma prática teórico-metodológica cujo objeto de ensino é de natureza reflexiva, pois mobiliza práticas linguísticas, epilinguísticas e metalinguísticas na construção do conhecimento. Considerada como uma inovação científica no âmbito do ensino de língua e uma proposta ainda relativamente recente, torna-se relevante analisar como professores em formação inicial (estagiários) a compreendem a partir do contato com os saberes de referência científica mobilizados em aulas de estágio docência. Associado a isso, é também importante verificar de como o ensino de AL se apresenta nas práticas desses estagiários atuando no ensino médio, no qual o ensino de língua é muito prestigiado nos currículos. A partir desse cenário, investigamos através da metodologia de estudo de caso a concepção de AL de um estagiário de um curso de Letras de uma universidade pública quando de seu encontro na disciplina de "prática de ensino" com essa concepção, tendo em vista correlacionar seu discurso e sua ação sobre AL. O estudo de caso, como as demais técnicas de geração de dados em Linguística Aplicada, é um trabalho de natureza qualitativa e interpretativista. Universidade Federal do Norte do Tocantins2015-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1326EntreLetras; v. 5 n. 2 (2014): DOSSIÊ CONTRIBUIÇÕES SOBRE A GRAMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA; 138-1562179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1326/8138Araújo, Denise Lino deSouza, Isabelle Guedes da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-25T23:32:19Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/1326Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2021-04-25T23:32:19EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM ESTÁGIO DOCENTE: TRANSIÇÃO DO DISCURSO PARA A AÇÃO |
title |
CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM ESTÁGIO DOCENTE: TRANSIÇÃO DO DISCURSO PARA A AÇÃO |
spellingShingle |
CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM ESTÁGIO DOCENTE: TRANSIÇÃO DO DISCURSO PARA A AÇÃO Araújo, Denise Lino de Análise Linguística Transposição Didática Formação Inicial Ensino de Língua. |
title_short |
CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM ESTÁGIO DOCENTE: TRANSIÇÃO DO DISCURSO PARA A AÇÃO |
title_full |
CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM ESTÁGIO DOCENTE: TRANSIÇÃO DO DISCURSO PARA A AÇÃO |
title_fullStr |
CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM ESTÁGIO DOCENTE: TRANSIÇÃO DO DISCURSO PARA A AÇÃO |
title_full_unstemmed |
CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM ESTÁGIO DOCENTE: TRANSIÇÃO DO DISCURSO PARA A AÇÃO |
title_sort |
CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM ESTÁGIO DOCENTE: TRANSIÇÃO DO DISCURSO PARA A AÇÃO |
author |
Araújo, Denise Lino de |
author_facet |
Araújo, Denise Lino de Souza, Isabelle Guedes da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Isabelle Guedes da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Denise Lino de Souza, Isabelle Guedes da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise Linguística Transposição Didática Formação Inicial Ensino de Língua. |
topic |
Análise Linguística Transposição Didática Formação Inicial Ensino de Língua. |
description |
A Análise Linguística foi proposta por Geraldi (1984) como uma prática teórico-metodológica cujo objeto de ensino é de natureza reflexiva, pois mobiliza práticas linguísticas, epilinguísticas e metalinguísticas na construção do conhecimento. Considerada como uma inovação científica no âmbito do ensino de língua e uma proposta ainda relativamente recente, torna-se relevante analisar como professores em formação inicial (estagiários) a compreendem a partir do contato com os saberes de referência científica mobilizados em aulas de estágio docência. Associado a isso, é também importante verificar de como o ensino de AL se apresenta nas práticas desses estagiários atuando no ensino médio, no qual o ensino de língua é muito prestigiado nos currículos. A partir desse cenário, investigamos através da metodologia de estudo de caso a concepção de AL de um estagiário de um curso de Letras de uma universidade pública quando de seu encontro na disciplina de "prática de ensino" com essa concepção, tendo em vista correlacionar seu discurso e sua ação sobre AL. O estudo de caso, como as demais técnicas de geração de dados em Linguística Aplicada, é um trabalho de natureza qualitativa e interpretativista. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1326 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1326/8138 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 5 n. 2 (2014): DOSSIÊ CONTRIBUIÇÕES SOBRE A GRAMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA; 138-156 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458993117429760 |