Atitudes responsivas e táticas na escrita do gênero cordel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lúcia de Fátima
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Lídia Maria da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1828
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i2.311 Resumo: Este artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no curso de Letras, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e tem como objetivo analisar os posicionamentos adotados por alunos do 9º ano do ensino fundamental diante das orientações das professoras, em atividades de produção do gênero cordel, observando atitudes responsivas e táticas com base nas reflexões de Bakhtin (1996, 1997) e De Certeau (2002, 2005), respectivamente. Na análise realizada, foram observadas expressões táticas e responsivas nas produções dos alunos, que subverteram, em alguns momentos, essas orientações, mas sem acontecer um distanciamento total da proposta apresentada pelas professoras.  
id UFCG-2_34a7084369aa20fc94fa514fdcf970ae
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1828
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Atitudes responsivas e táticas na escrita do gênero cordelGênero CordelAtitudes responsivas e táticasAlunos do ensino fundamentalDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i2.311 Resumo: Este artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no curso de Letras, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e tem como objetivo analisar os posicionamentos adotados por alunos do 9º ano do ensino fundamental diante das orientações das professoras, em atividades de produção do gênero cordel, observando atitudes responsivas e táticas com base nas reflexões de Bakhtin (1996, 1997) e De Certeau (2002, 2005), respectivamente. Na análise realizada, foram observadas expressões táticas e responsivas nas produções dos alunos, que subverteram, em alguns momentos, essas orientações, mas sem acontecer um distanciamento total da proposta apresentada pelas professoras.  Editora Universitaria da UFCG2023-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1828Revista Letras Raras; Vol. 3 No. 2 (2014): Dossiê de Tradução; 117-149Revista Letras Raras; Vol. 3 Núm. 2 (2014): Dossiê de Tradução; 117-149Revista Letras Raras; Vol. 3 No 2 (2014): Dossiê de Tradução; 117-149Revista Letras Raras; v. 3 n. 2 (2014): Dossiê de Tradução; 117-1492317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1828/1744© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Lúcia de Fátima Santos, Lídia Maria da Silva 2024-01-04T23:49:32Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1828Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:49:32Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes responsivas e táticas na escrita do gênero cordel
title Atitudes responsivas e táticas na escrita do gênero cordel
spellingShingle Atitudes responsivas e táticas na escrita do gênero cordel
Santos, Lúcia de Fátima
Gênero Cordel
Atitudes responsivas e táticas
Alunos do ensino fundamental
title_short Atitudes responsivas e táticas na escrita do gênero cordel
title_full Atitudes responsivas e táticas na escrita do gênero cordel
title_fullStr Atitudes responsivas e táticas na escrita do gênero cordel
title_full_unstemmed Atitudes responsivas e táticas na escrita do gênero cordel
title_sort Atitudes responsivas e táticas na escrita do gênero cordel
author Santos, Lúcia de Fátima
author_facet Santos, Lúcia de Fátima
Santos, Lídia Maria da Silva
author_role author
author2 Santos, Lídia Maria da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lúcia de Fátima
Santos, Lídia Maria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero Cordel
Atitudes responsivas e táticas
Alunos do ensino fundamental
topic Gênero Cordel
Atitudes responsivas e táticas
Alunos do ensino fundamental
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i2.311 Resumo: Este artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no curso de Letras, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e tem como objetivo analisar os posicionamentos adotados por alunos do 9º ano do ensino fundamental diante das orientações das professoras, em atividades de produção do gênero cordel, observando atitudes responsivas e táticas com base nas reflexões de Bakhtin (1996, 1997) e De Certeau (2002, 2005), respectivamente. Na análise realizada, foram observadas expressões táticas e responsivas nas produções dos alunos, que subverteram, em alguns momentos, essas orientações, mas sem acontecer um distanciamento total da proposta apresentada pelas professoras.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1828
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1828/1744
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 3 No. 2 (2014): Dossiê de Tradução; 117-149
Revista Letras Raras; Vol. 3 Núm. 2 (2014): Dossiê de Tradução; 117-149
Revista Letras Raras; Vol. 3 No 2 (2014): Dossiê de Tradução; 117-149
Revista Letras Raras; v. 3 n. 2 (2014): Dossiê de Tradução; 117-149
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319785257828352