Atitudes responsivas e táticas na escrita do gênero cordel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1828 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i2.311 Resumo: Este artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no curso de Letras, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e tem como objetivo analisar os posicionamentos adotados por alunos do 9º ano do ensino fundamental diante das orientações das professoras, em atividades de produção do gênero cordel, observando atitudes responsivas e táticas com base nas reflexões de Bakhtin (1996, 1997) e De Certeau (2002, 2005), respectivamente. Na análise realizada, foram observadas expressões táticas e responsivas nas produções dos alunos, que subverteram, em alguns momentos, essas orientações, mas sem acontecer um distanciamento total da proposta apresentada pelas professoras. |
id |
UFCG-2_34a7084369aa20fc94fa514fdcf970ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1828 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
Atitudes responsivas e táticas na escrita do gênero cordelGênero CordelAtitudes responsivas e táticasAlunos do ensino fundamentalDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i2.311 Resumo: Este artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no curso de Letras, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e tem como objetivo analisar os posicionamentos adotados por alunos do 9º ano do ensino fundamental diante das orientações das professoras, em atividades de produção do gênero cordel, observando atitudes responsivas e táticas com base nas reflexões de Bakhtin (1996, 1997) e De Certeau (2002, 2005), respectivamente. Na análise realizada, foram observadas expressões táticas e responsivas nas produções dos alunos, que subverteram, em alguns momentos, essas orientações, mas sem acontecer um distanciamento total da proposta apresentada pelas professoras. Editora Universitaria da UFCG2023-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1828Revista Letras Raras; Vol. 3 No. 2 (2014): Dossiê de Tradução; 117-149Revista Letras Raras; Vol. 3 Núm. 2 (2014): Dossiê de Tradução; 117-149Revista Letras Raras; Vol. 3 No 2 (2014): Dossiê de Tradução; 117-149Revista Letras Raras; v. 3 n. 2 (2014): Dossiê de Tradução; 117-1492317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1828/1744© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Lúcia de Fátima Santos, Lídia Maria da Silva 2024-01-04T23:49:32Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1828Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:49:32Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atitudes responsivas e táticas na escrita do gênero cordel |
title |
Atitudes responsivas e táticas na escrita do gênero cordel |
spellingShingle |
Atitudes responsivas e táticas na escrita do gênero cordel Santos, Lúcia de Fátima Gênero Cordel Atitudes responsivas e táticas Alunos do ensino fundamental |
title_short |
Atitudes responsivas e táticas na escrita do gênero cordel |
title_full |
Atitudes responsivas e táticas na escrita do gênero cordel |
title_fullStr |
Atitudes responsivas e táticas na escrita do gênero cordel |
title_full_unstemmed |
Atitudes responsivas e táticas na escrita do gênero cordel |
title_sort |
Atitudes responsivas e táticas na escrita do gênero cordel |
author |
Santos, Lúcia de Fátima |
author_facet |
Santos, Lúcia de Fátima Santos, Lídia Maria da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Lídia Maria da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Lúcia de Fátima Santos, Lídia Maria da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Cordel Atitudes responsivas e táticas Alunos do ensino fundamental |
topic |
Gênero Cordel Atitudes responsivas e táticas Alunos do ensino fundamental |
description |
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i2.311 Resumo: Este artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no curso de Letras, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e tem como objetivo analisar os posicionamentos adotados por alunos do 9º ano do ensino fundamental diante das orientações das professoras, em atividades de produção do gênero cordel, observando atitudes responsivas e táticas com base nas reflexões de Bakhtin (1996, 1997) e De Certeau (2002, 2005), respectivamente. Na análise realizada, foram observadas expressões táticas e responsivas nas produções dos alunos, que subverteram, em alguns momentos, essas orientações, mas sem acontecer um distanciamento total da proposta apresentada pelas professoras. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1828 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1828/1744 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 3 No. 2 (2014): Dossiê de Tradução; 117-149 Revista Letras Raras; Vol. 3 Núm. 2 (2014): Dossiê de Tradução; 117-149 Revista Letras Raras; Vol. 3 No 2 (2014): Dossiê de Tradução; 117-149 Revista Letras Raras; v. 3 n. 2 (2014): Dossiê de Tradução; 117-149 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319785257828352 |