Formação continuada de professores do ensino superior: as influências de um grupo de estudos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1431 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1464 O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre como um grupo de estudos, vinculado a um grupo de pesquisa, tem se constituído um espaço profícuo e contínuo de promoção da formação continuada de professores de línguas estrangeiras (LE) de diferentes instituições de ensino superior (IES), que não atuam em cursos de licenciatura, mas em outros cursos de graduação, como os superiores de tecnologia. Inicialmente faço uma introdução, pontuando aspectos das pesquisas em Linguística Aplicada que tratam da formação de professores, trazendo à tona a necessidade de também se pensar na formação continuada de “professores não formadores”, por esses também necessitarem de uma formação que deve acontecer ao longo da carreira para propiciar desenvolvimento profissional, social e pessoal. Na sequência faço um relato da minha experiência na criação do grupo de pesquisa a partir do qual surgiu o grupo de estudos, e posteriormente apresento como se deu a elaboração de uma nova proposta curricular de língua inglesa para um curso superior de tecnologia no qual atuo, juntamente com depoimentos de colegas professores de LE participantes do grupo de estudos, apontando o modo como nossas práticas de sala de aula têm sido influenciadas pelas leituras, discussões e reflexões promovidas pelo grupo de estudos. |
id |
UFCG-2_51e32a85f6e32248f837fd6538c976a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1431 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada de professores do ensino superior: as influências de um grupo de estudosFormação continuada de professoresNovos letramentosEnsino de LEDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1464 O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre como um grupo de estudos, vinculado a um grupo de pesquisa, tem se constituído um espaço profícuo e contínuo de promoção da formação continuada de professores de línguas estrangeiras (LE) de diferentes instituições de ensino superior (IES), que não atuam em cursos de licenciatura, mas em outros cursos de graduação, como os superiores de tecnologia. Inicialmente faço uma introdução, pontuando aspectos das pesquisas em Linguística Aplicada que tratam da formação de professores, trazendo à tona a necessidade de também se pensar na formação continuada de “professores não formadores”, por esses também necessitarem de uma formação que deve acontecer ao longo da carreira para propiciar desenvolvimento profissional, social e pessoal. Na sequência faço um relato da minha experiência na criação do grupo de pesquisa a partir do qual surgiu o grupo de estudos, e posteriormente apresento como se deu a elaboração de uma nova proposta curricular de língua inglesa para um curso superior de tecnologia no qual atuo, juntamente com depoimentos de colegas professores de LE participantes do grupo de estudos, apontando o modo como nossas práticas de sala de aula têm sido influenciadas pelas leituras, discussões e reflexões promovidas pelo grupo de estudos.Editora Universitaria da UFCG2023-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1431Revista Letras Raras; Vol. 8 No. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 131-146 / Eng. 128-143Revista Letras Raras; Vol. 8 Núm. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 131-146 / Eng. 128-143Revista Letras Raras; Vol. 8 No 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 131-146 / Eng. 128-143Revista Letras Raras; v. 8 n. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 131-146 / Eng. 128-1432317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1431/1334https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1431/1335© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos 2024-01-05T00:08:37Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1431Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-05T00:08:37Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de professores do ensino superior: as influências de um grupo de estudos |
title |
Formação continuada de professores do ensino superior: as influências de um grupo de estudos |
spellingShingle |
Formação continuada de professores do ensino superior: as influências de um grupo de estudos Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Formação continuada de professores Novos letramentos Ensino de LE |
title_short |
Formação continuada de professores do ensino superior: as influências de um grupo de estudos |
title_full |
Formação continuada de professores do ensino superior: as influências de um grupo de estudos |
title_fullStr |
Formação continuada de professores do ensino superior: as influências de um grupo de estudos |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores do ensino superior: as influências de um grupo de estudos |
title_sort |
Formação continuada de professores do ensino superior: as influências de um grupo de estudos |
author |
Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos |
author_facet |
Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada de professores Novos letramentos Ensino de LE |
topic |
Formação continuada de professores Novos letramentos Ensino de LE |
description |
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1464 O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre como um grupo de estudos, vinculado a um grupo de pesquisa, tem se constituído um espaço profícuo e contínuo de promoção da formação continuada de professores de línguas estrangeiras (LE) de diferentes instituições de ensino superior (IES), que não atuam em cursos de licenciatura, mas em outros cursos de graduação, como os superiores de tecnologia. Inicialmente faço uma introdução, pontuando aspectos das pesquisas em Linguística Aplicada que tratam da formação de professores, trazendo à tona a necessidade de também se pensar na formação continuada de “professores não formadores”, por esses também necessitarem de uma formação que deve acontecer ao longo da carreira para propiciar desenvolvimento profissional, social e pessoal. Na sequência faço um relato da minha experiência na criação do grupo de pesquisa a partir do qual surgiu o grupo de estudos, e posteriormente apresento como se deu a elaboração de uma nova proposta curricular de língua inglesa para um curso superior de tecnologia no qual atuo, juntamente com depoimentos de colegas professores de LE participantes do grupo de estudos, apontando o modo como nossas práticas de sala de aula têm sido influenciadas pelas leituras, discussões e reflexões promovidas pelo grupo de estudos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1431 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1431/1334 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1431/1335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 8 No. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 131-146 / Eng. 128-143 Revista Letras Raras; Vol. 8 Núm. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 131-146 / Eng. 128-143 Revista Letras Raras; Vol. 8 No 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 131-146 / Eng. 128-143 Revista Letras Raras; v. 8 n. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 131-146 / Eng. 128-143 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319783502512128 |