Formação continuada de professores do ensino superior: as influências de um grupo de estudos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1431
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1464 O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre como um grupo de estudos, vinculado a um grupo de pesquisa, tem se constituído um espaço profícuo e contínuo de promoção da formação continuada de professores de línguas estrangeiras (LE) de diferentes instituições de ensino superior (IES), que não atuam em cursos de licenciatura, mas em outros cursos de graduação, como os superiores de tecnologia. Inicialmente faço uma introdução, pontuando aspectos das pesquisas em Linguística Aplicada que tratam da formação de professores, trazendo à tona a necessidade de também se pensar na formação continuada de “professores não formadores”, por esses também necessitarem de uma formação que deve acontecer ao longo da carreira para propiciar desenvolvimento profissional, social e pessoal. Na sequência faço um relato da minha experiência na criação do grupo de pesquisa a partir do qual surgiu o grupo de estudos, e posteriormente apresento como se deu a elaboração de uma nova proposta curricular de língua inglesa para um curso superior de tecnologia no qual atuo, juntamente com depoimentos de colegas professores de LE participantes do grupo de estudos, apontando o modo como nossas práticas de sala de aula têm sido influenciadas pelas leituras, discussões e reflexões promovidas pelo grupo de estudos.
id UFCG-2_51e32a85f6e32248f837fd6538c976a1
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1431
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores do ensino superior: as influências de um grupo de estudosFormação continuada de professoresNovos letramentosEnsino de LEDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1464 O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre como um grupo de estudos, vinculado a um grupo de pesquisa, tem se constituído um espaço profícuo e contínuo de promoção da formação continuada de professores de línguas estrangeiras (LE) de diferentes instituições de ensino superior (IES), que não atuam em cursos de licenciatura, mas em outros cursos de graduação, como os superiores de tecnologia. Inicialmente faço uma introdução, pontuando aspectos das pesquisas em Linguística Aplicada que tratam da formação de professores, trazendo à tona a necessidade de também se pensar na formação continuada de “professores não formadores”, por esses também necessitarem de uma formação que deve acontecer ao longo da carreira para propiciar desenvolvimento profissional, social e pessoal. Na sequência faço um relato da minha experiência na criação do grupo de pesquisa a partir do qual surgiu o grupo de estudos, e posteriormente apresento como se deu a elaboração de uma nova proposta curricular de língua inglesa para um curso superior de tecnologia no qual atuo, juntamente com depoimentos de colegas professores de LE participantes do grupo de estudos, apontando o modo como nossas práticas de sala de aula têm sido influenciadas pelas leituras, discussões e reflexões promovidas pelo grupo de estudos.Editora Universitaria da UFCG2023-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1431Revista Letras Raras; Vol. 8 No. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 131-146 / Eng. 128-143Revista Letras Raras; Vol. 8 Núm. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 131-146 / Eng. 128-143Revista Letras Raras; Vol. 8 No 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 131-146 / Eng. 128-143Revista Letras Raras; v. 8 n. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 131-146 / Eng. 128-1432317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1431/1334https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1431/1335© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos 2024-01-05T00:08:37Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1431Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-05T00:08:37Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores do ensino superior: as influências de um grupo de estudos
title Formação continuada de professores do ensino superior: as influências de um grupo de estudos
spellingShingle Formação continuada de professores do ensino superior: as influências de um grupo de estudos
Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos
Formação continuada de professores
Novos letramentos
Ensino de LE
title_short Formação continuada de professores do ensino superior: as influências de um grupo de estudos
title_full Formação continuada de professores do ensino superior: as influências de um grupo de estudos
title_fullStr Formação continuada de professores do ensino superior: as influências de um grupo de estudos
title_full_unstemmed Formação continuada de professores do ensino superior: as influências de um grupo de estudos
title_sort Formação continuada de professores do ensino superior: as influências de um grupo de estudos
author Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos
author_facet Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de professores
Novos letramentos
Ensino de LE
topic Formação continuada de professores
Novos letramentos
Ensino de LE
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1464 O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre como um grupo de estudos, vinculado a um grupo de pesquisa, tem se constituído um espaço profícuo e contínuo de promoção da formação continuada de professores de línguas estrangeiras (LE) de diferentes instituições de ensino superior (IES), que não atuam em cursos de licenciatura, mas em outros cursos de graduação, como os superiores de tecnologia. Inicialmente faço uma introdução, pontuando aspectos das pesquisas em Linguística Aplicada que tratam da formação de professores, trazendo à tona a necessidade de também se pensar na formação continuada de “professores não formadores”, por esses também necessitarem de uma formação que deve acontecer ao longo da carreira para propiciar desenvolvimento profissional, social e pessoal. Na sequência faço um relato da minha experiência na criação do grupo de pesquisa a partir do qual surgiu o grupo de estudos, e posteriormente apresento como se deu a elaboração de uma nova proposta curricular de língua inglesa para um curso superior de tecnologia no qual atuo, juntamente com depoimentos de colegas professores de LE participantes do grupo de estudos, apontando o modo como nossas práticas de sala de aula têm sido influenciadas pelas leituras, discussões e reflexões promovidas pelo grupo de estudos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1431
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1431/1334
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1431/1335
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 8 No. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 131-146 / Eng. 128-143
Revista Letras Raras; Vol. 8 Núm. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 131-146 / Eng. 128-143
Revista Letras Raras; Vol. 8 No 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 131-146 / Eng. 128-143
Revista Letras Raras; v. 8 n. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 131-146 / Eng. 128-143
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319783502512128