Leituras sobre áfrica: Aya de Yopougon de Marguerite Abouet no ensino da leitura e da cultura africana no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1717 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i2.670 O presente artigo apresenta uma pesquisa realizada com o objetivo de promover a leitura de obras de ficção em sala de aula e aplicação da Lei nº 10.639/2003 que trata da obrigatoriedade do ensino da cultura e história africanas nas escolas públicas brasileiras. A metodologia que foi aplicada é baseada em pesquisa-ação e envolveu a elaboração de uma orientação didático reflexiva (ODR) que foi aplicada em turmas de 6º do Ensino Fundamental, em regime de Educação de Jovens e Adultos no turno noturno em região periférica do Distrito Federal. A obra lida foi Aya de Yopougon de Marguerite Abouet, autora contemporânea de origem marfinense. Trata-se de livro em quadrinhos, publicado originalmente em francês, traduzido para o português e adotado no Programa Nacional Biblioteca na Escola desde 2012. Foram propostas atividades envolvendo a leitura e os discursos produzidos foram analisados e nota-se que a atividade foi profícua para introdução das/dos estudantes na cultura africana e no desenvolvimento da leitura literária. |
id |
UFCG-2_80ff676cf97ebb514e2102317e96ed5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1717 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
Leituras sobre áfrica: Aya de Yopougon de Marguerite Abouet no ensino da leitura e da cultura africana no ensino fundamentalEducaçãoLeituraDiversidade CulturalDireitos HumanosDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i2.670 O presente artigo apresenta uma pesquisa realizada com o objetivo de promover a leitura de obras de ficção em sala de aula e aplicação da Lei nº 10.639/2003 que trata da obrigatoriedade do ensino da cultura e história africanas nas escolas públicas brasileiras. A metodologia que foi aplicada é baseada em pesquisa-ação e envolveu a elaboração de uma orientação didático reflexiva (ODR) que foi aplicada em turmas de 6º do Ensino Fundamental, em regime de Educação de Jovens e Adultos no turno noturno em região periférica do Distrito Federal. A obra lida foi Aya de Yopougon de Marguerite Abouet, autora contemporânea de origem marfinense. Trata-se de livro em quadrinhos, publicado originalmente em francês, traduzido para o português e adotado no Programa Nacional Biblioteca na Escola desde 2012. Foram propostas atividades envolvendo a leitura e os discursos produzidos foram analisados e nota-se que a atividade foi profícua para introdução das/dos estudantes na cultura africana e no desenvolvimento da leitura literária.Editora Universitaria da UFCG2023-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1717Revista Letras Raras; Vol. 5 No. 2 (2016): Estudos de línguas e literaturas africanas; 27-47Revista Letras Raras; Vol. 5 Núm. 2 (2016): Estudos de línguas e literaturas africanas; 27-47Revista Letras Raras; Vol. 5 No 2 (2016): Estudos de línguas e literaturas africanas; 27-47Revista Letras Raras; v. 5 n. 2 (2016): Estudos de línguas e literaturas africanas; 27-472317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1717/1641© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVicente, João Reis, Maria da Glória Magalhães dos 2024-01-04T23:51:34Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1717Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:51:34Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leituras sobre áfrica: Aya de Yopougon de Marguerite Abouet no ensino da leitura e da cultura africana no ensino fundamental |
title |
Leituras sobre áfrica: Aya de Yopougon de Marguerite Abouet no ensino da leitura e da cultura africana no ensino fundamental |
spellingShingle |
Leituras sobre áfrica: Aya de Yopougon de Marguerite Abouet no ensino da leitura e da cultura africana no ensino fundamental Vicente, João Educação Leitura Diversidade Cultural Direitos Humanos |
title_short |
Leituras sobre áfrica: Aya de Yopougon de Marguerite Abouet no ensino da leitura e da cultura africana no ensino fundamental |
title_full |
Leituras sobre áfrica: Aya de Yopougon de Marguerite Abouet no ensino da leitura e da cultura africana no ensino fundamental |
title_fullStr |
Leituras sobre áfrica: Aya de Yopougon de Marguerite Abouet no ensino da leitura e da cultura africana no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Leituras sobre áfrica: Aya de Yopougon de Marguerite Abouet no ensino da leitura e da cultura africana no ensino fundamental |
title_sort |
Leituras sobre áfrica: Aya de Yopougon de Marguerite Abouet no ensino da leitura e da cultura africana no ensino fundamental |
author |
Vicente, João |
author_facet |
Vicente, João Reis, Maria da Glória Magalhães dos |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Maria da Glória Magalhães dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vicente, João Reis, Maria da Glória Magalhães dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Leitura Diversidade Cultural Direitos Humanos |
topic |
Educação Leitura Diversidade Cultural Direitos Humanos |
description |
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i2.670 O presente artigo apresenta uma pesquisa realizada com o objetivo de promover a leitura de obras de ficção em sala de aula e aplicação da Lei nº 10.639/2003 que trata da obrigatoriedade do ensino da cultura e história africanas nas escolas públicas brasileiras. A metodologia que foi aplicada é baseada em pesquisa-ação e envolveu a elaboração de uma orientação didático reflexiva (ODR) que foi aplicada em turmas de 6º do Ensino Fundamental, em regime de Educação de Jovens e Adultos no turno noturno em região periférica do Distrito Federal. A obra lida foi Aya de Yopougon de Marguerite Abouet, autora contemporânea de origem marfinense. Trata-se de livro em quadrinhos, publicado originalmente em francês, traduzido para o português e adotado no Programa Nacional Biblioteca na Escola desde 2012. Foram propostas atividades envolvendo a leitura e os discursos produzidos foram analisados e nota-se que a atividade foi profícua para introdução das/dos estudantes na cultura africana e no desenvolvimento da leitura literária. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1717 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1717/1641 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 5 No. 2 (2016): Estudos de línguas e literaturas africanas; 27-47 Revista Letras Raras; Vol. 5 Núm. 2 (2016): Estudos de línguas e literaturas africanas; 27-47 Revista Letras Raras; Vol. 5 No 2 (2016): Estudos de línguas e literaturas africanas; 27-47 Revista Letras Raras; v. 5 n. 2 (2016): Estudos de línguas e literaturas africanas; 27-47 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319784857272320 |