A imagem sociodiscursiva do professor Noslen Borges em postagem no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Fabiana Aparecida de Almeida
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Alvarenga, Thiago Madureira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/741
Resumo: Neste artigo, discutimos, como objeto de pesquisa, a imagem sociodiscursiva do professor Noslen Borges a partir das metafunções da Gramática do Design Visual. A pesquisa se originou na percepção de que para atingir os jovens nas redes sociais os professores precisam remodelar seu ethos - a imagem sociodiscursiva - para contribuir com o processo de divulgação do conhecimento em massa no Instagram - ou seja, para chegar a um grande público. Nosso objetivo geral foi analisar o ethos projetado pelo professor em postagens no Instagram e observar como ele contribui para a divulgação do conhecimento em língua portuguesa. Como referencial teórico deste trabalho, a pesquisa utiliza autores como CHARAUDEAU, Patrick (2016); GRÁCIO, Rui Alexandro. KRESS, G. VAN LEEUWEN (2006); Lévy (1999), MAINGUENEAU (2008). Por fim, concluímos que o professsor se faz das estratégias dos elementos semióticos para construção do seu discurso da persuasão nessa rede social, para projeção de um ethos divertido, brincalhão, descontraído,  a fim de atrair o maior número de seguidores nas redes sociais.
id UFCG-2_a3d8e6e6bb05b45e234884afecbaeca5
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/741
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling A imagem sociodiscursiva do professor Noslen Borges em postagem no InstagramMultimodalidade; Imagem Sociodiscursiva; Ethos.Neste artigo, discutimos, como objeto de pesquisa, a imagem sociodiscursiva do professor Noslen Borges a partir das metafunções da Gramática do Design Visual. A pesquisa se originou na percepção de que para atingir os jovens nas redes sociais os professores precisam remodelar seu ethos - a imagem sociodiscursiva - para contribuir com o processo de divulgação do conhecimento em massa no Instagram - ou seja, para chegar a um grande público. Nosso objetivo geral foi analisar o ethos projetado pelo professor em postagens no Instagram e observar como ele contribui para a divulgação do conhecimento em língua portuguesa. Como referencial teórico deste trabalho, a pesquisa utiliza autores como CHARAUDEAU, Patrick (2016); GRÁCIO, Rui Alexandro. KRESS, G. VAN LEEUWEN (2006); Lévy (1999), MAINGUENEAU (2008). Por fim, concluímos que o professsor se faz das estratégias dos elementos semióticos para construção do seu discurso da persuasão nessa rede social, para projeção de um ethos divertido, brincalhão, descontraído,  a fim de atrair o maior número de seguidores nas redes sociais.Editora Universitaria da UFCG2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/74110.5281/zenodo.10436681Revista Letras Raras; Vol. 12 No. 3 (2023): Línguas, Literaturas e Linguagens na contemporaneidade; 125-140Revista Letras Raras; Vol. 12 Núm. 3 (2023): Línguas, Literaturas e Linguagens na contemporaneidade; 125-140Revista Letras Raras; Vol. 12 No 3 (2023): Línguas, Literaturas e Linguagens na contemporaneidade; 125-140Revista Letras Raras; v. 12 n. 3 (2023): Línguas, Literaturas e Linguagens na contemporaneidade; 125-1402317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/741/2063© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Fabiana Aparecida de AlmeidaAlvarenga, Thiago Madureira de 2024-01-18T01:26:21Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/741Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-18T01:26:21Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A imagem sociodiscursiva do professor Noslen Borges em postagem no Instagram
title A imagem sociodiscursiva do professor Noslen Borges em postagem no Instagram
spellingShingle A imagem sociodiscursiva do professor Noslen Borges em postagem no Instagram
Pinto, Fabiana Aparecida de Almeida
Multimodalidade; Imagem Sociodiscursiva; Ethos.
title_short A imagem sociodiscursiva do professor Noslen Borges em postagem no Instagram
title_full A imagem sociodiscursiva do professor Noslen Borges em postagem no Instagram
title_fullStr A imagem sociodiscursiva do professor Noslen Borges em postagem no Instagram
title_full_unstemmed A imagem sociodiscursiva do professor Noslen Borges em postagem no Instagram
title_sort A imagem sociodiscursiva do professor Noslen Borges em postagem no Instagram
author Pinto, Fabiana Aparecida de Almeida
author_facet Pinto, Fabiana Aparecida de Almeida
Alvarenga, Thiago Madureira de
author_role author
author2 Alvarenga, Thiago Madureira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Fabiana Aparecida de Almeida
Alvarenga, Thiago Madureira de
dc.subject.por.fl_str_mv Multimodalidade; Imagem Sociodiscursiva; Ethos.
topic Multimodalidade; Imagem Sociodiscursiva; Ethos.
description Neste artigo, discutimos, como objeto de pesquisa, a imagem sociodiscursiva do professor Noslen Borges a partir das metafunções da Gramática do Design Visual. A pesquisa se originou na percepção de que para atingir os jovens nas redes sociais os professores precisam remodelar seu ethos - a imagem sociodiscursiva - para contribuir com o processo de divulgação do conhecimento em massa no Instagram - ou seja, para chegar a um grande público. Nosso objetivo geral foi analisar o ethos projetado pelo professor em postagens no Instagram e observar como ele contribui para a divulgação do conhecimento em língua portuguesa. Como referencial teórico deste trabalho, a pesquisa utiliza autores como CHARAUDEAU, Patrick (2016); GRÁCIO, Rui Alexandro. KRESS, G. VAN LEEUWEN (2006); Lévy (1999), MAINGUENEAU (2008). Por fim, concluímos que o professsor se faz das estratégias dos elementos semióticos para construção do seu discurso da persuasão nessa rede social, para projeção de um ethos divertido, brincalhão, descontraído,  a fim de atrair o maior número de seguidores nas redes sociais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/741
10.5281/zenodo.10436681
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/741
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.10436681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/741/2063
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 12 No. 3 (2023): Línguas, Literaturas e Linguagens na contemporaneidade; 125-140
Revista Letras Raras; Vol. 12 Núm. 3 (2023): Línguas, Literaturas e Linguagens na contemporaneidade; 125-140
Revista Letras Raras; Vol. 12 No 3 (2023): Línguas, Literaturas e Linguagens na contemporaneidade; 125-140
Revista Letras Raras; v. 12 n. 3 (2023): Línguas, Literaturas e Linguagens na contemporaneidade; 125-140
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319781144264704