A imagem sociodiscursiva do professor Noslen Borges em postagem no Instagram
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/741 |
Resumo: | Neste artigo, discutimos, como objeto de pesquisa, a imagem sociodiscursiva do professor Noslen Borges a partir das metafunções da Gramática do Design Visual. A pesquisa se originou na percepção de que para atingir os jovens nas redes sociais os professores precisam remodelar seu ethos - a imagem sociodiscursiva - para contribuir com o processo de divulgação do conhecimento em massa no Instagram - ou seja, para chegar a um grande público. Nosso objetivo geral foi analisar o ethos projetado pelo professor em postagens no Instagram e observar como ele contribui para a divulgação do conhecimento em língua portuguesa. Como referencial teórico deste trabalho, a pesquisa utiliza autores como CHARAUDEAU, Patrick (2016); GRÁCIO, Rui Alexandro. KRESS, G. VAN LEEUWEN (2006); Lévy (1999), MAINGUENEAU (2008). Por fim, concluímos que o professsor se faz das estratégias dos elementos semióticos para construção do seu discurso da persuasão nessa rede social, para projeção de um ethos divertido, brincalhão, descontraído, a fim de atrair o maior número de seguidores nas redes sociais. |
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A imagem sociodiscursiva do professor Noslen Borges em postagem no InstagramMultimodalidade; Imagem Sociodiscursiva; Ethos.Neste artigo, discutimos, como objeto de pesquisa, a imagem sociodiscursiva do professor Noslen Borges a partir das metafunções da Gramática do Design Visual. A pesquisa se originou na percepção de que para atingir os jovens nas redes sociais os professores precisam remodelar seu ethos - a imagem sociodiscursiva - para contribuir com o processo de divulgação do conhecimento em massa no Instagram - ou seja, para chegar a um grande público. Nosso objetivo geral foi analisar o ethos projetado pelo professor em postagens no Instagram e observar como ele contribui para a divulgação do conhecimento em língua portuguesa. Como referencial teórico deste trabalho, a pesquisa utiliza autores como CHARAUDEAU, Patrick (2016); GRÁCIO, Rui Alexandro. KRESS, G. VAN LEEUWEN (2006); Lévy (1999), MAINGUENEAU (2008). Por fim, concluímos que o professsor se faz das estratégias dos elementos semióticos para construção do seu discurso da persuasão nessa rede social, para projeção de um ethos divertido, brincalhão, descontraído, a fim de atrair o maior número de seguidores nas redes sociais.Editora Universitaria da UFCG2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/74110.5281/zenodo.10436681Revista Letras Raras; Vol. 12 No. 3 (2023): Línguas, Literaturas e Linguagens na contemporaneidade; 125-140Revista Letras Raras; Vol. 12 Núm. 3 (2023): Línguas, Literaturas e Linguagens na contemporaneidade; 125-140Revista Letras Raras; Vol. 12 No 3 (2023): Línguas, Literaturas e Linguagens na contemporaneidade; 125-140Revista Letras Raras; v. 12 n. 3 (2023): Línguas, Literaturas e Linguagens na contemporaneidade; 125-1402317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/741/2063© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Fabiana Aparecida de AlmeidaAlvarenga, Thiago Madureira de 2024-01-18T01:26:21Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/741Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-18T01:26:21Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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