Os efeitos do desastre ambiental de Mariana sobre a reputação da Samarco Mineração S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ivander Amado Borges Alves, Francisco
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Maria Braga Carneiro, Célia, Alves Paiva, David
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
Texto Completo: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1031
Resumo: A mineração tem elevado risco ambiental e o Brasil possui um histórico de impactos negativos, destacando-se o rompimento de Mariana, ocorrido em 2015. A divulgação da sustentabilidade é voluntária, as empresas podem fazê-la para agregar valor à imagem e à reputação corporativa e assim legitimar-se. O objetivo geral é analisar a divulgação e os reflexos na reputação da Samarco, antes (2014) e após o rompimento da barragem em Mariana (2016-2018), a luz da percepção de públicos interessados. Metodologicamente, o estudo é descritivo, quali-quantitativo, blibliográfico, documentol, estudo de caso e survey. A reputação da Samarco será analisada em quatro dimensões: empresa, mídia, academia e sociedade. Os achados mostram que as dimensões possuem sinergia em seus resultados, evidenciando que antes do desastre a empresa possuía reputação positiva, compromisso com a sustentabilidade e empregabilidade, mas com o desastre houve impacto negativo nessa imagem e reputação . Esperava-se aumento de 37% na capacidade produtiva, porém os Relatórios evidenciam prejuízo e desemprego. A ‘mídia’ destaca noticias que indicam impacto negativo para a empresa. A produção acadêmica teve um aumento em 2016, com destaque negativo em relação à imagem da empresa. A sociedade atribuiu nota de 4,67 à reputação. Em alguns meios há o pensamento que as preocupações socioambientais são meros dispêndios financeiros e humanos, porém a tragédia em Mariana reafirma que essas questões podem evitar/minimizar um desastre maior, o qual mais do que impactar o orçamento, pode acabar por paralisar toda a operação, lucratividade, a reputação e o valor de uma empresa.
id UFCG-4_366335462b3a796d872bac532a8782da
oai_identifier_str oai:ojs.150.165.111.246:article/1031
network_acronym_str UFCG-4
network_name_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository_id_str
spelling Os efeitos do desastre ambiental de Mariana sobre a reputação da Samarco Mineração S.A.DivulgaçãoSustentatabilidadeReputaçãoA mineração tem elevado risco ambiental e o Brasil possui um histórico de impactos negativos, destacando-se o rompimento de Mariana, ocorrido em 2015. A divulgação da sustentabilidade é voluntária, as empresas podem fazê-la para agregar valor à imagem e à reputação corporativa e assim legitimar-se. O objetivo geral é analisar a divulgação e os reflexos na reputação da Samarco, antes (2014) e após o rompimento da barragem em Mariana (2016-2018), a luz da percepção de públicos interessados. Metodologicamente, o estudo é descritivo, quali-quantitativo, blibliográfico, documentol, estudo de caso e survey. A reputação da Samarco será analisada em quatro dimensões: empresa, mídia, academia e sociedade. Os achados mostram que as dimensões possuem sinergia em seus resultados, evidenciando que antes do desastre a empresa possuía reputação positiva, compromisso com a sustentabilidade e empregabilidade, mas com o desastre houve impacto negativo nessa imagem e reputação . Esperava-se aumento de 37% na capacidade produtiva, porém os Relatórios evidenciam prejuízo e desemprego. A ‘mídia’ destaca noticias que indicam impacto negativo para a empresa. A produção acadêmica teve um aumento em 2016, com destaque negativo em relação à imagem da empresa. A sociedade atribuiu nota de 4,67 à reputação. Em alguns meios há o pensamento que as preocupações socioambientais são meros dispêndios financeiros e humanos, porém a tragédia em Mariana reafirma que essas questões podem evitar/minimizar um desastre maior, o qual mais do que impactar o orçamento, pode acabar por paralisar toda a operação, lucratividade, a reputação e o valor de uma empresa.Universidade Federal de Campina Grande2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1031REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 10 n. 4 (2020): REUNIR ; 69-892237-366710.18696/reunir.v10i4reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1031/578Ivander Amado Borges Alves, Francisco Maria Braga Carneiro, Célia Alves Paiva, David info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-23T17:52:58Zoai:ojs.150.165.111.246:article/1031Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2020-12-23T17:52:58REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os efeitos do desastre ambiental de Mariana sobre a reputação da Samarco Mineração S.A.
title Os efeitos do desastre ambiental de Mariana sobre a reputação da Samarco Mineração S.A.
spellingShingle Os efeitos do desastre ambiental de Mariana sobre a reputação da Samarco Mineração S.A.
Ivander Amado Borges Alves, Francisco
Divulgação
Sustentatabilidade
Reputação
title_short Os efeitos do desastre ambiental de Mariana sobre a reputação da Samarco Mineração S.A.
title_full Os efeitos do desastre ambiental de Mariana sobre a reputação da Samarco Mineração S.A.
title_fullStr Os efeitos do desastre ambiental de Mariana sobre a reputação da Samarco Mineração S.A.
title_full_unstemmed Os efeitos do desastre ambiental de Mariana sobre a reputação da Samarco Mineração S.A.
title_sort Os efeitos do desastre ambiental de Mariana sobre a reputação da Samarco Mineração S.A.
author Ivander Amado Borges Alves, Francisco
author_facet Ivander Amado Borges Alves, Francisco
Maria Braga Carneiro, Célia
Alves Paiva, David
author_role author
author2 Maria Braga Carneiro, Célia
Alves Paiva, David
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ivander Amado Borges Alves, Francisco
Maria Braga Carneiro, Célia
Alves Paiva, David
dc.subject.por.fl_str_mv Divulgação
Sustentatabilidade
Reputação
topic Divulgação
Sustentatabilidade
Reputação
description A mineração tem elevado risco ambiental e o Brasil possui um histórico de impactos negativos, destacando-se o rompimento de Mariana, ocorrido em 2015. A divulgação da sustentabilidade é voluntária, as empresas podem fazê-la para agregar valor à imagem e à reputação corporativa e assim legitimar-se. O objetivo geral é analisar a divulgação e os reflexos na reputação da Samarco, antes (2014) e após o rompimento da barragem em Mariana (2016-2018), a luz da percepção de públicos interessados. Metodologicamente, o estudo é descritivo, quali-quantitativo, blibliográfico, documentol, estudo de caso e survey. A reputação da Samarco será analisada em quatro dimensões: empresa, mídia, academia e sociedade. Os achados mostram que as dimensões possuem sinergia em seus resultados, evidenciando que antes do desastre a empresa possuía reputação positiva, compromisso com a sustentabilidade e empregabilidade, mas com o desastre houve impacto negativo nessa imagem e reputação . Esperava-se aumento de 37% na capacidade produtiva, porém os Relatórios evidenciam prejuízo e desemprego. A ‘mídia’ destaca noticias que indicam impacto negativo para a empresa. A produção acadêmica teve um aumento em 2016, com destaque negativo em relação à imagem da empresa. A sociedade atribuiu nota de 4,67 à reputação. Em alguns meios há o pensamento que as preocupações socioambientais são meros dispêndios financeiros e humanos, porém a tragédia em Mariana reafirma que essas questões podem evitar/minimizar um desastre maior, o qual mais do que impactar o orçamento, pode acabar por paralisar toda a operação, lucratividade, a reputação e o valor de uma empresa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1031
url https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1031/578
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 10 n. 4 (2020): REUNIR ; 69-89
2237-3667
10.18696/reunir.v10i4
reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
collection REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv revistareunir2021@gmail.com |
_version_ 1799319824425287680