Os efeitos do desastre ambiental de Mariana sobre a reputação da Samarco Mineração S.A.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
Texto Completo: | https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1031 |
Resumo: | A mineração tem elevado risco ambiental e o Brasil possui um histórico de impactos negativos, destacando-se o rompimento de Mariana, ocorrido em 2015. A divulgação da sustentabilidade é voluntária, as empresas podem fazê-la para agregar valor à imagem e à reputação corporativa e assim legitimar-se. O objetivo geral é analisar a divulgação e os reflexos na reputação da Samarco, antes (2014) e após o rompimento da barragem em Mariana (2016-2018), a luz da percepção de públicos interessados. Metodologicamente, o estudo é descritivo, quali-quantitativo, blibliográfico, documentol, estudo de caso e survey. A reputação da Samarco será analisada em quatro dimensões: empresa, mídia, academia e sociedade. Os achados mostram que as dimensões possuem sinergia em seus resultados, evidenciando que antes do desastre a empresa possuía reputação positiva, compromisso com a sustentabilidade e empregabilidade, mas com o desastre houve impacto negativo nessa imagem e reputação . Esperava-se aumento de 37% na capacidade produtiva, porém os Relatórios evidenciam prejuízo e desemprego. A ‘mídia’ destaca noticias que indicam impacto negativo para a empresa. A produção acadêmica teve um aumento em 2016, com destaque negativo em relação à imagem da empresa. A sociedade atribuiu nota de 4,67 à reputação. Em alguns meios há o pensamento que as preocupações socioambientais são meros dispêndios financeiros e humanos, porém a tragédia em Mariana reafirma que essas questões podem evitar/minimizar um desastre maior, o qual mais do que impactar o orçamento, pode acabar por paralisar toda a operação, lucratividade, a reputação e o valor de uma empresa. |
id |
UFCG-4_366335462b3a796d872bac532a8782da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.150.165.111.246:article/1031 |
network_acronym_str |
UFCG-4 |
network_name_str |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Os efeitos do desastre ambiental de Mariana sobre a reputação da Samarco Mineração S.A.DivulgaçãoSustentatabilidadeReputaçãoA mineração tem elevado risco ambiental e o Brasil possui um histórico de impactos negativos, destacando-se o rompimento de Mariana, ocorrido em 2015. A divulgação da sustentabilidade é voluntária, as empresas podem fazê-la para agregar valor à imagem e à reputação corporativa e assim legitimar-se. O objetivo geral é analisar a divulgação e os reflexos na reputação da Samarco, antes (2014) e após o rompimento da barragem em Mariana (2016-2018), a luz da percepção de públicos interessados. Metodologicamente, o estudo é descritivo, quali-quantitativo, blibliográfico, documentol, estudo de caso e survey. A reputação da Samarco será analisada em quatro dimensões: empresa, mídia, academia e sociedade. Os achados mostram que as dimensões possuem sinergia em seus resultados, evidenciando que antes do desastre a empresa possuía reputação positiva, compromisso com a sustentabilidade e empregabilidade, mas com o desastre houve impacto negativo nessa imagem e reputação . Esperava-se aumento de 37% na capacidade produtiva, porém os Relatórios evidenciam prejuízo e desemprego. A ‘mídia’ destaca noticias que indicam impacto negativo para a empresa. A produção acadêmica teve um aumento em 2016, com destaque negativo em relação à imagem da empresa. A sociedade atribuiu nota de 4,67 à reputação. Em alguns meios há o pensamento que as preocupações socioambientais são meros dispêndios financeiros e humanos, porém a tragédia em Mariana reafirma que essas questões podem evitar/minimizar um desastre maior, o qual mais do que impactar o orçamento, pode acabar por paralisar toda a operação, lucratividade, a reputação e o valor de uma empresa.Universidade Federal de Campina Grande2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1031REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 10 n. 4 (2020): REUNIR ; 69-892237-366710.18696/reunir.v10i4reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1031/578Ivander Amado Borges Alves, Francisco Maria Braga Carneiro, Célia Alves Paiva, David info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-23T17:52:58Zoai:ojs.150.165.111.246:article/1031Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2020-12-23T17:52:58REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os efeitos do desastre ambiental de Mariana sobre a reputação da Samarco Mineração S.A. |
title |
Os efeitos do desastre ambiental de Mariana sobre a reputação da Samarco Mineração S.A. |
spellingShingle |
Os efeitos do desastre ambiental de Mariana sobre a reputação da Samarco Mineração S.A. Ivander Amado Borges Alves, Francisco Divulgação Sustentatabilidade Reputação |
title_short |
Os efeitos do desastre ambiental de Mariana sobre a reputação da Samarco Mineração S.A. |
title_full |
Os efeitos do desastre ambiental de Mariana sobre a reputação da Samarco Mineração S.A. |
title_fullStr |
Os efeitos do desastre ambiental de Mariana sobre a reputação da Samarco Mineração S.A. |
title_full_unstemmed |
Os efeitos do desastre ambiental de Mariana sobre a reputação da Samarco Mineração S.A. |
title_sort |
Os efeitos do desastre ambiental de Mariana sobre a reputação da Samarco Mineração S.A. |
author |
Ivander Amado Borges Alves, Francisco |
author_facet |
Ivander Amado Borges Alves, Francisco Maria Braga Carneiro, Célia Alves Paiva, David |
author_role |
author |
author2 |
Maria Braga Carneiro, Célia Alves Paiva, David |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ivander Amado Borges Alves, Francisco Maria Braga Carneiro, Célia Alves Paiva, David |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Divulgação Sustentatabilidade Reputação |
topic |
Divulgação Sustentatabilidade Reputação |
description |
A mineração tem elevado risco ambiental e o Brasil possui um histórico de impactos negativos, destacando-se o rompimento de Mariana, ocorrido em 2015. A divulgação da sustentabilidade é voluntária, as empresas podem fazê-la para agregar valor à imagem e à reputação corporativa e assim legitimar-se. O objetivo geral é analisar a divulgação e os reflexos na reputação da Samarco, antes (2014) e após o rompimento da barragem em Mariana (2016-2018), a luz da percepção de públicos interessados. Metodologicamente, o estudo é descritivo, quali-quantitativo, blibliográfico, documentol, estudo de caso e survey. A reputação da Samarco será analisada em quatro dimensões: empresa, mídia, academia e sociedade. Os achados mostram que as dimensões possuem sinergia em seus resultados, evidenciando que antes do desastre a empresa possuía reputação positiva, compromisso com a sustentabilidade e empregabilidade, mas com o desastre houve impacto negativo nessa imagem e reputação . Esperava-se aumento de 37% na capacidade produtiva, porém os Relatórios evidenciam prejuízo e desemprego. A ‘mídia’ destaca noticias que indicam impacto negativo para a empresa. A produção acadêmica teve um aumento em 2016, com destaque negativo em relação à imagem da empresa. A sociedade atribuiu nota de 4,67 à reputação. Em alguns meios há o pensamento que as preocupações socioambientais são meros dispêndios financeiros e humanos, porém a tragédia em Mariana reafirma que essas questões podem evitar/minimizar um desastre maior, o qual mais do que impactar o orçamento, pode acabar por paralisar toda a operação, lucratividade, a reputação e o valor de uma empresa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1031 |
url |
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1031/578 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 10 n. 4 (2020): REUNIR ; 69-89 2237-3667 10.18696/reunir.v10i4 reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
collection |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
repository.name.fl_str_mv |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistareunir2021@gmail.com | |
_version_ |
1799319824425287680 |