O estágio supervisionado no Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Física: contribuições para a formação docente na perspectiva dos estagiários
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza |
Texto Completo: | https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1405 |
Resumo: | Neste trabalho buscamos investigar algumas contribuições e desafios do componente curricular Estágio Supervisionado I para a formação docente, sob a perspectiva dos estagiários, no curso de Licenciatura em Física do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Trata-se de um estudo de caso, onde aplicamos um questionário aberto a 25 estudantes que já realizaram a disciplina de Estágio Supervisionado I (o qual aborda o ensino de ciências no Nível Fundamental) no Curso de Licenciatura em Física do CFP. Estes dados foram analisados de modo qualitativo e esquematizados como propõe Bardin (1977, 2011). Constatamos que os mesmos relatam inúmeros contratempos referentes ao processo burocrático do estágio, como também contribuições positivas em relação à prática na sala de aula, no que diz respeito à melhora do desempenho acadêmico dos estagiários ao longo do curso e na sua identificação como futuros professores de Física. Além disso, os estagiários evidenciam as experiências pessoais vividas, no sentido de contribuir significativamente para sua formação, não só como pessoa, ao interagir com pessoas de diferentes contextos, mas também profissional, ao permitir o contato e reflexão dos problemas enfrentados na sala de aula nesse nível de ensino. Palavras chave: Ensino de Física, Estágio supervisionado, Formação docente, Ensino Fundamental. |
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O estágio supervisionado no Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Física: contribuições para a formação docente na perspectiva dos estagiáriosNeste trabalho buscamos investigar algumas contribuições e desafios do componente curricular Estágio Supervisionado I para a formação docente, sob a perspectiva dos estagiários, no curso de Licenciatura em Física do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Trata-se de um estudo de caso, onde aplicamos um questionário aberto a 25 estudantes que já realizaram a disciplina de Estágio Supervisionado I (o qual aborda o ensino de ciências no Nível Fundamental) no Curso de Licenciatura em Física do CFP. Estes dados foram analisados de modo qualitativo e esquematizados como propõe Bardin (1977, 2011). Constatamos que os mesmos relatam inúmeros contratempos referentes ao processo burocrático do estágio, como também contribuições positivas em relação à prática na sala de aula, no que diz respeito à melhora do desempenho acadêmico dos estagiários ao longo do curso e na sua identificação como futuros professores de Física. Além disso, os estagiários evidenciam as experiências pessoais vividas, no sentido de contribuir significativamente para sua formação, não só como pessoa, ao interagir com pessoas de diferentes contextos, mas também profissional, ao permitir o contato e reflexão dos problemas enfrentados na sala de aula nesse nível de ensino. Palavras chave: Ensino de Física, Estágio supervisionado, Formação docente, Ensino Fundamental.Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza/CFP/UFCGDuarte, Mauro ParnaibaSilva, Heydson Henrique Brito da2020-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/140510.29215/pecen.v4i0.1405Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza; v. 4 (2020): Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza; 01-142526-823610.29215/pecen.v4i0reponame:Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Naturezainstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1405/pdf/*ref*/Agrello D.A. & Garg R. (2009) Mulheres na física: poder e preconceito nos países em desenvolvimento. Revista Brasileira de Ensino de Física, 31(1): 1305-1–1305-6. https://doi.org/10.1590/S1806-11172009000100005/*ref*/Bardin L. 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