O estágio supervisionado no Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Física: contribuições para a formação docente na perspectiva dos estagiários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Mauro Parnaiba
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Heydson Henrique Brito da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza
Texto Completo: https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1405
Resumo: Neste trabalho buscamos investigar algumas contribuições e desafios do componente curricular Estágio Supervisionado I para a formação docente, sob a perspectiva dos estagiários, no curso de Licenciatura em Física do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Trata-se de um estudo de caso, onde aplicamos um questionário aberto a 25 estudantes que já realizaram a disciplina de Estágio Supervisionado I (o qual aborda o ensino de ciências no Nível Fundamental) no Curso de Licenciatura em Física do CFP. Estes dados foram analisados de modo qualitativo e esquematizados como propõe Bardin (1977, 2011). Constatamos que os mesmos relatam inúmeros contratempos referentes ao processo burocrático do estágio, como também contribuições positivas em relação à prática na sala de aula, no que diz respeito à melhora do desempenho acadêmico dos estagiários ao longo do curso e na sua identificação como futuros professores de Física. Além disso, os estagiários evidenciam as experiências pessoais vividas, no sentido de contribuir significativamente para sua formação, não só como pessoa, ao interagir com pessoas de diferentes contextos, mas também profissional, ao permitir o contato e reflexão dos problemas enfrentados na sala de aula nesse nível de ensino. Palavras chave: Ensino de Física, Estágio supervisionado, Formação docente, Ensino Fundamental.
id UFCG-5_101ce1be9c5ebbc2febc73058a3c67a2
oai_identifier_str oai:ojs.cfp.revistas.ufcg.edu.br:article/1405
network_acronym_str UFCG-5
network_name_str Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza
repository_id_str
spelling O estágio supervisionado no Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Física: contribuições para a formação docente na perspectiva dos estagiáriosNeste trabalho buscamos investigar algumas contribuições e desafios do componente curricular Estágio Supervisionado I para a formação docente, sob a perspectiva dos estagiários, no curso de Licenciatura em Física do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Trata-se de um estudo de caso, onde aplicamos um questionário aberto a 25 estudantes que já realizaram a disciplina de Estágio Supervisionado I (o qual aborda o ensino de ciências no Nível Fundamental) no Curso de Licenciatura em Física do CFP. Estes dados foram analisados de modo qualitativo e esquematizados como propõe Bardin (1977, 2011). Constatamos que os mesmos relatam inúmeros contratempos referentes ao processo burocrático do estágio, como também contribuições positivas em relação à prática na sala de aula, no que diz respeito à melhora do desempenho acadêmico dos estagiários ao longo do curso e na sua identificação como futuros professores de Física. Além disso, os estagiários evidenciam as experiências pessoais vividas, no sentido de contribuir significativamente para sua formação, não só como pessoa, ao interagir com pessoas de diferentes contextos, mas também profissional, ao permitir o contato e reflexão dos problemas enfrentados na sala de aula nesse nível de ensino. Palavras chave: Ensino de Física, Estágio supervisionado, Formação docente, Ensino Fundamental.Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza/CFP/UFCGDuarte, Mauro ParnaibaSilva, Heydson Henrique Brito da2020-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/140510.29215/pecen.v4i0.1405Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza; v. 4 (2020): Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza; 01-142526-823610.29215/pecen.v4i0reponame:Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Naturezainstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1405/pdf/*ref*/Agrello D.A. & Garg R. (2009) Mulheres na física: poder e preconceito nos países em desenvolvimento. Revista Brasileira de Ensino de Física, 31(1): 1305-1–1305-6. https://doi.org/10.1590/S1806-11172009000100005/*ref*/Bardin L. (1977) L’Analyse de Contenu. Paris: Pressesuniversitaires de France. 233 p./*ref*/Bardin L. (2011) Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70. 280 p./*ref*/Barreiro I.M.F. & Gebran R.A. (2016) Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. 2° edição. São Paulo: Avercamp. 160 p./*ref*/Brasil (2012) Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Universidade Federal de Goiás. Licenciatura em Física: estágio supervisionado em física – considerações preliminares / Geonovese L.G.R. & Geonovese C.L.C.R. Goiânia: UFG-FUNEPE. 207 p./*ref*/Carvalho M.A.O. (2009) Estágio Supervisionado na Licenciatura em Física da Uel: Reflexões Sobre a Orientação e a Supervisão. Anais do Congresso Nacional de Educação, 1: 1–14. Curitiba: Editora Champagnat./*ref*/Carvalho A.M.P. (2013) Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage Learning. 192 p./*ref*/Celestino J.R. (2016) Uma Reflexão Acerca da Formação de Professores e a Realidade Educacional na Contemporaneidade. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 9: 85–98. Coutinho R.X., Folmer V. & Puntel R.L. (2014) Aproximando universidade e escola por meio do uso da produção acadêmica na sala de aula. Ciência & Educação, 20: 765–783. http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000300016/*ref*/Duarte J.B.A. (2005) Contestação escondida: As críticas de jovens à escola atual. São Paulo: Cortez. 128 p./*ref*/Leta J. (2003) As mulheres na ciência brasileira: crescimento, contrastes e um perfil de sucesso. Estudos Avançados, 17(49): 271–284. https://doi.org/10.1590/S0103-40142003000300016/*ref*/Marconi M.A. & Lakatos E.M. (2017) Técnicas de Pesquisa. 8° edição. São Paulo: Atlas. 318 p./*ref*/Martins A.F.P. (2009) Estágio supervisionado em Física: o pulso ainda pulsa.... Revista Brasileira de Ensino de Física, 31(3): 3402-1–3402-7./*ref*/Minayo M.C.S. & Sanches O. (1993) Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, 9(3): 239–262. https://doi.org/10.1590/S0102-311X1993000300002/*ref*/Pimenta S.G. (2013) O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? 11° edição. São Paulo: Cortez. 224 p./*ref*/Pimenta S.G. & Lima M.S.L. (2012) Estágio e docência. 7° edição. São Paulo: Cortez. 312 p./*ref*/Pozo J.I. & Crespo M.A.G. (2009) A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5° edição. Porto Alegre: Artmed. 296 p./*ref*/Prodanov C.C. & Freitas E.C. (2013) Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2° edição. Novo Hamburgo: Feevale. 276 p./*ref*/Silva W.R. & Fajardo-Turbin A.E. (2012) Como fazer relatórios de estágio supervisionado: formação de professores nas licenciaturas. Volume 1. Brasília: Liber Livro Editora. 232 p./*ref*/Silva L.C. & Miranda M.I. (2008) Estágio Supervisionado e Prática de Ensino: Desafios e Possibilidades. 1° edição. Volume 1. Araraquara: Junqueira & Marin editores. 178 p.Direitos autorais 2020 Autor e Revista mantêm os direitos da publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-31T14:45:01Zoai:ojs.cfp.revistas.ufcg.edu.br:article/1405Revistahttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECENPUBhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/oai||cienciasexatasenatureza@gmail.com2526-82362526-8236opendoar:2022-08-31T14:45:01Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O estágio supervisionado no Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Física: contribuições para a formação docente na perspectiva dos estagiários
title O estágio supervisionado no Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Física: contribuições para a formação docente na perspectiva dos estagiários
spellingShingle O estágio supervisionado no Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Física: contribuições para a formação docente na perspectiva dos estagiários
Duarte, Mauro Parnaiba
title_short O estágio supervisionado no Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Física: contribuições para a formação docente na perspectiva dos estagiários
title_full O estágio supervisionado no Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Física: contribuições para a formação docente na perspectiva dos estagiários
title_fullStr O estágio supervisionado no Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Física: contribuições para a formação docente na perspectiva dos estagiários
title_full_unstemmed O estágio supervisionado no Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Física: contribuições para a formação docente na perspectiva dos estagiários
title_sort O estágio supervisionado no Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Física: contribuições para a formação docente na perspectiva dos estagiários
author Duarte, Mauro Parnaiba
author_facet Duarte, Mauro Parnaiba
Silva, Heydson Henrique Brito da
author_role author
author2 Silva, Heydson Henrique Brito da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Mauro Parnaiba
Silva, Heydson Henrique Brito da
description Neste trabalho buscamos investigar algumas contribuições e desafios do componente curricular Estágio Supervisionado I para a formação docente, sob a perspectiva dos estagiários, no curso de Licenciatura em Física do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Trata-se de um estudo de caso, onde aplicamos um questionário aberto a 25 estudantes que já realizaram a disciplina de Estágio Supervisionado I (o qual aborda o ensino de ciências no Nível Fundamental) no Curso de Licenciatura em Física do CFP. Estes dados foram analisados de modo qualitativo e esquematizados como propõe Bardin (1977, 2011). Constatamos que os mesmos relatam inúmeros contratempos referentes ao processo burocrático do estágio, como também contribuições positivas em relação à prática na sala de aula, no que diz respeito à melhora do desempenho acadêmico dos estagiários ao longo do curso e na sua identificação como futuros professores de Física. Além disso, os estagiários evidenciam as experiências pessoais vividas, no sentido de contribuir significativamente para sua formação, não só como pessoa, ao interagir com pessoas de diferentes contextos, mas também profissional, ao permitir o contato e reflexão dos problemas enfrentados na sala de aula nesse nível de ensino. Palavras chave: Ensino de Física, Estágio supervisionado, Formação docente, Ensino Fundamental.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1405
10.29215/pecen.v4i0.1405
url https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1405
identifier_str_mv 10.29215/pecen.v4i0.1405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1405/pdf
/*ref*/Agrello D.A. & Garg R. (2009) Mulheres na física: poder e preconceito nos países em desenvolvimento. Revista Brasileira de Ensino de Física, 31(1): 1305-1–1305-6. https://doi.org/10.1590/S1806-11172009000100005
/*ref*/Bardin L. (1977) L’Analyse de Contenu. Paris: Pressesuniversitaires de France. 233 p.
/*ref*/Bardin L. (2011) Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70. 280 p.
/*ref*/Barreiro I.M.F. & Gebran R.A. (2016) Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. 2° edição. São Paulo: Avercamp. 160 p.
/*ref*/Brasil (2012) Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Universidade Federal de Goiás. Licenciatura em Física: estágio supervisionado em física – considerações preliminares / Geonovese L.G.R. & Geonovese C.L.C.R. Goiânia: UFG-FUNEPE. 207 p.
/*ref*/Carvalho M.A.O. (2009) Estágio Supervisionado na Licenciatura em Física da Uel: Reflexões Sobre a Orientação e a Supervisão. Anais do Congresso Nacional de Educação, 1: 1–14. Curitiba: Editora Champagnat.
/*ref*/Carvalho A.M.P. (2013) Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage Learning. 192 p.
/*ref*/Celestino J.R. (2016) Uma Reflexão Acerca da Formação de Professores e a Realidade Educacional na Contemporaneidade. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 9: 85–98. Coutinho R.X., Folmer V. & Puntel R.L. (2014) Aproximando universidade e escola por meio do uso da produção acadêmica na sala de aula. Ciência & Educação, 20: 765–783. http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000300016
/*ref*/Duarte J.B.A. (2005) Contestação escondida: As críticas de jovens à escola atual. São Paulo: Cortez. 128 p.
/*ref*/Leta J. (2003) As mulheres na ciência brasileira: crescimento, contrastes e um perfil de sucesso. Estudos Avançados, 17(49): 271–284. https://doi.org/10.1590/S0103-40142003000300016
/*ref*/Marconi M.A. & Lakatos E.M. (2017) Técnicas de Pesquisa. 8° edição. São Paulo: Atlas. 318 p.
/*ref*/Martins A.F.P. (2009) Estágio supervisionado em Física: o pulso ainda pulsa.... Revista Brasileira de Ensino de Física, 31(3): 3402-1–3402-7.
/*ref*/Minayo M.C.S. & Sanches O. (1993) Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, 9(3): 239–262. https://doi.org/10.1590/S0102-311X1993000300002
/*ref*/Pimenta S.G. (2013) O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? 11° edição. São Paulo: Cortez. 224 p.
/*ref*/Pimenta S.G. & Lima M.S.L. (2012) Estágio e docência. 7° edição. São Paulo: Cortez. 312 p.
/*ref*/Pozo J.I. & Crespo M.A.G. (2009) A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5° edição. Porto Alegre: Artmed. 296 p.
/*ref*/Prodanov C.C. & Freitas E.C. (2013) Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2° edição. Novo Hamburgo: Feevale. 276 p.
/*ref*/Silva W.R. & Fajardo-Turbin A.E. (2012) Como fazer relatórios de estágio supervisionado: formação de professores nas licenciaturas. Volume 1. Brasília: Liber Livro Editora. 232 p.
/*ref*/Silva L.C. & Miranda M.I. (2008) Estágio Supervisionado e Prática de Ensino: Desafios e Possibilidades. 1° edição. Volume 1. Araraquara: Junqueira & Marin editores. 178 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Autor e Revista mantêm os direitos da publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Autor e Revista mantêm os direitos da publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza/CFP/UFCG
publisher.none.fl_str_mv Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza/CFP/UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza; v. 4 (2020): Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza; 01-14
2526-8236
10.29215/pecen.v4i0
reponame:Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza
collection Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasexatasenatureza@gmail.com
_version_ 1797688386613411841