Do Calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC no ensino remoto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza |
Texto Completo: | https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1944 |
Resumo: | Propomos aqui a elaboração de material didático sobre o conceito de calor para a aplicação na educação básica, levando em consideração a construção desse conhecimento ao longo da história humana. Utilizamos uma abordagem baseada na História e Filosofia da Ciência (HFC) realizando uma interligação do conteúdo de calor com alguns episódios históricos, tais como os conceitos de Flogístico e Calórico, a determinação do equivalente mecânico do calor, a atribuição do “Joule” como unidade para energia e a importância de Rumford na evolução da teoria do calor, desenvolvendo assim uma prática de ensino que não seja isolada e descontextualizada. Também reproduzimos o famoso experimento de Joule, detalhando sua construção ao utilizar materiais simples e de fácil obtenção. Este recurso didático foi aplicado a uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública, e aqui detalharemos as etapas dessa aplicação. Uma pesquisa foi aplicada e intervenções realizadas, onde foram analisadas qualitativamente as superações e desenvolvimento dos conceitos térmicos na potencialidade da aprendizagem significativa e de uma formação integral. Como resultado tivemos um excelente aproveitamento da turma, pois observou-se as transformações nas ideias errôneas dos estudantes à medida que o conceito de calor foi empregado gradativamente ao longo das intervenções. |
id |
UFCG-5_1736ac7b349c119d2117e4e50362f976 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.cfp.revistas.ufcg.edu.br:article/1944 |
network_acronym_str |
UFCG-5 |
network_name_str |
Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza |
repository_id_str |
|
spelling |
Do Calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC no ensino remotoPropomos aqui a elaboração de material didático sobre o conceito de calor para a aplicação na educação básica, levando em consideração a construção desse conhecimento ao longo da história humana. Utilizamos uma abordagem baseada na História e Filosofia da Ciência (HFC) realizando uma interligação do conteúdo de calor com alguns episódios históricos, tais como os conceitos de Flogístico e Calórico, a determinação do equivalente mecânico do calor, a atribuição do “Joule” como unidade para energia e a importância de Rumford na evolução da teoria do calor, desenvolvendo assim uma prática de ensino que não seja isolada e descontextualizada. Também reproduzimos o famoso experimento de Joule, detalhando sua construção ao utilizar materiais simples e de fácil obtenção. Este recurso didático foi aplicado a uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública, e aqui detalharemos as etapas dessa aplicação. Uma pesquisa foi aplicada e intervenções realizadas, onde foram analisadas qualitativamente as superações e desenvolvimento dos conceitos térmicos na potencialidade da aprendizagem significativa e de uma formação integral. Como resultado tivemos um excelente aproveitamento da turma, pois observou-se as transformações nas ideias errôneas dos estudantes à medida que o conceito de calor foi empregado gradativamente ao longo das intervenções.Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza/CFP/UFCGRanalho, Renato Nunesda Silva, Heydson Henrique Brito2022-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/194410.29215/pecen.v6i0.1944Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza; v. 6 (2022): Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza; e19442526-823610.29215/pecen.v6i0reponame:Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Naturezainstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1944/pdfhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/downloadSuppFile/1944/360/*ref*/Brasil (2018) Base Nacional Comum Curricular: ensino médio. Brasília: MEC (SEB). 600 p./*ref*/Brasil (2002) Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC (SEMTEC). 40 p./*ref*/Brasil (2000) Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC (SEMTEC). 109 p./*ref*/Forato T.C.M. (2009) A natureza da ciência como saber escolar: um estudo de caso a partir da história da luz. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo./*ref*/Martins R.A., Silva C.C. & Prestes M.E.B. (2014) History and Philosophy of Science in Science Education in Brazil. In: Matthews M.R. (Ed.). International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching. Australia: Springer. 520 p./*ref*/Martins R.A (2006) Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. In: Silva C.C. (Ed.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física. 210 p./*ref*/Matthews M.R. (1995) História, filosofia e ensino de ciências: tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, 12(3): 164–214./*ref*/Medeiros A. (2009) Entrevista com o Conde Rumford: da teoria do calórico como o calor como uma forma de movimento. Física na Escola, 10(1): 4–16./*ref*/Moreira M.A. (2021) Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, 43(suppl. 1): 1–8./*ref*/Moreira M.A. & Masini E.F.S. (2006) Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. 2° edição. São Paulo: Centauro. 111 p./*ref*/Passos J.C. (2009) Os experimentos de Joule e a primeira lei da termodinâmica. Revista Brasileira de Ensino de Física, 31(3): 1–8./*ref*/Silva A.P.B., Forato T.C.M. & Gomes J.L.A.M.C. (2013) Concepções sobre a natureza do calor em diferentes contextos históricos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 30(3): 492–537.Direitos autorais 2022 Autor e Revista mantêm os direitos da publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-31T13:00:37Zoai:ojs.cfp.revistas.ufcg.edu.br:article/1944Revistahttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECENPUBhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/oai||cienciasexatasenatureza@gmail.com2526-82362526-8236opendoar:2022-10-31T13:00:37Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do Calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC no ensino remoto |
title |
Do Calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC no ensino remoto |
spellingShingle |
Do Calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC no ensino remoto Ranalho, Renato Nunes |
title_short |
Do Calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC no ensino remoto |
title_full |
Do Calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC no ensino remoto |
title_fullStr |
Do Calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC no ensino remoto |
title_full_unstemmed |
Do Calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC no ensino remoto |
title_sort |
Do Calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC no ensino remoto |
author |
Ranalho, Renato Nunes |
author_facet |
Ranalho, Renato Nunes da Silva, Heydson Henrique Brito |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Heydson Henrique Brito |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ranalho, Renato Nunes da Silva, Heydson Henrique Brito |
description |
Propomos aqui a elaboração de material didático sobre o conceito de calor para a aplicação na educação básica, levando em consideração a construção desse conhecimento ao longo da história humana. Utilizamos uma abordagem baseada na História e Filosofia da Ciência (HFC) realizando uma interligação do conteúdo de calor com alguns episódios históricos, tais como os conceitos de Flogístico e Calórico, a determinação do equivalente mecânico do calor, a atribuição do “Joule” como unidade para energia e a importância de Rumford na evolução da teoria do calor, desenvolvendo assim uma prática de ensino que não seja isolada e descontextualizada. Também reproduzimos o famoso experimento de Joule, detalhando sua construção ao utilizar materiais simples e de fácil obtenção. Este recurso didático foi aplicado a uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública, e aqui detalharemos as etapas dessa aplicação. Uma pesquisa foi aplicada e intervenções realizadas, onde foram analisadas qualitativamente as superações e desenvolvimento dos conceitos térmicos na potencialidade da aprendizagem significativa e de uma formação integral. Como resultado tivemos um excelente aproveitamento da turma, pois observou-se as transformações nas ideias errôneas dos estudantes à medida que o conceito de calor foi empregado gradativamente ao longo das intervenções. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1944 10.29215/pecen.v6i0.1944 |
url |
https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1944 |
identifier_str_mv |
10.29215/pecen.v6i0.1944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1944/pdf https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/downloadSuppFile/1944/360 /*ref*/Brasil (2018) Base Nacional Comum Curricular: ensino médio. Brasília: MEC (SEB). 600 p. /*ref*/Brasil (2002) Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC (SEMTEC). 40 p. /*ref*/Brasil (2000) Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC (SEMTEC). 109 p. /*ref*/Forato T.C.M. (2009) A natureza da ciência como saber escolar: um estudo de caso a partir da história da luz. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo. /*ref*/Martins R.A., Silva C.C. & Prestes M.E.B. (2014) History and Philosophy of Science in Science Education in Brazil. In: Matthews M.R. (Ed.). International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching. Australia: Springer. 520 p. /*ref*/Martins R.A (2006) Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. In: Silva C.C. (Ed.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física. 210 p. /*ref*/Matthews M.R. (1995) História, filosofia e ensino de ciências: tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, 12(3): 164–214. /*ref*/Medeiros A. (2009) Entrevista com o Conde Rumford: da teoria do calórico como o calor como uma forma de movimento. Física na Escola, 10(1): 4–16. /*ref*/Moreira M.A. (2021) Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, 43(suppl. 1): 1–8. /*ref*/Moreira M.A. & Masini E.F.S. (2006) Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. 2° edição. São Paulo: Centauro. 111 p. /*ref*/Passos J.C. (2009) Os experimentos de Joule e a primeira lei da termodinâmica. Revista Brasileira de Ensino de Física, 31(3): 1–8. /*ref*/Silva A.P.B., Forato T.C.M. & Gomes J.L.A.M.C. (2013) Concepções sobre a natureza do calor em diferentes contextos históricos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 30(3): 492–537. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Autor e Revista mantêm os direitos da publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Autor e Revista mantêm os direitos da publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza/CFP/UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza/CFP/UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza; v. 6 (2022): Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza; e1944 2526-8236 10.29215/pecen.v6i0 reponame:Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza |
collection |
Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cienciasexatasenatureza@gmail.com |
_version_ |
1797688386510651392 |