Concepções sobre força e movimento através de uma Abordagem HFC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11226 |
Resumo: | Este trabalho apresenta resultados de um estudo sobre concepções de força e movimento aplicados a estudantes do Ensino Médio. Através de uma abordagem utilizando a História e Filosofia da Ciência (HFC), trabalhamos uma atividade investigativa que permitiu aos estudantes uma evolução conceitual sobre força e movimento. Por meio das concepções prévias dos estudantes, e também, pela leitura de um texto de apoio, foram aplicados dois questionários interpretativos, que serviram como dados comparativos para nossa análise. Os resultados obtidos revelam que, embora algumas concepções antigas tenham sido substituídas cientificamente pelo conceito de força newtoniano, elas ainda estão presentes nas ideias dos estudantes e resistem a mudanças mesmo após o estudo das leis de Newton. Como resultado principal aponta-se que a História da Ciência pode ser um grande aliado para desconstrução de concepções alternativas, particularmente, quando essas concepções foram anteriormente apresentadas e superadas ao longo da história do desenvolvimento de um conceito |
id |
UFF-2_847c6f75afe51cfd6a143bcd59a711e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/11226 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Concepções sobre força e movimento através de uma Abordagem HFCHistória da ciênciaConcepções espontâneasConceito de força e movimentoAtividades investigativasForçaMovimentoHistória da CiênciaHistory of scienceApontaneous conceptionsConcept of force and movementInvestigative activitiesEste trabalho apresenta resultados de um estudo sobre concepções de força e movimento aplicados a estudantes do Ensino Médio. Através de uma abordagem utilizando a História e Filosofia da Ciência (HFC), trabalhamos uma atividade investigativa que permitiu aos estudantes uma evolução conceitual sobre força e movimento. Por meio das concepções prévias dos estudantes, e também, pela leitura de um texto de apoio, foram aplicados dois questionários interpretativos, que serviram como dados comparativos para nossa análise. Os resultados obtidos revelam que, embora algumas concepções antigas tenham sido substituídas cientificamente pelo conceito de força newtoniano, elas ainda estão presentes nas ideias dos estudantes e resistem a mudanças mesmo após o estudo das leis de Newton. Como resultado principal aponta-se que a História da Ciência pode ser um grande aliado para desconstrução de concepções alternativas, particularmente, quando essas concepções foram anteriormente apresentadas e superadas ao longo da história do desenvolvimento de um conceitoThis work presents results of a study about conceptions of force and movement applied to High School students. Through an approach using History and Philosophy of Science (HPS), we worked on an investigative activity that allowed students a conceptual evolution about force and movement. Through the students' previous conceptions, and also through the reading of a supporting text, two interpretative questionnaires were applied, which served as comparative data for our analysis. The results show that although some early conceptions have been scientifically replaced by the concept of Newtonian force, they are still present in students' ideas and resist to changes even after the study of Newton's laws. As a main result it is pointed out that the History of Science can be a great ally for the deconstruction of alternative conceptions, particularly when these conceptions were previously presented and surpassed throughout the history of the development of a conceptCosta, IsaCosta, Eden VieiraMansur, Newton Luiz PiresSilva, Felipe Martins2019-09-12T17:49:47Z2019-09-12T17:49:47Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Felipe Martins. Concepções sobre força e movimento através de uma abordagem HFC. 2018. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)-Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11226http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-27T17:53:35Zoai:app.uff.br:1/11226Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:33.777364Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções sobre força e movimento através de uma Abordagem HFC |
title |
Concepções sobre força e movimento através de uma Abordagem HFC |
spellingShingle |
Concepções sobre força e movimento através de uma Abordagem HFC Silva, Felipe Martins História da ciência Concepções espontâneas Conceito de força e movimento Atividades investigativas Força Movimento História da Ciência History of science Apontaneous conceptions Concept of force and movement Investigative activities |
title_short |
Concepções sobre força e movimento através de uma Abordagem HFC |
title_full |
Concepções sobre força e movimento através de uma Abordagem HFC |
title_fullStr |
Concepções sobre força e movimento através de uma Abordagem HFC |
title_full_unstemmed |
Concepções sobre força e movimento através de uma Abordagem HFC |
title_sort |
Concepções sobre força e movimento através de uma Abordagem HFC |
author |
Silva, Felipe Martins |
author_facet |
Silva, Felipe Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Isa Costa, Eden Vieira Mansur, Newton Luiz Pires |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Felipe Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da ciência Concepções espontâneas Conceito de força e movimento Atividades investigativas Força Movimento História da Ciência History of science Apontaneous conceptions Concept of force and movement Investigative activities |
topic |
História da ciência Concepções espontâneas Conceito de força e movimento Atividades investigativas Força Movimento História da Ciência History of science Apontaneous conceptions Concept of force and movement Investigative activities |
description |
Este trabalho apresenta resultados de um estudo sobre concepções de força e movimento aplicados a estudantes do Ensino Médio. Através de uma abordagem utilizando a História e Filosofia da Ciência (HFC), trabalhamos uma atividade investigativa que permitiu aos estudantes uma evolução conceitual sobre força e movimento. Por meio das concepções prévias dos estudantes, e também, pela leitura de um texto de apoio, foram aplicados dois questionários interpretativos, que serviram como dados comparativos para nossa análise. Os resultados obtidos revelam que, embora algumas concepções antigas tenham sido substituídas cientificamente pelo conceito de força newtoniano, elas ainda estão presentes nas ideias dos estudantes e resistem a mudanças mesmo após o estudo das leis de Newton. Como resultado principal aponta-se que a História da Ciência pode ser um grande aliado para desconstrução de concepções alternativas, particularmente, quando essas concepções foram anteriormente apresentadas e superadas ao longo da história do desenvolvimento de um conceito |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-09-12T17:49:47Z 2019-09-12T17:49:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Felipe Martins. Concepções sobre força e movimento através de uma abordagem HFC. 2018. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)-Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/11226 |
identifier_str_mv |
SILVA, Felipe Martins. Concepções sobre força e movimento através de uma abordagem HFC. 2018. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)-Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2018. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823580968648704 |