Concepções sobre força e movimento através de uma Abordagem HFC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Felipe Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11226
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de um estudo sobre concepções de força e movimento aplicados a estudantes do Ensino Médio. Através de uma abordagem utilizando a História e Filosofia da Ciência (HFC), trabalhamos uma atividade investigativa que permitiu aos estudantes uma evolução conceitual sobre força e movimento. Por meio das concepções prévias dos estudantes, e também, pela leitura de um texto de apoio, foram aplicados dois questionários interpretativos, que serviram como dados comparativos para nossa análise. Os resultados obtidos revelam que, embora algumas concepções antigas tenham sido substituídas cientificamente pelo conceito de força newtoniano, elas ainda estão presentes nas ideias dos estudantes e resistem a mudanças mesmo após o estudo das leis de Newton. Como resultado principal aponta-se que a História da Ciência pode ser um grande aliado para desconstrução de concepções alternativas, particularmente, quando essas concepções foram anteriormente apresentadas e superadas ao longo da história do desenvolvimento de um conceito
id UFF-2_847c6f75afe51cfd6a143bcd59a711e7
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11226
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Concepções sobre força e movimento através de uma Abordagem HFCHistória da ciênciaConcepções espontâneasConceito de força e movimentoAtividades investigativasForçaMovimentoHistória da CiênciaHistory of scienceApontaneous conceptionsConcept of force and movementInvestigative activitiesEste trabalho apresenta resultados de um estudo sobre concepções de força e movimento aplicados a estudantes do Ensino Médio. Através de uma abordagem utilizando a História e Filosofia da Ciência (HFC), trabalhamos uma atividade investigativa que permitiu aos estudantes uma evolução conceitual sobre força e movimento. Por meio das concepções prévias dos estudantes, e também, pela leitura de um texto de apoio, foram aplicados dois questionários interpretativos, que serviram como dados comparativos para nossa análise. Os resultados obtidos revelam que, embora algumas concepções antigas tenham sido substituídas cientificamente pelo conceito de força newtoniano, elas ainda estão presentes nas ideias dos estudantes e resistem a mudanças mesmo após o estudo das leis de Newton. Como resultado principal aponta-se que a História da Ciência pode ser um grande aliado para desconstrução de concepções alternativas, particularmente, quando essas concepções foram anteriormente apresentadas e superadas ao longo da história do desenvolvimento de um conceitoThis work presents results of a study about conceptions of force and movement applied to High School students. Through an approach using History and Philosophy of Science (HPS), we worked on an investigative activity that allowed students a conceptual evolution about force and movement. Through the students' previous conceptions, and also through the reading of a supporting text, two interpretative questionnaires were applied, which served as comparative data for our analysis. The results show that although some early conceptions have been scientifically replaced by the concept of Newtonian force, they are still present in students' ideas and resist to changes even after the study of Newton's laws. As a main result it is pointed out that the History of Science can be a great ally for the deconstruction of alternative conceptions, particularly when these conceptions were previously presented and surpassed throughout the history of the development of a conceptCosta, IsaCosta, Eden VieiraMansur, Newton Luiz PiresSilva, Felipe Martins2019-09-12T17:49:47Z2019-09-12T17:49:47Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Felipe Martins. Concepções sobre força e movimento através de uma abordagem HFC. 2018. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)-Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11226http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-27T17:53:35Zoai:app.uff.br:1/11226Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-27T17:53:35Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções sobre força e movimento através de uma Abordagem HFC
title Concepções sobre força e movimento através de uma Abordagem HFC
spellingShingle Concepções sobre força e movimento através de uma Abordagem HFC
Silva, Felipe Martins
História da ciência
Concepções espontâneas
Conceito de força e movimento
Atividades investigativas
Força
Movimento
História da Ciência
History of science
Apontaneous conceptions
Concept of force and movement
Investigative activities
title_short Concepções sobre força e movimento através de uma Abordagem HFC
title_full Concepções sobre força e movimento através de uma Abordagem HFC
title_fullStr Concepções sobre força e movimento através de uma Abordagem HFC
title_full_unstemmed Concepções sobre força e movimento através de uma Abordagem HFC
title_sort Concepções sobre força e movimento através de uma Abordagem HFC
author Silva, Felipe Martins
author_facet Silva, Felipe Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Isa
Costa, Eden Vieira
Mansur, Newton Luiz Pires
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Felipe Martins
dc.subject.por.fl_str_mv História da ciência
Concepções espontâneas
Conceito de força e movimento
Atividades investigativas
Força
Movimento
História da Ciência
History of science
Apontaneous conceptions
Concept of force and movement
Investigative activities
topic História da ciência
Concepções espontâneas
Conceito de força e movimento
Atividades investigativas
Força
Movimento
História da Ciência
History of science
Apontaneous conceptions
Concept of force and movement
Investigative activities
description Este trabalho apresenta resultados de um estudo sobre concepções de força e movimento aplicados a estudantes do Ensino Médio. Através de uma abordagem utilizando a História e Filosofia da Ciência (HFC), trabalhamos uma atividade investigativa que permitiu aos estudantes uma evolução conceitual sobre força e movimento. Por meio das concepções prévias dos estudantes, e também, pela leitura de um texto de apoio, foram aplicados dois questionários interpretativos, que serviram como dados comparativos para nossa análise. Os resultados obtidos revelam que, embora algumas concepções antigas tenham sido substituídas cientificamente pelo conceito de força newtoniano, elas ainda estão presentes nas ideias dos estudantes e resistem a mudanças mesmo após o estudo das leis de Newton. Como resultado principal aponta-se que a História da Ciência pode ser um grande aliado para desconstrução de concepções alternativas, particularmente, quando essas concepções foram anteriormente apresentadas e superadas ao longo da história do desenvolvimento de um conceito
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-09-12T17:49:47Z
2019-09-12T17:49:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Felipe Martins. Concepções sobre força e movimento através de uma abordagem HFC. 2018. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)-Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11226
identifier_str_mv SILVA, Felipe Martins. Concepções sobre força e movimento através de uma abordagem HFC. 2018. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)-Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838700969656320