O estudo do meio como instrumento didático- pedagógico no ensino de geografia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10198 |
Resumo: | O trabalho em questão apresenta as potencialidades da estratégia de ensino denominada estudo do meio como ferramenta primordial e necessária para o ensino de geografia. O intuito principal é compreender a importância do estudo do meio como metodologia didática mediadora para ensino de geografia e a sua contribuição para a construção do olhar geográfico dos estudantes que compõem o Ensino Médio da Escola Estadual Professor Crispim Coelho, localizada na cidade de Cajazeiras-PB. Refletimos sobre as principais estratégias que podem ser usadas no ensino e na geografia, enfatizando o estudo do meio. Conhecemos também as diferentes classificações de atividades de campo e suas formas de utilização. Explicitamos teoricamente a importância do estudo do meio e sua contribuição para a melhoria da prática docente, além de abordar suas principais etapas e potencialidades. Analisamos ainda os principais empecilhos e impedimentos que comprometem a concretização dessa prática e os problemas encontrados pelos professores para a adoção de estratégias didáticas estimuladoras nesse ambiente de ensino. A concretização da respectiva pesquisa só foi possível graças a realização de um criterioso levantamento bibliográfico que se deu a partir da leitura e análise de obras essenciais para o tratamento do tema sobreposto. A investigação in loco da área de estudo e dos sujeitos que aceitaram participar do processo de pesquisa também foi um dos momentos cruciais para que ocorresse o alcance dos resultados e o êxito do estudo. Reconhecemos e propomos o uso do estudo do meio como um dos instrumentos de ensino potencializadores da prática docente, mostrando que sua utilização é real e pertinente para a construção do conhecimento do educando. |
id |
UFCG_014b556c34e7a2bba7dca8d25ea8abf3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/10198 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O estudo do meio como instrumento didático- pedagógico no ensino de geografia.The study of the environment as a didactic-pedagogical instrument in the teaching of geography.Ensino de geografiaGeografia - estratégia de ensino.Geografia - prática de ensinoEstudo do meioGeography TeachingGeography- teaching strategy.Geography - teaching practiceMiddle studyGeografia.O trabalho em questão apresenta as potencialidades da estratégia de ensino denominada estudo do meio como ferramenta primordial e necessária para o ensino de geografia. O intuito principal é compreender a importância do estudo do meio como metodologia didática mediadora para ensino de geografia e a sua contribuição para a construção do olhar geográfico dos estudantes que compõem o Ensino Médio da Escola Estadual Professor Crispim Coelho, localizada na cidade de Cajazeiras-PB. Refletimos sobre as principais estratégias que podem ser usadas no ensino e na geografia, enfatizando o estudo do meio. Conhecemos também as diferentes classificações de atividades de campo e suas formas de utilização. Explicitamos teoricamente a importância do estudo do meio e sua contribuição para a melhoria da prática docente, além de abordar suas principais etapas e potencialidades. Analisamos ainda os principais empecilhos e impedimentos que comprometem a concretização dessa prática e os problemas encontrados pelos professores para a adoção de estratégias didáticas estimuladoras nesse ambiente de ensino. A concretização da respectiva pesquisa só foi possível graças a realização de um criterioso levantamento bibliográfico que se deu a partir da leitura e análise de obras essenciais para o tratamento do tema sobreposto. A investigação in loco da área de estudo e dos sujeitos que aceitaram participar do processo de pesquisa também foi um dos momentos cruciais para que ocorresse o alcance dos resultados e o êxito do estudo. Reconhecemos e propomos o uso do estudo do meio como um dos instrumentos de ensino potencializadores da prática docente, mostrando que sua utilização é real e pertinente para a construção do conhecimento do educando.The work in question presents the potentialities of the teaching strategy called study of the environment as a primordial and necessary tool for the teaching of geography. The main purpose is to understand the importance of the study of the environment as mediating didactic methodology for teaching geography and its contribution to the construction of the geographical view of the students who make up the Secondary School of the State School Professor Crispim Coelho, located in the city of Cajazeiras-PB . We reflect on the main strategies that can be used in teaching and geography, emphasizing the study of the environment. We also know the different classifications of field activities and their uses. We theoretically explain the importance of the study of the environment and its contribution to the improvement of teaching practice, in addition to addressing its main stages and potentialities. We also analyze the main obstacles and impediments that compromise the concretization of this practice and the problems encountered by the teachers for the adoption of didactic strategies in this teaching environment. The accomplishment of the respective research was only possible thanks to the accomplishment of a careful bibliographical survey that was based on the reading and analysis of essential works for the treatment of the overlapping theme. The on-site investigation of the study area and the subjects who accepted to participate in the research process was also one of the crucial moments for the achievement of the results and the success of the study to occur. We acknowledge and propose the use of the study of the environment as one of the teaching instruments that enhances teaching practice, showing that its use is real and relevant for the construction of the student's knowledge.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.ALVES, C. C. E.http://lattes.cnpq.br/4727172806308807SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca.ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.SOUZA, Cícero Gomes de.2018-12-122019-12-16T10:56:46Z2019-12-162019-12-16T10:56:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10198SOUZA, Cícero Gomes de. O estudo do meio como instrumento didático- pedagógico no ensino de geografia. 2018. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-23T13:52:39Zoai:localhost:riufcg/10198Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-23T13:52:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estudo do meio como instrumento didático- pedagógico no ensino de geografia. The study of the environment as a didactic-pedagogical instrument in the teaching of geography. |
title |
O estudo do meio como instrumento didático- pedagógico no ensino de geografia. |
spellingShingle |
O estudo do meio como instrumento didático- pedagógico no ensino de geografia. SOUZA, Cícero Gomes de. Ensino de geografia Geografia - estratégia de ensino. Geografia - prática de ensino Estudo do meio Geography Teaching Geography- teaching strategy. Geography - teaching practice Middle study Geografia. |
title_short |
O estudo do meio como instrumento didático- pedagógico no ensino de geografia. |
title_full |
O estudo do meio como instrumento didático- pedagógico no ensino de geografia. |
title_fullStr |
O estudo do meio como instrumento didático- pedagógico no ensino de geografia. |
title_full_unstemmed |
O estudo do meio como instrumento didático- pedagógico no ensino de geografia. |
title_sort |
O estudo do meio como instrumento didático- pedagógico no ensino de geografia. |
author |
SOUZA, Cícero Gomes de. |
author_facet |
SOUZA, Cícero Gomes de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. ALVES, C. C. E. http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca. ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Cícero Gomes de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de geografia Geografia - estratégia de ensino. Geografia - prática de ensino Estudo do meio Geography Teaching Geography- teaching strategy. Geography - teaching practice Middle study Geografia. |
topic |
Ensino de geografia Geografia - estratégia de ensino. Geografia - prática de ensino Estudo do meio Geography Teaching Geography- teaching strategy. Geography - teaching practice Middle study Geografia. |
description |
O trabalho em questão apresenta as potencialidades da estratégia de ensino denominada estudo do meio como ferramenta primordial e necessária para o ensino de geografia. O intuito principal é compreender a importância do estudo do meio como metodologia didática mediadora para ensino de geografia e a sua contribuição para a construção do olhar geográfico dos estudantes que compõem o Ensino Médio da Escola Estadual Professor Crispim Coelho, localizada na cidade de Cajazeiras-PB. Refletimos sobre as principais estratégias que podem ser usadas no ensino e na geografia, enfatizando o estudo do meio. Conhecemos também as diferentes classificações de atividades de campo e suas formas de utilização. Explicitamos teoricamente a importância do estudo do meio e sua contribuição para a melhoria da prática docente, além de abordar suas principais etapas e potencialidades. Analisamos ainda os principais empecilhos e impedimentos que comprometem a concretização dessa prática e os problemas encontrados pelos professores para a adoção de estratégias didáticas estimuladoras nesse ambiente de ensino. A concretização da respectiva pesquisa só foi possível graças a realização de um criterioso levantamento bibliográfico que se deu a partir da leitura e análise de obras essenciais para o tratamento do tema sobreposto. A investigação in loco da área de estudo e dos sujeitos que aceitaram participar do processo de pesquisa também foi um dos momentos cruciais para que ocorresse o alcance dos resultados e o êxito do estudo. Reconhecemos e propomos o uso do estudo do meio como um dos instrumentos de ensino potencializadores da prática docente, mostrando que sua utilização é real e pertinente para a construção do conhecimento do educando. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-12 2019-12-16T10:56:46Z 2019-12-16 2019-12-16T10:56:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10198 SOUZA, Cícero Gomes de. O estudo do meio como instrumento didático- pedagógico no ensino de geografia. 2018. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10198 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Cícero Gomes de. O estudo do meio como instrumento didático- pedagógico no ensino de geografia. 2018. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744422339870720 |