Comprometimento organizacional: um estudo com docentes de uma escola franqueada de idiomas de Campina Grande, PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Janaina Mittaly de.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5703
Resumo: O comprometimento organizacional é um dos temas mais estudado nas últimas décadas com o intuito de compreender a relação do funcionário com a organização a qual faz parte. O objetivo desta pesquisa foi analisar como se caracteriza o comprometimento organizacional de professores de uma Escola Franqueada de Idiomas de Campina Grande – PB, de acordo com a Escala de Bases de Comprometimento Organizacional (EBACO) validada por Medeiros (2003), que explora sete bases: afetiva, obrigação em permanecer, obrigação pelo desempenho, afiliativa, falta de oportunidades e recompensas e linha consistente de atividade e escassez de alternativas. A pesquisa realizada é caracterizada como quantitativa, exploratória e descritiva, sendo utilizado como instrumento para a coleta de dados o questionário proposto por Bastos et al. (2008). De acordo com os dados obtidos, verificou-se que os professores da escola franqueada de idiomas possuem baixo comprometimento organizacional, uma vez que, apenas duas bases alcançaram o nível de comprometimento ideal para uma organização, sendo elas: as bases obrigação pelo desempenho e escassez de alternativas. Contudo as demais bases atingiram um resultado desfavorável para a organização, as bases afetiva, obrigação em permanecer, afiliativa, falta de recompensas e oportunidades e linha consistente de atividades. Como os achados não podem ser generalizados para outras escolas franqueadas de idiomas e não apresentar esgotamento do tema, uma vez que o mesmo é abrangente, sugere-se a realização de novos estudos.
id UFCG_03be056c7673571037c28212d29c51c8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5703
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Comprometimento organizacional: um estudo com docentes de uma escola franqueada de idiomas de Campina Grande, PB.Organizational commitment: a study with teachers of a francaise language school in Campina Grande, PB.Comprometimento organizacionalEscala EBACODocentesOrganizational commitmentOCBS scaleTeachersAdministraçãoO comprometimento organizacional é um dos temas mais estudado nas últimas décadas com o intuito de compreender a relação do funcionário com a organização a qual faz parte. O objetivo desta pesquisa foi analisar como se caracteriza o comprometimento organizacional de professores de uma Escola Franqueada de Idiomas de Campina Grande – PB, de acordo com a Escala de Bases de Comprometimento Organizacional (EBACO) validada por Medeiros (2003), que explora sete bases: afetiva, obrigação em permanecer, obrigação pelo desempenho, afiliativa, falta de oportunidades e recompensas e linha consistente de atividade e escassez de alternativas. A pesquisa realizada é caracterizada como quantitativa, exploratória e descritiva, sendo utilizado como instrumento para a coleta de dados o questionário proposto por Bastos et al. (2008). De acordo com os dados obtidos, verificou-se que os professores da escola franqueada de idiomas possuem baixo comprometimento organizacional, uma vez que, apenas duas bases alcançaram o nível de comprometimento ideal para uma organização, sendo elas: as bases obrigação pelo desempenho e escassez de alternativas. Contudo as demais bases atingiram um resultado desfavorável para a organização, as bases afetiva, obrigação em permanecer, afiliativa, falta de recompensas e oportunidades e linha consistente de atividades. Como os achados não podem ser generalizados para outras escolas franqueadas de idiomas e não apresentar esgotamento do tema, uma vez que o mesmo é abrangente, sugere-se a realização de novos estudos.The organizational commitment is one of the most studied topics in recent decades in order to understand the employee's relationship with the organization to which it belongs. This study aims at analyzing how is characterized the organizational commitment of teachers from a Franchised Language School in Campina Grande - PB, according to the Organizational Commitment Basis Scale (OCBS) validated by Medeiros (2003), which explores seven bases: affective, obligation to remain, the performance obligation, affiliative, lack of opportunities and rewards and consistent activity line and lack of alternatives. The research is characterized as quantitative, exploratory and descriptive, and the questionnaire proposed by Bastos et al. (2008) was used as a tool for data collection. According to the achieved data, it was observed that teachers of the franchised language school have low organizational commitment since only two bases reached the level of ideal commitment to an organization, namely: the foundations obligation for performance and scarcity alternatives while the other bases reached with unfavourable results for the organization, namely: affective, obligation to remain, affiliative, lack of rewards and opportunities and consistent line activities bases. Given that findings must not be generalized to other franchised language schools and have no fear of the exhaustion, since it is comprehensive, it is suggested to carry out new studies.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGFIRMO, Luciene AlencarFIRMO, L. A.http://lattes.cnpq.br/8402966533535337CAVALCANTI, Elmano PontesCAVALCANTI, E. P.http://lattes.cnpq.br/3217476088555920CORREIA, Suzanne Érica NóbregaCORREIA, S. É. N.http://lattes.cnpq.br/0431849242809370SOUZA, Janaina Mittaly de.20152019-08-12T21:05:45Z2019-08-122019-08-12T21:05:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5703SOUZA, Janaina Mittaly de. Comprometimento organizacional: um estudo com docentes de uma escola franqueada de idiomas de Campina Grande, PB. 2015. 67 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5703porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-25T12:00:19Zoai:localhost:riufcg/5703Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-25T12:00:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Comprometimento organizacional: um estudo com docentes de uma escola franqueada de idiomas de Campina Grande, PB.
Organizational commitment: a study with teachers of a francaise language school in Campina Grande, PB.
title Comprometimento organizacional: um estudo com docentes de uma escola franqueada de idiomas de Campina Grande, PB.
spellingShingle Comprometimento organizacional: um estudo com docentes de uma escola franqueada de idiomas de Campina Grande, PB.
SOUZA, Janaina Mittaly de.
Comprometimento organizacional
Escala EBACO
Docentes
Organizational commitment
OCBS scale
Teachers
Administração
title_short Comprometimento organizacional: um estudo com docentes de uma escola franqueada de idiomas de Campina Grande, PB.
title_full Comprometimento organizacional: um estudo com docentes de uma escola franqueada de idiomas de Campina Grande, PB.
title_fullStr Comprometimento organizacional: um estudo com docentes de uma escola franqueada de idiomas de Campina Grande, PB.
title_full_unstemmed Comprometimento organizacional: um estudo com docentes de uma escola franqueada de idiomas de Campina Grande, PB.
title_sort Comprometimento organizacional: um estudo com docentes de uma escola franqueada de idiomas de Campina Grande, PB.
author SOUZA, Janaina Mittaly de.
author_facet SOUZA, Janaina Mittaly de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FIRMO, Luciene Alencar
FIRMO, L. A.
http://lattes.cnpq.br/8402966533535337
CAVALCANTI, Elmano Pontes
CAVALCANTI, E. P.
http://lattes.cnpq.br/3217476088555920
CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega
CORREIA, S. É. N.
http://lattes.cnpq.br/0431849242809370
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Janaina Mittaly de.
dc.subject.por.fl_str_mv Comprometimento organizacional
Escala EBACO
Docentes
Organizational commitment
OCBS scale
Teachers
Administração
topic Comprometimento organizacional
Escala EBACO
Docentes
Organizational commitment
OCBS scale
Teachers
Administração
description O comprometimento organizacional é um dos temas mais estudado nas últimas décadas com o intuito de compreender a relação do funcionário com a organização a qual faz parte. O objetivo desta pesquisa foi analisar como se caracteriza o comprometimento organizacional de professores de uma Escola Franqueada de Idiomas de Campina Grande – PB, de acordo com a Escala de Bases de Comprometimento Organizacional (EBACO) validada por Medeiros (2003), que explora sete bases: afetiva, obrigação em permanecer, obrigação pelo desempenho, afiliativa, falta de oportunidades e recompensas e linha consistente de atividade e escassez de alternativas. A pesquisa realizada é caracterizada como quantitativa, exploratória e descritiva, sendo utilizado como instrumento para a coleta de dados o questionário proposto por Bastos et al. (2008). De acordo com os dados obtidos, verificou-se que os professores da escola franqueada de idiomas possuem baixo comprometimento organizacional, uma vez que, apenas duas bases alcançaram o nível de comprometimento ideal para uma organização, sendo elas: as bases obrigação pelo desempenho e escassez de alternativas. Contudo as demais bases atingiram um resultado desfavorável para a organização, as bases afetiva, obrigação em permanecer, afiliativa, falta de recompensas e oportunidades e linha consistente de atividades. Como os achados não podem ser generalizados para outras escolas franqueadas de idiomas e não apresentar esgotamento do tema, uma vez que o mesmo é abrangente, sugere-se a realização de novos estudos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-08-12T21:05:45Z
2019-08-12
2019-08-12T21:05:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5703
SOUZA, Janaina Mittaly de. Comprometimento organizacional: um estudo com docentes de uma escola franqueada de idiomas de Campina Grande, PB. 2015. 67 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5703
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5703
identifier_str_mv SOUZA, Janaina Mittaly de. Comprometimento organizacional: um estudo com docentes de uma escola franqueada de idiomas de Campina Grande, PB. 2015. 67 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744385792802816