Um guia para educação em cidadania digital voltado ao ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRUZ, Jaciane de Oliveira.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34750
Resumo: O mundo se aproxima a quase 5 bilhões de usuários na internet, tornando-se a sua utilização um hábito imperceptível. Estamos conectados e precisamos seguir um conjunto de regras para um relacionamento virtual agradável, para isso, surge a cidadania digital. Cidadania digital pode ser entendido como um conjunto de normas que devemos seguir para utilizarmos o mundo digital, e as diferentes tecnologias que o constituem, com consciência, responsabilidade, ética e segurança. A temática abrange pessoas de todas as idades e gera especial atenção para as crianças e adolescentes. Considerando esse público, existem iniciativas relevantes de grandes empresas como a Google™, através da plataforma Interland[4], e de ONGs especializadas no uso seguro da internet, tais como SaferNet[9], nic.br e cetic.br[2]. Apesar dessas ações, ainda é um desafio a introdução de trilhas de conhecimento em cidadania digital para crianças e adolescentes na escola. O objetivo dessa pesquisa é desenvolver uma trilha de conhecimento para educação em cidadania digital voltada para o público do Ensino Fundamental (anos iniciais) que seja lúdica e participativa, com produção de material didático para alunos e professores, desenvolverem conhecimento e prática em cidadania digital.
id UFCG_03c1b7d483efe0293f33e504f8528480
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34750
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Um guia para educação em cidadania digital voltado ao ensino fundamental.A guide to digital citizenship education aimed at primary education.Cidadania DigitalEducação DigitalAprendizagem SignificativaConstrucionismoTrilha de Conhecimento – EducaçãoDigital CitizenshipDigital EducationMeaningful LearningConstructionismKnowledge Track – EducationCiência da ComputaçãoO mundo se aproxima a quase 5 bilhões de usuários na internet, tornando-se a sua utilização um hábito imperceptível. Estamos conectados e precisamos seguir um conjunto de regras para um relacionamento virtual agradável, para isso, surge a cidadania digital. Cidadania digital pode ser entendido como um conjunto de normas que devemos seguir para utilizarmos o mundo digital, e as diferentes tecnologias que o constituem, com consciência, responsabilidade, ética e segurança. A temática abrange pessoas de todas as idades e gera especial atenção para as crianças e adolescentes. Considerando esse público, existem iniciativas relevantes de grandes empresas como a Google™, através da plataforma Interland[4], e de ONGs especializadas no uso seguro da internet, tais como SaferNet[9], nic.br e cetic.br[2]. Apesar dessas ações, ainda é um desafio a introdução de trilhas de conhecimento em cidadania digital para crianças e adolescentes na escola. O objetivo dessa pesquisa é desenvolver uma trilha de conhecimento para educação em cidadania digital voltada para o público do Ensino Fundamental (anos iniciais) que seja lúdica e participativa, com produção de material didático para alunos e professores, desenvolverem conhecimento e prática em cidadania digital.The world approaches almost 5 billion Internet users, making its use an imperceptible habit. We are connected and we need to follow a set of rules for a pleasant virtual relationship, for this, digital citizenship arises.Digital citizenship can be understood as a set of norms that we must follow in order to use the digital world, and the different technologies that constitute it, with awareness, responsibility, ethics and security.The theme covers people of all ages and generates special attention for children and adolescents. Considering this audience, there are relevant initiatives by large companies such as Google™, through the Interland platform [4], and by NGOs specialized in the safe use of the internet, such as SaferNet[9], nic.br and cetic.br[2] . Despite these actions, introducing knowledge trails in digital citizenship for children and adolescents at school is still a challenge.The objective of this research is to develop a knowledge trail for education in digital citizenship aimed at the elementary school public (initial years) that is playful and participatory, with the production of didactic material for students and teachers to develop knowledge and practice in digital citizenship.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIUFCGSAMPAIO, Lívia Maria Rodrigues Sampaio.SAMPAIO, L. M. R.http://lattes.cnpq.br/4584896935221260ALMEIDA, Carlos Wilson Dantas de.de ALMEIDA, C. W. D.http://lattes.cnpq.br/5827398788235627BRASILEIRO, Francisco Vilar.BRASILEIRO, F.http://lattes.cnpq.br/5957855817378897CRUZ, Jaciane de Oliveira.2023-06-282024-02-26T17:23:21Z2024-02-262024-02-26T17:23:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34750CRUZ, Jaciane de Oliveira. Um guia para educação em cidadania digital voltado ao ensino fundamental. 2023. 12 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-26T17:23:22Zoai:localhost:riufcg/34750Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-26T17:23:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um guia para educação em cidadania digital voltado ao ensino fundamental.
A guide to digital citizenship education aimed at primary education.
title Um guia para educação em cidadania digital voltado ao ensino fundamental.
spellingShingle Um guia para educação em cidadania digital voltado ao ensino fundamental.
CRUZ, Jaciane de Oliveira.
Cidadania Digital
Educação Digital
Aprendizagem Significativa
Construcionismo
Trilha de Conhecimento – Educação
Digital Citizenship
Digital Education
Meaningful Learning
Constructionism
Knowledge Track – Education
Ciência da Computação
title_short Um guia para educação em cidadania digital voltado ao ensino fundamental.
title_full Um guia para educação em cidadania digital voltado ao ensino fundamental.
title_fullStr Um guia para educação em cidadania digital voltado ao ensino fundamental.
title_full_unstemmed Um guia para educação em cidadania digital voltado ao ensino fundamental.
title_sort Um guia para educação em cidadania digital voltado ao ensino fundamental.
author CRUZ, Jaciane de Oliveira.
author_facet CRUZ, Jaciane de Oliveira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SAMPAIO, Lívia Maria Rodrigues Sampaio.
SAMPAIO, L. M. R.
http://lattes.cnpq.br/4584896935221260
ALMEIDA, Carlos Wilson Dantas de.
de ALMEIDA, C. W. D.
http://lattes.cnpq.br/5827398788235627
BRASILEIRO, Francisco Vilar.
BRASILEIRO, F.
http://lattes.cnpq.br/5957855817378897
dc.contributor.author.fl_str_mv CRUZ, Jaciane de Oliveira.
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania Digital
Educação Digital
Aprendizagem Significativa
Construcionismo
Trilha de Conhecimento – Educação
Digital Citizenship
Digital Education
Meaningful Learning
Constructionism
Knowledge Track – Education
Ciência da Computação
topic Cidadania Digital
Educação Digital
Aprendizagem Significativa
Construcionismo
Trilha de Conhecimento – Educação
Digital Citizenship
Digital Education
Meaningful Learning
Constructionism
Knowledge Track – Education
Ciência da Computação
description O mundo se aproxima a quase 5 bilhões de usuários na internet, tornando-se a sua utilização um hábito imperceptível. Estamos conectados e precisamos seguir um conjunto de regras para um relacionamento virtual agradável, para isso, surge a cidadania digital. Cidadania digital pode ser entendido como um conjunto de normas que devemos seguir para utilizarmos o mundo digital, e as diferentes tecnologias que o constituem, com consciência, responsabilidade, ética e segurança. A temática abrange pessoas de todas as idades e gera especial atenção para as crianças e adolescentes. Considerando esse público, existem iniciativas relevantes de grandes empresas como a Google™, através da plataforma Interland[4], e de ONGs especializadas no uso seguro da internet, tais como SaferNet[9], nic.br e cetic.br[2]. Apesar dessas ações, ainda é um desafio a introdução de trilhas de conhecimento em cidadania digital para crianças e adolescentes na escola. O objetivo dessa pesquisa é desenvolver uma trilha de conhecimento para educação em cidadania digital voltada para o público do Ensino Fundamental (anos iniciais) que seja lúdica e participativa, com produção de material didático para alunos e professores, desenvolverem conhecimento e prática em cidadania digital.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-28
2024-02-26T17:23:21Z
2024-02-26
2024-02-26T17:23:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34750
CRUZ, Jaciane de Oliveira. Um guia para educação em cidadania digital voltado ao ensino fundamental. 2023. 12 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34750
identifier_str_mv CRUZ, Jaciane de Oliveira. Um guia para educação em cidadania digital voltado ao ensino fundamental. 2023. 12 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744614548045824