Um guia para educação em cidadania digital voltado ao ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34750 |
Resumo: | O mundo se aproxima a quase 5 bilhões de usuários na internet, tornando-se a sua utilização um hábito imperceptível. Estamos conectados e precisamos seguir um conjunto de regras para um relacionamento virtual agradável, para isso, surge a cidadania digital. Cidadania digital pode ser entendido como um conjunto de normas que devemos seguir para utilizarmos o mundo digital, e as diferentes tecnologias que o constituem, com consciência, responsabilidade, ética e segurança. A temática abrange pessoas de todas as idades e gera especial atenção para as crianças e adolescentes. Considerando esse público, existem iniciativas relevantes de grandes empresas como a Google™, através da plataforma Interland[4], e de ONGs especializadas no uso seguro da internet, tais como SaferNet[9], nic.br e cetic.br[2]. Apesar dessas ações, ainda é um desafio a introdução de trilhas de conhecimento em cidadania digital para crianças e adolescentes na escola. O objetivo dessa pesquisa é desenvolver uma trilha de conhecimento para educação em cidadania digital voltada para o público do Ensino Fundamental (anos iniciais) que seja lúdica e participativa, com produção de material didático para alunos e professores, desenvolverem conhecimento e prática em cidadania digital. |
id |
UFCG_03c1b7d483efe0293f33e504f8528480 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34750 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Um guia para educação em cidadania digital voltado ao ensino fundamental.A guide to digital citizenship education aimed at primary education.Cidadania DigitalEducação DigitalAprendizagem SignificativaConstrucionismoTrilha de Conhecimento – EducaçãoDigital CitizenshipDigital EducationMeaningful LearningConstructionismKnowledge Track – EducationCiência da ComputaçãoO mundo se aproxima a quase 5 bilhões de usuários na internet, tornando-se a sua utilização um hábito imperceptível. Estamos conectados e precisamos seguir um conjunto de regras para um relacionamento virtual agradável, para isso, surge a cidadania digital. Cidadania digital pode ser entendido como um conjunto de normas que devemos seguir para utilizarmos o mundo digital, e as diferentes tecnologias que o constituem, com consciência, responsabilidade, ética e segurança. A temática abrange pessoas de todas as idades e gera especial atenção para as crianças e adolescentes. Considerando esse público, existem iniciativas relevantes de grandes empresas como a Google™, através da plataforma Interland[4], e de ONGs especializadas no uso seguro da internet, tais como SaferNet[9], nic.br e cetic.br[2]. Apesar dessas ações, ainda é um desafio a introdução de trilhas de conhecimento em cidadania digital para crianças e adolescentes na escola. O objetivo dessa pesquisa é desenvolver uma trilha de conhecimento para educação em cidadania digital voltada para o público do Ensino Fundamental (anos iniciais) que seja lúdica e participativa, com produção de material didático para alunos e professores, desenvolverem conhecimento e prática em cidadania digital.The world approaches almost 5 billion Internet users, making its use an imperceptible habit. We are connected and we need to follow a set of rules for a pleasant virtual relationship, for this, digital citizenship arises.Digital citizenship can be understood as a set of norms that we must follow in order to use the digital world, and the different technologies that constitute it, with awareness, responsibility, ethics and security.The theme covers people of all ages and generates special attention for children and adolescents. Considering this audience, there are relevant initiatives by large companies such as Google™, through the Interland platform [4], and by NGOs specialized in the safe use of the internet, such as SaferNet[9], nic.br and cetic.br[2] . Despite these actions, introducing knowledge trails in digital citizenship for children and adolescents at school is still a challenge.The objective of this research is to develop a knowledge trail for education in digital citizenship aimed at the elementary school public (initial years) that is playful and participatory, with the production of didactic material for students and teachers to develop knowledge and practice in digital citizenship.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIUFCGSAMPAIO, Lívia Maria Rodrigues Sampaio.SAMPAIO, L. M. R.http://lattes.cnpq.br/4584896935221260ALMEIDA, Carlos Wilson Dantas de.de ALMEIDA, C. W. D.http://lattes.cnpq.br/5827398788235627BRASILEIRO, Francisco Vilar.BRASILEIRO, F.http://lattes.cnpq.br/5957855817378897CRUZ, Jaciane de Oliveira.2023-06-282024-02-26T17:23:21Z2024-02-262024-02-26T17:23:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34750CRUZ, Jaciane de Oliveira. Um guia para educação em cidadania digital voltado ao ensino fundamental. 2023. 12 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-26T17:23:22Zoai:localhost:riufcg/34750Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-26T17:23:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um guia para educação em cidadania digital voltado ao ensino fundamental. A guide to digital citizenship education aimed at primary education. |
title |
Um guia para educação em cidadania digital voltado ao ensino fundamental. |
spellingShingle |
Um guia para educação em cidadania digital voltado ao ensino fundamental. CRUZ, Jaciane de Oliveira. Cidadania Digital Educação Digital Aprendizagem Significativa Construcionismo Trilha de Conhecimento – Educação Digital Citizenship Digital Education Meaningful Learning Constructionism Knowledge Track – Education Ciência da Computação |
title_short |
Um guia para educação em cidadania digital voltado ao ensino fundamental. |
title_full |
Um guia para educação em cidadania digital voltado ao ensino fundamental. |
title_fullStr |
Um guia para educação em cidadania digital voltado ao ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
Um guia para educação em cidadania digital voltado ao ensino fundamental. |
title_sort |
Um guia para educação em cidadania digital voltado ao ensino fundamental. |
author |
CRUZ, Jaciane de Oliveira. |
author_facet |
CRUZ, Jaciane de Oliveira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SAMPAIO, Lívia Maria Rodrigues Sampaio. SAMPAIO, L. M. R. http://lattes.cnpq.br/4584896935221260 ALMEIDA, Carlos Wilson Dantas de. de ALMEIDA, C. W. D. http://lattes.cnpq.br/5827398788235627 BRASILEIRO, Francisco Vilar. BRASILEIRO, F. http://lattes.cnpq.br/5957855817378897 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CRUZ, Jaciane de Oliveira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania Digital Educação Digital Aprendizagem Significativa Construcionismo Trilha de Conhecimento – Educação Digital Citizenship Digital Education Meaningful Learning Constructionism Knowledge Track – Education Ciência da Computação |
topic |
Cidadania Digital Educação Digital Aprendizagem Significativa Construcionismo Trilha de Conhecimento – Educação Digital Citizenship Digital Education Meaningful Learning Constructionism Knowledge Track – Education Ciência da Computação |
description |
O mundo se aproxima a quase 5 bilhões de usuários na internet, tornando-se a sua utilização um hábito imperceptível. Estamos conectados e precisamos seguir um conjunto de regras para um relacionamento virtual agradável, para isso, surge a cidadania digital. Cidadania digital pode ser entendido como um conjunto de normas que devemos seguir para utilizarmos o mundo digital, e as diferentes tecnologias que o constituem, com consciência, responsabilidade, ética e segurança. A temática abrange pessoas de todas as idades e gera especial atenção para as crianças e adolescentes. Considerando esse público, existem iniciativas relevantes de grandes empresas como a Google™, através da plataforma Interland[4], e de ONGs especializadas no uso seguro da internet, tais como SaferNet[9], nic.br e cetic.br[2]. Apesar dessas ações, ainda é um desafio a introdução de trilhas de conhecimento em cidadania digital para crianças e adolescentes na escola. O objetivo dessa pesquisa é desenvolver uma trilha de conhecimento para educação em cidadania digital voltada para o público do Ensino Fundamental (anos iniciais) que seja lúdica e participativa, com produção de material didático para alunos e professores, desenvolverem conhecimento e prática em cidadania digital. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-28 2024-02-26T17:23:21Z 2024-02-26 2024-02-26T17:23:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34750 CRUZ, Jaciane de Oliveira. Um guia para educação em cidadania digital voltado ao ensino fundamental. 2023. 12 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34750 |
identifier_str_mv |
CRUZ, Jaciane de Oliveira. Um guia para educação em cidadania digital voltado ao ensino fundamental. 2023. 12 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744614548045824 |