A comunicação interna como ferramenta do endomarketing: uma análise na empresa Grupo Vila Velha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Valessa Lemos da
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000mkkj
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20057
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Administração, RS, 2019.
id UFSM_3b4481d7154592907772b4a28ce64243
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/20057
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A comunicação interna como ferramenta do endomarketing: uma análise na empresa Grupo Vila VelhaInternal Communication as tool of endomarketing: an analysis in the group company Vila VelhaComunicação internaEndomarketingGestão de pessoasInternal communicationEndomarketingPeople managementCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOTrabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Administração, RS, 2019.The present study has as general objective to analyze the internal communication in the company Vila Velha Group as an essential tool in an endomarketing process. It is the analysis of a thematic by means of a descriptive case study, with a predominantly quantitative approach. The study population consisted of 14 researchers. The research data were obtained through a structured questionnaire with closed, open and multiple-choice questions, free non-participant observation and analysis of the organization's documents. For the analysis of the primary data, simple statistical analysis was used, and the secondary data were analyzed through documentary analysis. The research showed that most employees prefer the oral form to receive information and they would like their opinions and suggestions to be more heard and implemented. Because of this, they suggest including the suggestion box, individual conversations, and feedbacks within the company. It is emphasized that the communication channel preferred by employees is the meetings.O presente estudo tem por objetivo geral analisar a comunicação interna na empresa Grupo Vila Velha como ferramenta essencial em um processo de endomarketing. Trata-se da análise de uma temática por meio de um estudo de caso descritivo, com uma abordagem, predominantemente, quantitativa. A população investigada foi composta por 14 pesquisados. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de questionário estruturado com perguntas fechadas, abertas e de múltipla escolha, observação livre não participante e análise de documentos da organização. Para a análise dos dados primários foi utilizada a análise estatística simples e os dados secundários foram analisados por meio da análise documental. Na pesquisa foi evidenciado que a maioria dos colaboradores preferem a forma oral para receber informações e os mesmos gostariam que suas opiniões e sugestões fossem mais ouvidas, e implementadas. Devido a isso, sugerem a inclusão da caixa de sugestões, conversas individuais e feedbacks dentro da empresa. Ressalta-se que o canal de comunicação preferido pelos colaboradores são as reuniões.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMUFSM Palmeira das MissõesAndrade, Sílvia Patricia Cavalheiro deSilva, Valessa Lemos da2020-10-05T19:27:01Z2020-10-05T19:27:01Z2019-07-032019Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20057ark:/26339/001300000mkkjporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-07-06T14:08:36Zoai:repositorio.ufsm.br:1/20057Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-07-06T14:08:36Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação interna como ferramenta do endomarketing: uma análise na empresa Grupo Vila Velha
Internal Communication as tool of endomarketing: an analysis in the group company Vila Velha
title A comunicação interna como ferramenta do endomarketing: uma análise na empresa Grupo Vila Velha
spellingShingle A comunicação interna como ferramenta do endomarketing: uma análise na empresa Grupo Vila Velha
Silva, Valessa Lemos da
Comunicação interna
Endomarketing
Gestão de pessoas
Internal communication
Endomarketing
People management
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short A comunicação interna como ferramenta do endomarketing: uma análise na empresa Grupo Vila Velha
title_full A comunicação interna como ferramenta do endomarketing: uma análise na empresa Grupo Vila Velha
title_fullStr A comunicação interna como ferramenta do endomarketing: uma análise na empresa Grupo Vila Velha
title_full_unstemmed A comunicação interna como ferramenta do endomarketing: uma análise na empresa Grupo Vila Velha
title_sort A comunicação interna como ferramenta do endomarketing: uma análise na empresa Grupo Vila Velha
author Silva, Valessa Lemos da
author_facet Silva, Valessa Lemos da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Sílvia Patricia Cavalheiro de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Valessa Lemos da
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação interna
Endomarketing
Gestão de pessoas
Internal communication
Endomarketing
People management
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Comunicação interna
Endomarketing
Gestão de pessoas
Internal communication
Endomarketing
People management
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Administração, RS, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-03
2019
2020-10-05T19:27:01Z
2020-10-05T19:27:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20057
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000mkkj
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20057
identifier_str_mv ark:/26339/001300000mkkj
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
UFSM Palmeira das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
UFSM Palmeira das Missões
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172362591535104