A comunicação interna como ferramenta do endomarketing: uma análise na empresa Grupo Vila Velha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000mkkj |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20057 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Administração, RS, 2019. |
id |
UFSM_3b4481d7154592907772b4a28ce64243 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/20057 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A comunicação interna como ferramenta do endomarketing: uma análise na empresa Grupo Vila VelhaInternal Communication as tool of endomarketing: an analysis in the group company Vila VelhaComunicação internaEndomarketingGestão de pessoasInternal communicationEndomarketingPeople managementCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOTrabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Administração, RS, 2019.The present study has as general objective to analyze the internal communication in the company Vila Velha Group as an essential tool in an endomarketing process. It is the analysis of a thematic by means of a descriptive case study, with a predominantly quantitative approach. The study population consisted of 14 researchers. The research data were obtained through a structured questionnaire with closed, open and multiple-choice questions, free non-participant observation and analysis of the organization's documents. For the analysis of the primary data, simple statistical analysis was used, and the secondary data were analyzed through documentary analysis. The research showed that most employees prefer the oral form to receive information and they would like their opinions and suggestions to be more heard and implemented. Because of this, they suggest including the suggestion box, individual conversations, and feedbacks within the company. It is emphasized that the communication channel preferred by employees is the meetings.O presente estudo tem por objetivo geral analisar a comunicação interna na empresa Grupo Vila Velha como ferramenta essencial em um processo de endomarketing. Trata-se da análise de uma temática por meio de um estudo de caso descritivo, com uma abordagem, predominantemente, quantitativa. A população investigada foi composta por 14 pesquisados. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de questionário estruturado com perguntas fechadas, abertas e de múltipla escolha, observação livre não participante e análise de documentos da organização. Para a análise dos dados primários foi utilizada a análise estatística simples e os dados secundários foram analisados por meio da análise documental. Na pesquisa foi evidenciado que a maioria dos colaboradores preferem a forma oral para receber informações e os mesmos gostariam que suas opiniões e sugestões fossem mais ouvidas, e implementadas. Devido a isso, sugerem a inclusão da caixa de sugestões, conversas individuais e feedbacks dentro da empresa. Ressalta-se que o canal de comunicação preferido pelos colaboradores são as reuniões.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMUFSM Palmeira das MissõesAndrade, Sílvia Patricia Cavalheiro deSilva, Valessa Lemos da2020-10-05T19:27:01Z2020-10-05T19:27:01Z2019-07-032019Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20057ark:/26339/001300000mkkjporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-07-06T14:08:36Zoai:repositorio.ufsm.br:1/20057Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-07-06T14:08:36Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação interna como ferramenta do endomarketing: uma análise na empresa Grupo Vila Velha Internal Communication as tool of endomarketing: an analysis in the group company Vila Velha |
title |
A comunicação interna como ferramenta do endomarketing: uma análise na empresa Grupo Vila Velha |
spellingShingle |
A comunicação interna como ferramenta do endomarketing: uma análise na empresa Grupo Vila Velha Silva, Valessa Lemos da Comunicação interna Endomarketing Gestão de pessoas Internal communication Endomarketing People management CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
A comunicação interna como ferramenta do endomarketing: uma análise na empresa Grupo Vila Velha |
title_full |
A comunicação interna como ferramenta do endomarketing: uma análise na empresa Grupo Vila Velha |
title_fullStr |
A comunicação interna como ferramenta do endomarketing: uma análise na empresa Grupo Vila Velha |
title_full_unstemmed |
A comunicação interna como ferramenta do endomarketing: uma análise na empresa Grupo Vila Velha |
title_sort |
A comunicação interna como ferramenta do endomarketing: uma análise na empresa Grupo Vila Velha |
author |
Silva, Valessa Lemos da |
author_facet |
Silva, Valessa Lemos da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Andrade, Sílvia Patricia Cavalheiro de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Valessa Lemos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação interna Endomarketing Gestão de pessoas Internal communication Endomarketing People management CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
Comunicação interna Endomarketing Gestão de pessoas Internal communication Endomarketing People management CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Administração, RS, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-03 2019 2020-10-05T19:27:01Z 2020-10-05T19:27:01Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20057 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000mkkj |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20057 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000mkkj |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM UFSM Palmeira das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM UFSM Palmeira das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172362591535104 |