Colecionador de minúcias: a história de Ceará do arquivo privado de Guilherme Studart.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BATISTA, Paula Virgínia Pinheiro.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34110
Resumo: O médico, vice-cônsul da Inglaterra no Ceará e historiador Barão de Studart foi sócio de várias entidades culturais e membro do Instituto do Ceará, do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro (IHGB), do Centro Abolicionista e da Sociedade Bibliográfica da França. Guilherme Studart era apaixonado pela sua coleção, colecionava papéis, como cartas institucionais, pessoais e familiares, panfletos, folhetos, boletins, recortes de jornais, programas de congressos, mapas, estatutos, fotografias, convites, partituras, cartões postais e documentos sobre a História do Ceará, enfim, uma infinidade de “artefatos” da cultura letrada. Além de colecionador, Guilherme Studart era um pesquisador incansável e o resultado de suas buscas a documentos históricos em diversos arquivos foi preservado num acervo denominado por ele de “Coleção Studart”. Torna-se imprescindível analisar essa Coleção e pensar sobre as razões de sua concepção e preservação, ressaltando a importância do seu colecionador para os estudos históricos no Ceará, posto que ele publicou obras de vulto, aclamadas como obras de referência para qualquer historiador cearense como Notas para a História do Ceará, Datas e Fatos para a História do Ceará (3 volumes), Dicionário Bio-Bibliográfico Cearense (3 volumes), Usos e superstições Cearenses e Geografia do Ceará, dentre outras. Ao reunir esses papéis pessoais e institucionais em uma coleção, o Barão de Studart nos permite vislumbrar os modos de produção, impressão, circulação e recepção desses “artefatos culturais” no universo letrado cearense, posto que essas fontes nos indiquem o cotidiano do fazer historiográfico, com a troca de experiências presente nas correspondências trocadas entre Guilherme Studart e diversos intelectuais brasileiros e estrangeiros como Eusébio de Souza, Clóvis Beviláqua, Capistrano de Abreu, Rocha Pombo, Jonh Casper Branner, Alfredo de Carvalho, Basílio Magalhães e Max Fleiuss. Nas cartas, esses correspondentes comentam sobre dificuldade de escrita, publicação e circulação de suas obras, além de relatarem suas “apropriações” de autores e livros em âmbito nacional e internacional.
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