Satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis em relação ao próprio curso no CCJS/UFCG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Vanessa Nascimento da.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15058
Resumo: Os serviços educacionais têm passado por um acelerado processo de expansão, ocasionando uma expressiva concorrência entre as Instituições de Ensino Superior (IES), exigindo que as mesmas se preocupem cada vez mais com os cursos oferecidos e com a satisfação de seus alunos. Pensando nisso, o estudo objetiva verificar se o grau de satisfação que os discentes têm em relação ao seu curso influencia na forma de como eles interagem no processo de ensino aprendizagem. Metodologicamente a pesquisa foi do tipo exploratória, descritiva e quantitativa. O estudo foi realizado com 85 alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande campus de Sousa. O questionário é estruturado com duas etapas: a primeira será composta por 4 perguntas referentes ao perfil do público-alvo; e a segunda conta com 42 perguntas relacionadas ao tema central de satisfação. As perguntas foram analisadas em categorias, baseadas na pesquisa realizada por Paswan e Young. Com relação aos resultados inerentes a pesquisa, observou-se que em sua maioria os estudantes concordam parcialmente acerca do envolvimento do professor, a exigência e organização do curso, como também a respeito da satisfação geral do corpo discente. A partir de tudo que foi abordado, conclui-se que estudos dessa natureza são necessários para o desenvolvimento dos cursos, como é o caso de Ciências Contábeis. De modo que, na medida em que compreendemos a necessidade do corpo discente e docente, bem como, a interação entre eles, como também as limitações e desafios vivenciados pelas universidades, é possível elucidar novas possibilidades e enxergar novos caminhos, buscando otimizar o curso, o conhecimento dos acadêmicos e futuros profissionais e a dinâmica dos professores.
id UFCG_0629971d5b0ebc58de1d6c1cf2b402e7
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/15058
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis em relação ao próprio curso no CCJS/UFCG.Accounting students' satisfaction with the CCJS / UFCG course itself.Satisfação dos discentesCiências ContábeisInteresse do alunoEnvolvimento do professorInteraçãoEnsino Superior no BrasilExigências do cursoStudent satisfactionAccounting SciencesStudent interestTeacher involvementInteractionHigher Education in BrazilCourse requirementsContabilidadeOs serviços educacionais têm passado por um acelerado processo de expansão, ocasionando uma expressiva concorrência entre as Instituições de Ensino Superior (IES), exigindo que as mesmas se preocupem cada vez mais com os cursos oferecidos e com a satisfação de seus alunos. Pensando nisso, o estudo objetiva verificar se o grau de satisfação que os discentes têm em relação ao seu curso influencia na forma de como eles interagem no processo de ensino aprendizagem. Metodologicamente a pesquisa foi do tipo exploratória, descritiva e quantitativa. O estudo foi realizado com 85 alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande campus de Sousa. O questionário é estruturado com duas etapas: a primeira será composta por 4 perguntas referentes ao perfil do público-alvo; e a segunda conta com 42 perguntas relacionadas ao tema central de satisfação. As perguntas foram analisadas em categorias, baseadas na pesquisa realizada por Paswan e Young. Com relação aos resultados inerentes a pesquisa, observou-se que em sua maioria os estudantes concordam parcialmente acerca do envolvimento do professor, a exigência e organização do curso, como também a respeito da satisfação geral do corpo discente. A partir de tudo que foi abordado, conclui-se que estudos dessa natureza são necessários para o desenvolvimento dos cursos, como é o caso de Ciências Contábeis. De modo que, na medida em que compreendemos a necessidade do corpo discente e docente, bem como, a interação entre eles, como também as limitações e desafios vivenciados pelas universidades, é possível elucidar novas possibilidades e enxergar novos caminhos, buscando otimizar o curso, o conhecimento dos acadêmicos e futuros profissionais e a dinâmica dos professores.The educational services have undergone an accelerated process of expansion, causing a significant competition among the Institutions of Higher Education (IES), requiring that they are increasingly concerned with the courses offered and with the satisfaction of their students. Thinking about this, the study aims to verify if the degree of satisfaction that the students have in relation to their course influences how they interact in the process of teaching learning. Methodologically the research was exploratory, descriptive and quantitative. The study was carried out with 85 students of the course of Accounting Sciences of the Federal University of Campina Grande campus of Sousa. The questionnaire is structured with two steps: the first one will be composed of 4 questions regarding the profile of the target audience; And the second has 42 questions related to the central theme of satisfaction. The questions were analyzed in categories, based on research conducted by Paswan and Young. Regarding the results inherent to the research, it was observed that the majority of students agree partially about the teacher's involvement, the requirement and organization of the course, as well as about the general satisfaction of the student body. From all that was approached, it is concluded that studies of this nature are necessary for the development of the courses, as is the case of Accounting Sciences. So that, insofar as we understand the need of the student body and the teaching staff, as well as the interaction between them, as well as the limitations and challenges experienced by universities, it is possible to elucidate new possibilities and to see new paths, seeking to optimize the course, The knowledge of academics and future professionals and the dynamics of teachers.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGSOUSA, Rozilene Lopes de.SOUZA, R. L.http://lattes.cnpq.br/7255410765448943MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.MOURA, A. S. R.CIRNE, Gianinni Martins Pereira.CIRNE, G. M. P.SILVA, Vanessa Nascimento da.2017-08-152020-09-09T17:29:42Z2020-09-092020-09-09T17:29:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15058SILVA, Vanessa Nascimento da. Satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis em relação ao próprio curso no CCJS/UFCG. 2017. 57fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-11T18:19:09Zoai:localhost:riufcg/15058Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-11T18:19:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis em relação ao próprio curso no CCJS/UFCG.
Accounting students' satisfaction with the CCJS / UFCG course itself.
title Satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis em relação ao próprio curso no CCJS/UFCG.
spellingShingle Satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis em relação ao próprio curso no CCJS/UFCG.
SILVA, Vanessa Nascimento da.
Satisfação dos discentes
Ciências Contábeis
Interesse do aluno
Envolvimento do professor
Interação
Ensino Superior no Brasil
Exigências do curso
Student satisfaction
Accounting Sciences
Student interest
Teacher involvement
Interaction
Higher Education in Brazil
Course requirements
Contabilidade
title_short Satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis em relação ao próprio curso no CCJS/UFCG.
title_full Satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis em relação ao próprio curso no CCJS/UFCG.
title_fullStr Satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis em relação ao próprio curso no CCJS/UFCG.
title_full_unstemmed Satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis em relação ao próprio curso no CCJS/UFCG.
title_sort Satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis em relação ao próprio curso no CCJS/UFCG.
author SILVA, Vanessa Nascimento da.
author_facet SILVA, Vanessa Nascimento da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Rozilene Lopes de.
SOUZA, R. L.
http://lattes.cnpq.br/7255410765448943
MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
MOURA, A. S. R.
CIRNE, Gianinni Martins Pereira.
CIRNE, G. M. P.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Vanessa Nascimento da.
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação dos discentes
Ciências Contábeis
Interesse do aluno
Envolvimento do professor
Interação
Ensino Superior no Brasil
Exigências do curso
Student satisfaction
Accounting Sciences
Student interest
Teacher involvement
Interaction
Higher Education in Brazil
Course requirements
Contabilidade
topic Satisfação dos discentes
Ciências Contábeis
Interesse do aluno
Envolvimento do professor
Interação
Ensino Superior no Brasil
Exigências do curso
Student satisfaction
Accounting Sciences
Student interest
Teacher involvement
Interaction
Higher Education in Brazil
Course requirements
Contabilidade
description Os serviços educacionais têm passado por um acelerado processo de expansão, ocasionando uma expressiva concorrência entre as Instituições de Ensino Superior (IES), exigindo que as mesmas se preocupem cada vez mais com os cursos oferecidos e com a satisfação de seus alunos. Pensando nisso, o estudo objetiva verificar se o grau de satisfação que os discentes têm em relação ao seu curso influencia na forma de como eles interagem no processo de ensino aprendizagem. Metodologicamente a pesquisa foi do tipo exploratória, descritiva e quantitativa. O estudo foi realizado com 85 alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande campus de Sousa. O questionário é estruturado com duas etapas: a primeira será composta por 4 perguntas referentes ao perfil do público-alvo; e a segunda conta com 42 perguntas relacionadas ao tema central de satisfação. As perguntas foram analisadas em categorias, baseadas na pesquisa realizada por Paswan e Young. Com relação aos resultados inerentes a pesquisa, observou-se que em sua maioria os estudantes concordam parcialmente acerca do envolvimento do professor, a exigência e organização do curso, como também a respeito da satisfação geral do corpo discente. A partir de tudo que foi abordado, conclui-se que estudos dessa natureza são necessários para o desenvolvimento dos cursos, como é o caso de Ciências Contábeis. De modo que, na medida em que compreendemos a necessidade do corpo discente e docente, bem como, a interação entre eles, como também as limitações e desafios vivenciados pelas universidades, é possível elucidar novas possibilidades e enxergar novos caminhos, buscando otimizar o curso, o conhecimento dos acadêmicos e futuros profissionais e a dinâmica dos professores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-15
2020-09-09T17:29:42Z
2020-09-09
2020-09-09T17:29:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15058
SILVA, Vanessa Nascimento da. Satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis em relação ao próprio curso no CCJS/UFCG. 2017. 57fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15058
identifier_str_mv SILVA, Vanessa Nascimento da. Satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis em relação ao próprio curso no CCJS/UFCG. 2017. 57fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744461749551104