A mulher aluna do curso de pedagogia do CFP/UFCG: desafios e perspectivas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Sara Sheyla Santana.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4512
Resumo: O presente trabalho teve enquanto objeto de estudo a análise dos desafios e perspectivas das alunas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, almejando responder a seguinte questão problematizadora: quais as principais desafios enfrentados pelas alunas mulher do Curso de Pedagogia no decorrer do mesmo? Esses desafios são reflexos da condição de gênero? Para isto, teve como objetivos identificar os desafios e as perspectivas das mulheres alunas do curso de Pedagogia do CFP/UFCG; averiguar os fatores intervenientes que as alunas enfrentam para fazer o curso de pedagogia; compreender os desafios existentes no decorrer do curso; e analisar quais perspectivas que as alunas possuem com a conclusão do curso. Para atender a estes objetivos, utilizou-se da pesquisa qualitativa de cunho exploratório descritiva, realizada com alunas do penúltimo período do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, no qual foi aplicado um questionário sociodemográfico, uma entrevista semiestruturada e o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP). Em meio a todo processo de reconhecimento e melhor valorização da mulher em sociedade, as alunas entrevistadas demonstraram, a partir de suas falas, um contexto social com muita desigualdade e preconceito de gênero, apresentando enquanto principais dificuldades a perspectiva da dupla jornada de trabalho associado a vida acadêmica, bem como a responsabilidade da casa e dos filhos. Tendo suas perspectivas pautadas em um cargo com maior valorização idealizando um concurso público no almejo de sua autonomia e empoderamento. Percebe-se assim o sistema, apesar de ter sofrido modificações e mostrado avanços quanto às desigualdades e garantias de direito, a sociedade mantem o patriarcado.
id UFCG_8bb631baeab4f7d608a36a55669616b5
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4512
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A mulher aluna do curso de pedagogia do CFP/UFCG: desafios e perspectivas.The female student of the CFP / UFCG pedagogy course: challenges and perspectives.PedagogiaAluna – curso de pedagogiaMulheres estudantes - desafiosPedagogyStudent - pedagogy courseWomen students - challengesEducação.O presente trabalho teve enquanto objeto de estudo a análise dos desafios e perspectivas das alunas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, almejando responder a seguinte questão problematizadora: quais as principais desafios enfrentados pelas alunas mulher do Curso de Pedagogia no decorrer do mesmo? Esses desafios são reflexos da condição de gênero? Para isto, teve como objetivos identificar os desafios e as perspectivas das mulheres alunas do curso de Pedagogia do CFP/UFCG; averiguar os fatores intervenientes que as alunas enfrentam para fazer o curso de pedagogia; compreender os desafios existentes no decorrer do curso; e analisar quais perspectivas que as alunas possuem com a conclusão do curso. Para atender a estes objetivos, utilizou-se da pesquisa qualitativa de cunho exploratório descritiva, realizada com alunas do penúltimo período do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, no qual foi aplicado um questionário sociodemográfico, uma entrevista semiestruturada e o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP). Em meio a todo processo de reconhecimento e melhor valorização da mulher em sociedade, as alunas entrevistadas demonstraram, a partir de suas falas, um contexto social com muita desigualdade e preconceito de gênero, apresentando enquanto principais dificuldades a perspectiva da dupla jornada de trabalho associado a vida acadêmica, bem como a responsabilidade da casa e dos filhos. Tendo suas perspectivas pautadas em um cargo com maior valorização idealizando um concurso público no almejo de sua autonomia e empoderamento. Percebe-se assim o sistema, apesar de ter sofrido modificações e mostrado avanços quanto às desigualdades e garantias de direito, a sociedade mantem o patriarcado.The present study had as object of study the analysis of the challenges and perspectives of the students of the Pedagogy course of the Federal University of Campina Grande, aiming to answer the following problematizing question: what are the main challenges faced by female students of the Pedagogy Course during the course ? Are these challenges a reflection of the gender condition? For this, it had as objectives to identify the challenges and the perspectives of the female students of the course of Pedagogy of the CFP / UFCG; to ascertain the intervening factors that the students face to take the course of pedagogy; understand the challenges that exist during the course; and analyze what perspectives the students have with the conclusion of the course. To meet these objectives, a descriptive exploratory qualitative study was carried out with students from the penultimate period of the Pedagogy Course of the Federal University of Campina Grande, in which a sociodemographic questionnaire, a semi-structured interview and the TALP were applied. In the midst of all the process of recognition and better appreciation of women in society, the students interviewed demonstrated, from their lines, a social context with a lot of inequality and gender bias, presenting as main difficulties the perspective of the double working day associated with academic life, as well as the responsibility of the home and children. Having its prospects based on a position with greater appreciation idealizing a public tender in the hope of its autonomy and emporedamento. The system is thus perceived, although it has undergone changes and shown advances in inequalities and guarantees of law, society maintains the patriarchy.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOARES, Luisa de Marillac Ramos.SOARES, L. M. R.http://lattes.cnpq.br/3152646710019289DANTAS , Nozângela Maria Rolim.FEITOSA , Belijane Marques.ALVES, Sara Sheyla Santana.2018-12-142019-06-25T19:31:16Z2019-06-252019-06-25T19:31:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4512ALVES, Sara Sheyla Santana. A mulher aluna do curso de pedagogia do CFP/UFCG: desafios e perspectivas. 2018. 48 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T13:37:12Zoai:localhost:riufcg/4512Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T13:37:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A mulher aluna do curso de pedagogia do CFP/UFCG: desafios e perspectivas.
The female student of the CFP / UFCG pedagogy course: challenges and perspectives.
title A mulher aluna do curso de pedagogia do CFP/UFCG: desafios e perspectivas.
spellingShingle A mulher aluna do curso de pedagogia do CFP/UFCG: desafios e perspectivas.
ALVES, Sara Sheyla Santana.
Pedagogia
Aluna – curso de pedagogia
Mulheres estudantes - desafios
Pedagogy
Student - pedagogy course
Women students - challenges
Educação.
title_short A mulher aluna do curso de pedagogia do CFP/UFCG: desafios e perspectivas.
title_full A mulher aluna do curso de pedagogia do CFP/UFCG: desafios e perspectivas.
title_fullStr A mulher aluna do curso de pedagogia do CFP/UFCG: desafios e perspectivas.
title_full_unstemmed A mulher aluna do curso de pedagogia do CFP/UFCG: desafios e perspectivas.
title_sort A mulher aluna do curso de pedagogia do CFP/UFCG: desafios e perspectivas.
author ALVES, Sara Sheyla Santana.
author_facet ALVES, Sara Sheyla Santana.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
SOARES, L. M. R.
http://lattes.cnpq.br/3152646710019289
DANTAS , Nozângela Maria Rolim.
FEITOSA , Belijane Marques.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, Sara Sheyla Santana.
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Aluna – curso de pedagogia
Mulheres estudantes - desafios
Pedagogy
Student - pedagogy course
Women students - challenges
Educação.
topic Pedagogia
Aluna – curso de pedagogia
Mulheres estudantes - desafios
Pedagogy
Student - pedagogy course
Women students - challenges
Educação.
description O presente trabalho teve enquanto objeto de estudo a análise dos desafios e perspectivas das alunas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, almejando responder a seguinte questão problematizadora: quais as principais desafios enfrentados pelas alunas mulher do Curso de Pedagogia no decorrer do mesmo? Esses desafios são reflexos da condição de gênero? Para isto, teve como objetivos identificar os desafios e as perspectivas das mulheres alunas do curso de Pedagogia do CFP/UFCG; averiguar os fatores intervenientes que as alunas enfrentam para fazer o curso de pedagogia; compreender os desafios existentes no decorrer do curso; e analisar quais perspectivas que as alunas possuem com a conclusão do curso. Para atender a estes objetivos, utilizou-se da pesquisa qualitativa de cunho exploratório descritiva, realizada com alunas do penúltimo período do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, no qual foi aplicado um questionário sociodemográfico, uma entrevista semiestruturada e o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP). Em meio a todo processo de reconhecimento e melhor valorização da mulher em sociedade, as alunas entrevistadas demonstraram, a partir de suas falas, um contexto social com muita desigualdade e preconceito de gênero, apresentando enquanto principais dificuldades a perspectiva da dupla jornada de trabalho associado a vida acadêmica, bem como a responsabilidade da casa e dos filhos. Tendo suas perspectivas pautadas em um cargo com maior valorização idealizando um concurso público no almejo de sua autonomia e empoderamento. Percebe-se assim o sistema, apesar de ter sofrido modificações e mostrado avanços quanto às desigualdades e garantias de direito, a sociedade mantem o patriarcado.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-14
2019-06-25T19:31:16Z
2019-06-25
2019-06-25T19:31:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4512
ALVES, Sara Sheyla Santana. A mulher aluna do curso de pedagogia do CFP/UFCG: desafios e perspectivas. 2018. 48 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4512
identifier_str_mv ALVES, Sara Sheyla Santana. A mulher aluna do curso de pedagogia do CFP/UFCG: desafios e perspectivas. 2018. 48 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744378190626816