Marketing esportivo: uma nova oportunidade para rejuvenescer, posicionar e consolidar marcas. um estudo de caso no Treze Futebol Clube.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Filipe Fernandes de.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5574
Resumo: O espetáculo do esporte traz envolvimento e afeto entre as pessoas. A cada dia mais presente na mídia e nas horas de lazer das pessoas, influencia diretamente no comportamento dos diversos tipos de consumidores e passa a se ligar a atividades empresariais, fixando-se como um ponto de relevância para o profissional do marketing. De tal maneira, o esporte surge como uma porta que oportuniza as empresas rejuvenescerem e posicionarem sua marca, comercializando seus produtos e serviços e fidelizando seus consumidores. Sendo assim, discutiu-se as oportunidades que envolvem a dinâmica do marketing esportivo dentro de um mercado mutante e identificou-se e explorou-se as estratégias para consolidação da marca Treze Futebol Clube. Essa pesquisa caracteriza-se por ser exploratória e descritiva, em que estuda-se especificamente o caso do Treze Futebol Clube. Tem-se como foco analítico a opinião do Presidente do clube. Os dados foram coletados através de uma entrevista semi-estruturada com o auxilio de um roteiro de entrevista e foram expostos em forma de comentários, análises, críticas e sugestões. As constantes alterações no mercado necessitam de atividades que possibilitem uma oportunidade de crescimento e expansão para as empresas. O marketing esportivo surge como uma ferramenta composta por uma gama de possibilidades que podem melhorar a imagem da empresa e proporcioná-la uma melhor posição dentro do mercado através da fidelização dos clientes simpatizantes com tal esporte. O clube apresenta, mesmo que pouco ainda, algumas práticas condizentes com o marketing esportivo, como, o cuidado com a infra-estrutura, os espaços dados aos torcedores, o projeto sócio-torcedor e uma gama cada vez maior de produtos disponíveis para os torcedores-clientes. A pesquisa é vista como satisfatória, pois, mesmo não sendo de conhecimento do presidente, pode-se perceber práticas de marketing esportivo que puderam ser exploradas e debatidas suas oportunidades e limitações.
id UFCG_0664e29c82ca6a926cc894dd6fac2c44
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5574
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Marketing esportivo: uma nova oportunidade para rejuvenescer, posicionar e consolidar marcas. um estudo de caso no Treze Futebol Clube.Sports marketing: a new opportunity to rejuvenate, position and consolidate brands. a case study at Thirteen Football Club.MarketingEsporteMarketing esportivoOportunidadeTreze futebol clubeSportsSports marketingOpportunityAdministraçãoO espetáculo do esporte traz envolvimento e afeto entre as pessoas. A cada dia mais presente na mídia e nas horas de lazer das pessoas, influencia diretamente no comportamento dos diversos tipos de consumidores e passa a se ligar a atividades empresariais, fixando-se como um ponto de relevância para o profissional do marketing. De tal maneira, o esporte surge como uma porta que oportuniza as empresas rejuvenescerem e posicionarem sua marca, comercializando seus produtos e serviços e fidelizando seus consumidores. Sendo assim, discutiu-se as oportunidades que envolvem a dinâmica do marketing esportivo dentro de um mercado mutante e identificou-se e explorou-se as estratégias para consolidação da marca Treze Futebol Clube. Essa pesquisa caracteriza-se por ser exploratória e descritiva, em que estuda-se especificamente o caso do Treze Futebol Clube. Tem-se como foco analítico a opinião do Presidente do clube. Os dados foram coletados através de uma entrevista semi-estruturada com o auxilio de um roteiro de entrevista e foram expostos em forma de comentários, análises, críticas e sugestões. As constantes alterações no mercado necessitam de atividades que possibilitem uma oportunidade de crescimento e expansão para as empresas. O marketing esportivo surge como uma ferramenta composta por uma gama de possibilidades que podem melhorar a imagem da empresa e proporcioná-la uma melhor posição dentro do mercado através da fidelização dos clientes simpatizantes com tal esporte. O clube apresenta, mesmo que pouco ainda, algumas práticas condizentes com o marketing esportivo, como, o cuidado com a infra-estrutura, os espaços dados aos torcedores, o projeto sócio-torcedor e uma gama cada vez maior de produtos disponíveis para os torcedores-clientes. A pesquisa é vista como satisfatória, pois, mesmo não sendo de conhecimento do presidente, pode-se perceber práticas de marketing esportivo que puderam ser exploradas e debatidas suas oportunidades e limitações.The spectacle of the sport brings commitment and affection between people. Every day more present in media and leisure time of people, directly influences the behavior of various types of consumers and passes to connect to business activities, setting as a point of relevance to the marketing professional. So, the sport appears to be a door that provides an opportunity for businesses and rejuvenate its brand positioning, marketing its products and services and their consumers loyalty. Thus, it was discussed the opportunities that involve the dynamics of sports marketing in a changing market and we identified and explored the strategies for brand consolidation Thirteen Football Club. This research is characterized as being exploratory and descriptive studies in which specifically the case of the Thirteen Football Club. Has focused on the analytical view of the President of the club. Data were collected through semi-structured interview with the help of a structured interview and were exposed in the form of comments, analysis, criticism and suggestions. The constant changes in the market need activities that allow an opportunity for growth and expansion for companies. The sports marketing emerges as a tool consisting of a range of possibilities that can improve corporate image and provide it a better position within the market through customer loyalty sympathetic to such sport. The club has even a little further, some practices consistent with the sports marketing, like, care for the infrastructure, the spaces given to fans, the project socio-fan and an increasing range of products available to fans -customers. Research is seen as satisfactory, since it is not known to the president, one can see the sports marketing practice that might be explored and discussed their opportunities and limitations.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGLEAL, Francisco NeryLEAL, F. N.http://lattes.cnpq.br/9480406503625125CAVALCANTI, Elmano PontesCAVALCANTI, E. P.http://lattes.cnpq.br/3217476088555920MOREIRA, Vinícius FariasMOREIRA, V. F.http://lattes.cnpq.br/3481559213937969OLIVEIRA, Filipe Fernandes de.20102019-08-08T19:26:16Z2019-08-082019-08-08T19:26:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5574OLIVEIRA, Filipe Fernandes de Oliveira. Marketing Esportivo: uma nova oportunidade para rejuvenescer, posicionar e consolidar marcas. Um estudo de caso no Treze Futebol Clube. 2010. 70 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia ), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5574porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-24T13:30:59Zoai:localhost:riufcg/5574Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-24T13:30:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing esportivo: uma nova oportunidade para rejuvenescer, posicionar e consolidar marcas. um estudo de caso no Treze Futebol Clube.
Sports marketing: a new opportunity to rejuvenate, position and consolidate brands. a case study at Thirteen Football Club.
title Marketing esportivo: uma nova oportunidade para rejuvenescer, posicionar e consolidar marcas. um estudo de caso no Treze Futebol Clube.
spellingShingle Marketing esportivo: uma nova oportunidade para rejuvenescer, posicionar e consolidar marcas. um estudo de caso no Treze Futebol Clube.
OLIVEIRA, Filipe Fernandes de.
Marketing
Esporte
Marketing esportivo
Oportunidade
Treze futebol clube
Sports
Sports marketing
Opportunity
Administração
title_short Marketing esportivo: uma nova oportunidade para rejuvenescer, posicionar e consolidar marcas. um estudo de caso no Treze Futebol Clube.
title_full Marketing esportivo: uma nova oportunidade para rejuvenescer, posicionar e consolidar marcas. um estudo de caso no Treze Futebol Clube.
title_fullStr Marketing esportivo: uma nova oportunidade para rejuvenescer, posicionar e consolidar marcas. um estudo de caso no Treze Futebol Clube.
title_full_unstemmed Marketing esportivo: uma nova oportunidade para rejuvenescer, posicionar e consolidar marcas. um estudo de caso no Treze Futebol Clube.
title_sort Marketing esportivo: uma nova oportunidade para rejuvenescer, posicionar e consolidar marcas. um estudo de caso no Treze Futebol Clube.
author OLIVEIRA, Filipe Fernandes de.
author_facet OLIVEIRA, Filipe Fernandes de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LEAL, Francisco Nery
LEAL, F. N.
http://lattes.cnpq.br/9480406503625125
CAVALCANTI, Elmano Pontes
CAVALCANTI, E. P.
http://lattes.cnpq.br/3217476088555920
MOREIRA, Vinícius Farias
MOREIRA, V. F.
http://lattes.cnpq.br/3481559213937969
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Filipe Fernandes de.
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Esporte
Marketing esportivo
Oportunidade
Treze futebol clube
Sports
Sports marketing
Opportunity
Administração
topic Marketing
Esporte
Marketing esportivo
Oportunidade
Treze futebol clube
Sports
Sports marketing
Opportunity
Administração
description O espetáculo do esporte traz envolvimento e afeto entre as pessoas. A cada dia mais presente na mídia e nas horas de lazer das pessoas, influencia diretamente no comportamento dos diversos tipos de consumidores e passa a se ligar a atividades empresariais, fixando-se como um ponto de relevância para o profissional do marketing. De tal maneira, o esporte surge como uma porta que oportuniza as empresas rejuvenescerem e posicionarem sua marca, comercializando seus produtos e serviços e fidelizando seus consumidores. Sendo assim, discutiu-se as oportunidades que envolvem a dinâmica do marketing esportivo dentro de um mercado mutante e identificou-se e explorou-se as estratégias para consolidação da marca Treze Futebol Clube. Essa pesquisa caracteriza-se por ser exploratória e descritiva, em que estuda-se especificamente o caso do Treze Futebol Clube. Tem-se como foco analítico a opinião do Presidente do clube. Os dados foram coletados através de uma entrevista semi-estruturada com o auxilio de um roteiro de entrevista e foram expostos em forma de comentários, análises, críticas e sugestões. As constantes alterações no mercado necessitam de atividades que possibilitem uma oportunidade de crescimento e expansão para as empresas. O marketing esportivo surge como uma ferramenta composta por uma gama de possibilidades que podem melhorar a imagem da empresa e proporcioná-la uma melhor posição dentro do mercado através da fidelização dos clientes simpatizantes com tal esporte. O clube apresenta, mesmo que pouco ainda, algumas práticas condizentes com o marketing esportivo, como, o cuidado com a infra-estrutura, os espaços dados aos torcedores, o projeto sócio-torcedor e uma gama cada vez maior de produtos disponíveis para os torcedores-clientes. A pesquisa é vista como satisfatória, pois, mesmo não sendo de conhecimento do presidente, pode-se perceber práticas de marketing esportivo que puderam ser exploradas e debatidas suas oportunidades e limitações.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2019-08-08T19:26:16Z
2019-08-08
2019-08-08T19:26:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5574
OLIVEIRA, Filipe Fernandes de Oliveira. Marketing Esportivo: uma nova oportunidade para rejuvenescer, posicionar e consolidar marcas. Um estudo de caso no Treze Futebol Clube. 2010. 70 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia ), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5574
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5574
identifier_str_mv OLIVEIRA, Filipe Fernandes de Oliveira. Marketing Esportivo: uma nova oportunidade para rejuvenescer, posicionar e consolidar marcas. Um estudo de caso no Treze Futebol Clube. 2010. 70 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia ), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744385054605312