A variação linguística como objeto de ensino na educação básica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUCENA, Leandro Santos.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24856
Resumo: O ensino sobre a Variação Linguística, doravante VL, como conteúdo curricular se concretiza num importante instrumento para a compreensão de como a língua se manifesta, um conjunto de variedades que evidenciam a essência da natureza da linguagem. Camacho (2001) caracteriza que o papel da Sociolinguística é justamente enfocá-la como objeto de estudo, em suas determinações linguísticas e não linguísticas, mas é na escola, sobretudo, pela articulação dos saberes docentes e didatização do conteúdo que despontam as importantes ações a fim de ressignificá-la como parte de nossa construção social, não a subjugando simplesmente pelo viés da norma padrão, mas trazendo-a para a prática cotidiana e real dos seus alunos. Desse modo, demarcamos que esta pesquisa parte da observação do ensino da VL, tendo por questão de pesquisa como ocorre a didatização do conteúdo VL em aulas de LP na educação básica? esse questionamento nos levou a relacionar como objetivo geral: investigar como é realizada a construção e a didatização dos saberes sobre a VL no contexto escolar de ensino de LP. Para alcançar o objetivo e respondermos tal pergunta, elencamos os objetivos específicos que buscam a) identificar quais atividades e recursos didáticos utilizados em sala de aula para o ensino da VL; b) analisar os saberes mobilizados na prática de ensino para a construção do conhecimento sobre VL e c) caracterizar o processo de didatização da variação linguística do ponto de vista da representação social. Os principais eixos teóricos que nortearam este trabalho dizem respeito às concepções de VL (LABOV, 2008, 2007, BAGNO, 2007, CAMACHO, 2001), cultura e norma, (NEVES, 2006, FARACO, 2008, 2015), Políticas Linguísticas (SHOHAMY, 2006). Também faz parte de nosso escopo teórico aspectos relacionais ao ensino e didática (LIBÂNEO, 2006, PIMENTA 2006, TARDIF, 2017) dentro da reflexão sobre os paradigmas de ensino (GADOTTI, 2000, BEHRENS e FLACH, 2008). Para geração e coleta de dados, observamos as aulas de uma professora do ensino de língua portuguesa da educação básica, que atua em escola da rede estadual de ensino no interior do Estado da Paraíba. Para registrar as aulas, fizemos gravações em áudio e relatos em diário de pesquisa sobre o fenômeno investigado. A leitura prévia desse material em função da questão dos objetivos de pesquisa nos permitiu visualizar duas categorias de análise: as atividades e os recursos didáticos utilizados em sala de aula e os saberes mobilizados na construção das atividades. Dentre os resultados, constatamos avanços tocantes à metodologia de ensino, didatização do conteúdo e mobilização dos saberes, entretanto, consideramos necessário que as atividades estimulem os discentes a problematizarem em torno de questões sócio, histórica e culturais da língua, tornando-a significativa sem reduzir esse objeto de ensino a uma simples classificação, mas considerando os efeitos e representações que o circunda.
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Desse modo, demarcamos que esta pesquisa parte da observação do ensino da VL, tendo por questão de pesquisa como ocorre a didatização do conteúdo VL em aulas de LP na educação básica? esse questionamento nos levou a relacionar como objetivo geral: investigar como é realizada a construção e a didatização dos saberes sobre a VL no contexto escolar de ensino de LP. Para alcançar o objetivo e respondermos tal pergunta, elencamos os objetivos específicos que buscam a) identificar quais atividades e recursos didáticos utilizados em sala de aula para o ensino da VL; b) analisar os saberes mobilizados na prática de ensino para a construção do conhecimento sobre VL e c) caracterizar o processo de didatização da variação linguística do ponto de vista da representação social. Os principais eixos teóricos que nortearam este trabalho dizem respeito às concepções de VL (LABOV, 2008, 2007, BAGNO, 2007, CAMACHO, 2001), cultura e norma, (NEVES, 2006, FARACO, 2008, 2015), Políticas Linguísticas (SHOHAMY, 2006). Também faz parte de nosso escopo teórico aspectos relacionais ao ensino e didática (LIBÂNEO, 2006, PIMENTA 2006, TARDIF, 2017) dentro da reflexão sobre os paradigmas de ensino (GADOTTI, 2000, BEHRENS e FLACH, 2008). Para geração e coleta de dados, observamos as aulas de uma professora do ensino de língua portuguesa da educação básica, que atua em escola da rede estadual de ensino no interior do Estado da Paraíba. Para registrar as aulas, fizemos gravações em áudio e relatos em diário de pesquisa sobre o fenômeno investigado. A leitura prévia desse material em função da questão dos objetivos de pesquisa nos permitiu visualizar duas categorias de análise: as atividades e os recursos didáticos utilizados em sala de aula e os saberes mobilizados na construção das atividades. Dentre os resultados, constatamos avanços tocantes à metodologia de ensino, didatização do conteúdo e mobilização dos saberes, entretanto, consideramos necessário que as atividades estimulem os discentes a problematizarem em torno de questões sócio, histórica e culturais da língua, tornando-a significativa sem reduzir esse objeto de ensino a uma simples classificação, mas considerando os efeitos e representações que o circunda.The teaching of Linguistic Variation (VL), as curricular content materializes in an important instrument for the understanding of how the language manifests itself, a set of varieties that show the essence of the nature of language. Camacho (2001) characterizes that the role of Sociolinguistics is precisely to focus it as an object of study, in its linguistic and non-linguistic determinations, but it is at school, above all, for the articulation of the teaching knowledge and the didatization of the content that the important actions emerge, to re-signify it as part of our social construction, not simply subjugating it by the standard norm bias, as before, but bringing it to the daily and real practice of its students. Thus, we demarcate that this research starts from the observation of the teaching of VL, having as a guiding question which knowledge permeates the (re) construction of this teaching object and how does this content take place in Portuguese language (LP) classes? his questioning led us to relate as a general objective: to investigate how the construction and didatization of knowledge about VL is carried out in the school context of teaching LP. To achieve this objective and answer that question, we list the specific objectives that seek to a) identify which activities and didactic resources were used for teaching VL; b) to analyze the knowledge mobilized by the teacher in the classroom knowledge and c) to characterize the didactic process from the point of view of the relationship between the object of teaching and social representation. The main theoretical axes that guided this work are related to the concepts of VL (LABOV, 2008, 2007, BAGNO, 2007, CAMACHO, 2001), culture and norm, (NEVES, 2006, FARACO, 2008, 2015), Linguistic Policies (SHOHAMY, 2006). Also part of our theoretical scope are aspects related to teaching and didactics (LIBÂNEO, 2006, PIMENTA 2006, TARDIF, 2017) within the reflection on teaching paradigms (GADOTTI, 2000, BEHRENS and FLACH, 2008). For the generation and collection of data, we observed the classes of a teacher of the Portuguese language teaching of basic education, who works in a state school in the interior of the State of Paraíba. To record the classes, we made audio recordings and reports in a research diary about the phenomenon investigated. The previous reading of this material due to the question of the research objectives allowed us to visualize two categories of analysis: the activities and didactic resources used in the classroom and the knowledge mobilized in the construction of the activities. Among the results, we found advances regarding the teaching methodology, content didatization and mobilization of knowledge, however, we consider it necessary that the activities stimulate students to problematize around the socio, historical and cultural issues of the language, making it significant without reducing this. teaching object to a simple classification, but the effects and representations surround it.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGRAFAEL, Edmilson Luiz.http://lattes.cnpq.br/2629616354978358OLIVEIRA, Maria Angelica de.http://lattes.cnpq.br/6111110627092405SOUSA, Socorro Cláudia Tavares de.http://lattes.cnpq.br/2566077699127689LUCENA, Leandro Santos.2021-02-112022-04-26T13:44:49Z2022-04-262022-04-26T13:44:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24856LUCENA, Leandro Santos. A variação linguística como objeto de ensino na educação básica. 145 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) - Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24856porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-16T18:26:09Zoai:localhost:riufcg/24856Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-16T18:26:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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