A educação profissional diante dos novos desafios do mundo do trabalho: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Diogo Fernandes da.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6738
Resumo: Nossa pesquisa tem como proposta de investigação analisar os processos de Reforma da Educação Profissional e os impactos que esta teve sobre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. Ao mesmo tempo, a referida Reforma foi analisada pelo angulo das repercussões sofridas com as mudanças atuais no mundo do trabalho e as novas necessidades, demandas e desafios colocados para a Educação Profissional. Atualmente em processo de transformação institucional para o novo formato de IFPB, a experiencia da Paraíba nos oferece um indicador da problemática, para se entender de que modo uma instituição publica de ensino básico, técnico e tecnológico tem se coloca frente a nova situação, principalmente em relação aos conflitos gerados pelas reorientações do discurso oficial do governo. Recorremos a reconstituição da trajetória histórico-social e institucional do IFPB, para situar as principais mudanças verificadas ultimamente quanto ao papel que vem desempenhando localmente no campo da Educação Profissional e identificar, entre os atores mais diretamente envolvidos, as suas percepções sobre as questões atuais do trabalho, do emprego e da formação/qualificação profissionais, assim como sobre a atuação do IFPB. No que se refere a abordagem metodológica, para a apreensão das estruturas, processos e praticas relacionados a formação profissional, procuramos abordar as dimensões objetivas e subjetivas implicados em tais situações, entretanto sob uma perspectiva focada nos sujeitos e nas experiencias nas quais se inserem e atuam, suas experiencias histórico-sociais. suas potencialidades, possibilidades e conflitos. De caráter qualitativa, a pesquisa utilizou dos seguintes procedimentos: analise bibliográfica, particularmente focada sobre o debate atual a respeito dos temas do trabalho, emprego e educação profissional; analise documental, abrangendo documentos nacionais e locais, técnicos, institucionais e pedagógicos; procedimento de observação direta (espaço. ambientes, equipamentos, atividades); e entrevistas semi-dirigidas com gestores, professores, coordenadoras pedagógicas do IFPB, campi de João Pessoa e Campina Grande. A partir da nossa pesquisa percebemos dois momentos distintos na lnstituição: o momento da Reforma de 1997, que separou a educação propedêutica da educação técnica e que impossibilitou o crescimento dos IFETs, ao mesmo tempo que orientou suas ações para vendas de serviços, parcerias, ou seja, ações institucionais tipicas do modelo neoliberal vigente naquele momento: e o atual Decreto 5.154/04, que resgata o caráter publico dos Institutos, retomando os investimentos e ampliando o numero de campi.
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Ao mesmo tempo, a referida Reforma foi analisada pelo angulo das repercussões sofridas com as mudanças atuais no mundo do trabalho e as novas necessidades, demandas e desafios colocados para a Educação Profissional. Atualmente em processo de transformação institucional para o novo formato de IFPB, a experiencia da Paraíba nos oferece um indicador da problemática, para se entender de que modo uma instituição publica de ensino básico, técnico e tecnológico tem se coloca frente a nova situação, principalmente em relação aos conflitos gerados pelas reorientações do discurso oficial do governo. Recorremos a reconstituição da trajetória histórico-social e institucional do IFPB, para situar as principais mudanças verificadas ultimamente quanto ao papel que vem desempenhando localmente no campo da Educação Profissional e identificar, entre os atores mais diretamente envolvidos, as suas percepções sobre as questões atuais do trabalho, do emprego e da formação/qualificação profissionais, assim como sobre a atuação do IFPB. No que se refere a abordagem metodológica, para a apreensão das estruturas, processos e praticas relacionados a formação profissional, procuramos abordar as dimensões objetivas e subjetivas implicados em tais situações, entretanto sob uma perspectiva focada nos sujeitos e nas experiencias nas quais se inserem e atuam, suas experiencias histórico-sociais. suas potencialidades, possibilidades e conflitos. De caráter qualitativa, a pesquisa utilizou dos seguintes procedimentos: analise bibliográfica, particularmente focada sobre o debate atual a respeito dos temas do trabalho, emprego e educação profissional; analise documental, abrangendo documentos nacionais e locais, técnicos, institucionais e pedagógicos; procedimento de observação direta (espaço. ambientes, equipamentos, atividades); e entrevistas semi-dirigidas com gestores, professores, coordenadoras pedagógicas do IFPB, campi de João Pessoa e Campina Grande. A partir da nossa pesquisa percebemos dois momentos distintos na lnstituição: o momento da Reforma de 1997, que separou a educação propedêutica da educação técnica e que impossibilitou o crescimento dos IFETs, ao mesmo tempo que orientou suas ações para vendas de serviços, parcerias, ou seja, ações institucionais tipicas do modelo neoliberal vigente naquele momento: e o atual Decreto 5.154/04, que resgata o caráter publico dos Institutos, retomando os investimentos e ampliando o numero de campi.Our research is research proposal review processes Reform of Professional Education and the impact this had on the Federal Office for Education, Science and Technology in Paraguay - IFPB. At the same time, this reform was considered by the angle of impact suffered with the current changes in the world of work and new needs, demands and challenges for Vocational Education. Currently in the process of institutional transformation to the new format IFPB. the experience of Paraiba gives us an indicator of the problem, to understand how an institution of public education, technical and technology has been put forward to the new situation, especially in relation to conflicts generated by the reorientation of the official discourse of the government. We appeal to the reconstitution of the history and social history and institutional IFPB to locate the main changes seen lately about the role that has played locally in the field of professional education and identify those actors most directly involved, their perceptions of current issues labor, employment and Professional Education, as well as on the performance of IFPB. As regards the methodological approach to the understanding of structures, processes and practices related to training, we seek to address the objective and subjective dimensions involved in such situations, though from a perspective focused on the subject and the experiences within which they operate and act, it's historical and social experiences, their capabilities, possibilities and conflicts. Character of qualitative research used the following: literature review, particularly focusing on the current debate on the issues of labor, employment and professional education, document analysis, including national and local documents, technical, institutional and educational, the procedure for observation direct (spaces, environments, equipment, activities), and semi-structured interviews with administrators, teachers, pedagogical coordinators IFPB, campuses of Joao Pessoa and Campina Grande. From our research we noticed two distinct moments in the institution: the time of the Reformation of 1997 that separated the preliminary work in the education and technical education that prevented the growth of IFETs while that guided their actions to sales of services, partnerships, or that is, institutional actions typical of the neoliberal model then in force, and the present Decree 5.154/04, which rescues the public nature of the Institutes, returning to investing and expanding the number of campuses.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGOLIVEIRA, Roberto Véras de.OLIVEIRA, R. V.http://lattes.cnpq.br/3105734658276566MENEZES, Marilda A.LULA, Waltimar Batista Rodrigues.PRESTES, Emília Maria da Trindade.SILVA, Diogo Fernandes da.20092019-09-05T14:19:47Z2019-09-052019-09-05T14:19:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6738SILVA, D. F. da. A educação profissional diante dos novos desafios do mundo do trabalho: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. 2009. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. 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