O marketing cultural, as empresas e as leis de incentivo a cultura no município de Sousa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENESES, Raissa Raphaella da Silva Santos.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15515
Resumo: O marketing cultural é uma ferramenta do composto promocional, mencionado por diversos autores na área de marketing, comunicação e cultura. Da mesma forma, as leis de incentivo procuram ajudar na captação de recursos no desenvolvimento local, regional e nacional da cultura, por meio de recursos privados. O objetivo desse trabalho é descrever o processo de captação e canalização de recursos financeiros, por meio do programa nacional de apoio à cultura, que buscou a amostrar a viabilidade de apoio em marketing cultural por meio das empresas, contribuindo como ações de mercado, agregando valores e promovendo um diferencial competitivo para a organização, e sua preocupação e responsabilidade com a sociedade. A presente pesquisa foi exploratória, explicativa e descritiva, documental, com natureza qualitativa. Os resultados dessa pesquisa indicam que as empresas que investem em marketing cultural só têm a ganhar, já que a doação ou patrocino é deduzido do seu imposto de renda, e ainda tem a imagem institucional divulgada, adquire vantagens competitivas e mostra que a empresa não visa só lucros, também é preocupada com a sociedade e a preservação da cultura de um povo. A capitação desse recurso se dá por meio de dedução fiscal, para as empresas tributadas com base no lucro real, no caso do projeto desta pesquisa captação foi feita por meio da lei Rouanet e também com algumas empresas por meio de doação. Conclui-se nesse trabalho que é viável para empresas investir em marketing cultural,pois a empresa que investe em cultural, por meio da lei Rouanet, tem sua imagem atrelada a projeto de cunho social, mostrando que a organização é preocupada com o meio a qual está inserida.
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