As dificuldades de acesso dos alunos da EJA ao ensino superior.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Maria da Guia da.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.silva5
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6017
Resumo: O referido trabalho tem como objetivo identificar as dificuldades dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos para terem acesso ao Ensino Superior, em que buscamos verificar os motivos apresentados pelos ex-alunos da EJA por não darem continuidade a seus estudos e refletir os aspectos que podem contribuir com o seu ingresso nas universidades. Para isto utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa e utilizamos questionário como instrumento de coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa foram 05 ex-alunos da EJA da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador José Gaudêncio que está localizada no município de Serra Branca – PB. Os resultados da pesquisa mostraram que a organização pedagógica da EJA não contribui com acesso dos estudantes ao ensino superior mostrando a necessidade de que a prática educativa seja revista a fim de motivar cada vez mais os jovens e adultos às universidades.
id UFCG_0c824df367acb5a27a2c26824c4a3fb4
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6017
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As dificuldades de acesso dos alunos da EJA ao ensino superior.Difficulties in access for EJA students to higher education.Educação de jovens e adultosEnsino superiorOrganização pedagógicaYouth and adult education  Higher educationPedagogical organizationO referido trabalho tem como objetivo identificar as dificuldades dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos para terem acesso ao Ensino Superior, em que buscamos verificar os motivos apresentados pelos ex-alunos da EJA por não darem continuidade a seus estudos e refletir os aspectos que podem contribuir com o seu ingresso nas universidades. Para isto utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa e utilizamos questionário como instrumento de coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa foram 05 ex-alunos da EJA da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador José Gaudêncio que está localizada no município de Serra Branca – PB. Os resultados da pesquisa mostraram que a organização pedagógica da EJA não contribui com acesso dos estudantes ao ensino superior mostrando a necessidade de que a prática educativa seja revista a fim de motivar cada vez mais os jovens e adultos às universidades.El referido trabajo tiene como objetivo identificar las dificultades de los Estudiantes de la Educación de Jóvenes y Adultos para acceder a la Enseñanza Superior, en el que buscamos verificar los motivos presentados por los ex alumnos de la EJA por no seguir con sus estudios y reflejar los aspectos que pueden contribuir con su ingreso en las universidades. Para ello utilizamos como metodología la investigación cualitativa y utilizamos cuestionario como instrumento de recolección de datos. Los sujetos de la investigación fueron los 05 ex alumnos de la EJA de la Escuela Estadual de Enseñanza Fundamental y Media Senador José Gaudêncio que está ubicada en la ciudad de Serra Branca- PB. Los resultados de la investigación mostraron que la organización pedagógica de la EJA no contribuye con el acceso de los estudiantes a la enseñanza superior mostrando la necesidad de que la práctica educativa se revise a fin de motivar cada vez más los jóvenes y adultos a las universidades.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGFURTADO, Quézia Vila Flor.FURTADO, Q. V. F.http://lattes.cnpq.br/8795834940015902MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.SILVA, Walberto Barbosa da.SILVA, Maria da Guia da.2013-09-202019-08-20T10:49:55Z2019-08-202019-08-20T10:49:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.silva5http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6017SILVA, Maria da Guia da. As dificuldades de acesso dos alunos da EJA ao ensino superior. 2013. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6017porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-07T18:26:03Zoai:localhost:riufcg/6017Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-07T18:26:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As dificuldades de acesso dos alunos da EJA ao ensino superior.
Difficulties in access for EJA students to higher education.
title As dificuldades de acesso dos alunos da EJA ao ensino superior.
spellingShingle As dificuldades de acesso dos alunos da EJA ao ensino superior.
SILVA, Maria da Guia da.
Educação de jovens e adultos
Ensino superior
Organização pedagógica
Youth and adult education  
Higher education
Pedagogical organization
title_short As dificuldades de acesso dos alunos da EJA ao ensino superior.
title_full As dificuldades de acesso dos alunos da EJA ao ensino superior.
title_fullStr As dificuldades de acesso dos alunos da EJA ao ensino superior.
title_full_unstemmed As dificuldades de acesso dos alunos da EJA ao ensino superior.
title_sort As dificuldades de acesso dos alunos da EJA ao ensino superior.
author SILVA, Maria da Guia da.
author_facet SILVA, Maria da Guia da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FURTADO, Quézia Vila Flor.
FURTADO, Q. V. F.
http://lattes.cnpq.br/8795834940015902
MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
SILVA, Walberto Barbosa da.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Maria da Guia da.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Ensino superior
Organização pedagógica
Youth and adult education  
Higher education
Pedagogical organization
topic Educação de jovens e adultos
Ensino superior
Organização pedagógica
Youth and adult education  
Higher education
Pedagogical organization
description O referido trabalho tem como objetivo identificar as dificuldades dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos para terem acesso ao Ensino Superior, em que buscamos verificar os motivos apresentados pelos ex-alunos da EJA por não darem continuidade a seus estudos e refletir os aspectos que podem contribuir com o seu ingresso nas universidades. Para isto utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa e utilizamos questionário como instrumento de coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa foram 05 ex-alunos da EJA da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador José Gaudêncio que está localizada no município de Serra Branca – PB. Os resultados da pesquisa mostraram que a organização pedagógica da EJA não contribui com acesso dos estudantes ao ensino superior mostrando a necessidade de que a prática educativa seja revista a fim de motivar cada vez mais os jovens e adultos às universidades.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-20
2019-08-20T10:49:55Z
2019-08-20
2019-08-20T10:49:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.silva5
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6017
SILVA, Maria da Guia da. As dificuldades de acesso dos alunos da EJA ao ensino superior. 2013. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6017
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.silva5
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6017
identifier_str_mv SILVA, Maria da Guia da. As dificuldades de acesso dos alunos da EJA ao ensino superior. 2013. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744387678142464