Novo Ensino Médio na Paraíba: a perspectiva de estudantes e professores de Escolas Cidadãs Integrais Técnicas.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2023.tccmon.costa http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30880 |
Resumo: | O Novo Ensino Médio é proveniente da Lei 13.415/17, que faz uma nova organização curricular, flexibilizando o currículo com o objetivo anunciado de atender aos interesses dos estudantes, e instituindo o ensino médio em tempo integral. Anteriormente à reforma do ensino médio, a Paraíba já implantava uma nova organização curricular, com o ensino em tempo integral. Modelo criado com o apoio do Instituto de Corresponsabilidade Educacional (ICE), voltado para atender às demandas do mercado de trabalho. A ECIT já apresentava redução da carga horária para as disciplinas da formação geral básica, implementação da base diversificada e base técnica no currículo de ensino médio, e o ensino em tempo integral.Freitas e Laval já identificavam a conduta neoliberal presente na educação brasileira. A presente pesquisa objetiva compreender a perspectiva dos estudantes e professores das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas com a implementação do Novo Ensino Médio na Paraíba. Para identificar a perspectiva dos professores, foi realizado um grupo focal com 11 professores de Ciências Humanas da rede estadual de ensino da Paraíba, com duração de 3 horas. Já com os estudantes, foi realizado um questionário online, e foram coletadas 222 respostas de alunos que estão cursando o ensino médio nas Escolas Cidadãs Integrais Técnicas da Paraíba. Os professores demonstram insatisfação com o modelo, reforçam o caráter impositivo das ECITs e lamentam a formação insuficiente que receberam para compreender as mudanças curriculares. Entre os resultados é possível destacar, quando os estudantes foram perguntados sobre disciplinas que poderiam ter carga horária reduzida ou ser eliminadas, entre as 221 respostas, os estudantes puderam escolher mais de uma alternativa, e 67 (30,3%) discentes indicaram Projeto de vida, 60 (27,1%) optaram por Eletiva, 50 (22,6%) indicaram Avaliação semanal, 36 (16,3%) escolheram Pós-médio e 26 (11,8%), optaram pelas disciplinas empreendedoras. Foi questionado aos estudantes, qual seria a carga horária adequada a formação deles, de acordo com a realidade de cada um, e 63 (28,4%) consideram 6 horas, seguidos de 61 (27,5%) que consideram 5 horas ou menos. Contudo, faz-se necessário debater a proposta, considerando as perspectivas do público que vivencia as mudanças. |
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Novo Ensino Médio na Paraíba: a perspectiva de estudantes e professores de Escolas Cidadãs Integrais Técnicas.New Secondary Education in Paraíba: the perspective of students and teachers of Technical Integral Citizen Schools.Novo Ensino Médio - ParaíbaEscolas Cidadãs Integrais Técnicas - ParaíbaEducaçãoPolítica educacionalNeoliberalismo educacionalEducação de tempo integralCurrículoLei 13.415/17 – ensino médioGrupo focalNew High School - ParaíbaTechnical Integral Citizen Schools - ParaíbaEducationEducation policyEducational neoliberalismFull-time educationResumeLaw 13.415/17 – high schoolFocus groupCiências Sociais.O Novo Ensino Médio é proveniente da Lei 13.415/17, que faz uma nova organização curricular, flexibilizando o currículo com o objetivo anunciado de atender aos interesses dos estudantes, e instituindo o ensino médio em tempo integral. Anteriormente à reforma do ensino médio, a Paraíba já implantava uma nova organização curricular, com o ensino em tempo integral. Modelo criado com o apoio do Instituto de Corresponsabilidade Educacional (ICE), voltado para atender às demandas do mercado de trabalho. A ECIT já apresentava redução da carga horária para as disciplinas da formação geral básica, implementação da base diversificada e base técnica no currículo de ensino médio, e o ensino em tempo integral.Freitas e Laval já identificavam a conduta neoliberal presente na educação brasileira. A presente pesquisa objetiva compreender a perspectiva dos estudantes e professores das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas com a implementação do Novo Ensino Médio na Paraíba. Para identificar a perspectiva dos professores, foi realizado um grupo focal com 11 professores de Ciências Humanas da rede estadual de ensino da Paraíba, com duração de 3 horas. Já com os estudantes, foi realizado um questionário online, e foram coletadas 222 respostas de alunos que estão cursando o ensino médio nas Escolas Cidadãs Integrais Técnicas da Paraíba. Os professores demonstram insatisfação com o modelo, reforçam o caráter impositivo das ECITs e lamentam a formação insuficiente que receberam para compreender as mudanças curriculares. Entre os resultados é possível destacar, quando os estudantes foram perguntados sobre disciplinas que poderiam ter carga horária reduzida ou ser eliminadas, entre as 221 respostas, os estudantes puderam escolher mais de uma alternativa, e 67 (30,3%) discentes indicaram Projeto de vida, 60 (27,1%) optaram por Eletiva, 50 (22,6%) indicaram Avaliação semanal, 36 (16,3%) escolheram Pós-médio e 26 (11,8%), optaram pelas disciplinas empreendedoras. Foi questionado aos estudantes, qual seria a carga horária adequada a formação deles, de acordo com a realidade de cada um, e 63 (28,4%) consideram 6 horas, seguidos de 61 (27,5%) que consideram 5 horas ou menos. Contudo, faz-se necessário debater a proposta, considerando as perspectivas do público que vivencia as mudanças.The New High School Education stems from Law 13,415/17, which introduces a new curriculum structure, flexibilizing the curriculum with the stated objective of meeting students' interests and implementing full-time high school education. Prior to the high school reform, Paraíba was already implementing a new curriculum structure with full-time education. This model was created by a private institute, aimed at meeting the demands of the job market. The ECIT (Integrated Technical Education Center) already featured a reduction in workload for general basic education subjects, implementation of a diversified and technical base in the high school curriculum, and full-time education. The present research aims to understand the perspective of students and teachers in the Integrated Technical Citizen Schools regarding the implementation of the New High School Education in Paraíba. To identify the teachers' perspective, a focus group was conducted with 11 Humanities teachers from the state education system in Paraíba, lasting for 3 hours. As for the students, an online questionnaire was administered, and 222 responses were collected from students currently enrolled in high school at the Integrated Technical Citizen Schools in Paraíba. The teachers express dissatisfaction with the model, highlighting the imposition of the Integrated Technical Citizen Schools (ECITs) and lamenting the inadequate training they received to understand the curricular changes. Among the results, it is worth noting that when students were asked about subjects that could have reduced or eliminated workload, out of 221 responses, students could choose more than one option. 67 (30.3%) students indicated "Life Project," 60 (27.1%) chose "Elective," 50 (22.6%) indicated "Weekly Assessment," 36 (16.3%) opted for "Post-High School," and 26 (11.8%) chose "Entrepreneurship subjects." Students were asked what would be the appropriate workload for their education, according to their individual reality, and 63 (28.4%) consider 6 hours, followed by 61 (27.5%) who consider 5 hours or less. However, it is necessary to debate the proposal, considering the perspectives of the public that experiences the changes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGLIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo.LIMA, M. H. C. C. A.http://lattes.cnpq.br/1562460183286851WALTER, Luciana Siqueira.WALTER, L. S.SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.SANTOS, V. B.COSTA, Maria Clara Oliveira da.2023-06-302023-07-17T20:24:59Z2023-07-172023-07-17T20:24:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2023.tccmon.costahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30880COSTA, Maria Clara Oliveira da. 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