O ensino de geografia e as novas tecnologias.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Jackeline Oliveira da.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10201
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a importância das novas tecnologias para o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia na turma do 2º Ano “A" na Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Joaquim Lacerda Leite município de São José de Piranhas-PB, o mesmo investigou os desafios encontrados pela professora de Geografia com a implantação das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem; identificou se os novos recursos tecnológicos estão sendo utilizados em sala de aula; e verificou a satisfação do professor e alunos com o uso das novas tecnologias. Assim, para a realização desta pesquisa utilizei o método quáli-quantitativo, onde investiguei através de questionários e observações como estão sendo utilizadas as novas tecnologias no ensino de Geografia na turma do 2º Ano “A”. Além desse método, realizei uma pesquisa descritiva, utilizando-se de pesquisas bibliográficas, tendo como suporte teórico referências bibliográficas como: Almeida, (2007); Brasil (1994); Castrogiovanni (2007); Freire (1996); Moran (2000); Pontuschka (2009); Santos (2012) entre outros. Analisando os resultados da pesquisa, observou-se que a professora de Geografia está sempre disposta a realizar uma aula diferente, utilizando-se dos recursos tecnológicos para expor documentários e filmes para melhorar o entendimento do conteúdo exposto, no intuito de melhorar o processo de ensino/aprendizagem. E os alunos demonstraram satisfação com a metodologia utilizada pela professora, mesmo que muitos ainda sim tiram dificuldade em lidar com as novas tecnologias, a grande maioria afirma que a utilização de recursos tecnológicos melhora o entendimento dos conteúdos. Contudo, sabemos que o uso das novas tecnologias em sala de aula ainda é um desafio para muitas escolas, pois nem todas as escolas possuem equipamentos destinados ao uso de tecnologias em sala de aula.
id UFCG_0d759d64ac92f8e2e4721378e1cf631b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/10201
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O ensino de geografia e as novas tecnologias.The teaching of geography and new technologies.Ensino de geografiaTecnologia - ensino de geografiaGeografia - novas tecnologiasAula de geografia - recursos tecnológicosPráticas de ensinoGeography TeachingTechnology - Geography TeachingGeography - New TechnologiesGeography class - technological resourcesTeaching practicesGeografia.Esta pesquisa tem como objetivo analisar a importância das novas tecnologias para o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia na turma do 2º Ano “A" na Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Joaquim Lacerda Leite município de São José de Piranhas-PB, o mesmo investigou os desafios encontrados pela professora de Geografia com a implantação das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem; identificou se os novos recursos tecnológicos estão sendo utilizados em sala de aula; e verificou a satisfação do professor e alunos com o uso das novas tecnologias. Assim, para a realização desta pesquisa utilizei o método quáli-quantitativo, onde investiguei através de questionários e observações como estão sendo utilizadas as novas tecnologias no ensino de Geografia na turma do 2º Ano “A”. Além desse método, realizei uma pesquisa descritiva, utilizando-se de pesquisas bibliográficas, tendo como suporte teórico referências bibliográficas como: Almeida, (2007); Brasil (1994); Castrogiovanni (2007); Freire (1996); Moran (2000); Pontuschka (2009); Santos (2012) entre outros. Analisando os resultados da pesquisa, observou-se que a professora de Geografia está sempre disposta a realizar uma aula diferente, utilizando-se dos recursos tecnológicos para expor documentários e filmes para melhorar o entendimento do conteúdo exposto, no intuito de melhorar o processo de ensino/aprendizagem. E os alunos demonstraram satisfação com a metodologia utilizada pela professora, mesmo que muitos ainda sim tiram dificuldade em lidar com as novas tecnologias, a grande maioria afirma que a utilização de recursos tecnológicos melhora o entendimento dos conteúdos. Contudo, sabemos que o uso das novas tecnologias em sala de aula ainda é um desafio para muitas escolas, pois nem todas as escolas possuem equipamentos destinados ao uso de tecnologias em sala de aula.The purpose of this research is to analyze the importance of new technologies to the teaching and learning process on geography classes in the class 2 nd “A” (high school) that belongs to the Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Joaquim Lacerda Leite, city of São José de Piranhas it will also investigate the challenges that the geography teacher faced as a result of the implementation of new technologies on teaching-learning process, identify whether new technological resources are being or not used in the classroom; and verify the teacher and students’ satisfaction around the use of new technologies. Thus, for this research used the qualitative and quantitative method, which investigated through questionnaires and observations as they are being used new technologies in the teaching of geography in class of 2nd Year "a". in this method, performed a descriptive study , using literature searches, with the theoretical support references as Almeida (2007), Brazil (1994); Castrogiovanni (2007); Freire (1996); Moran (2000); Pontuschka (2009); Santos (2012) among others. Analyzing the results of the research, it was observed that the geography teacher is always willing to perform a different class, using the technological resources to expose documentaries and films to improve the understanding of the above content, in order to improve the teaching process /learning. And the students were satisfied with the methodology used by the teacher, even though many still sintiram difficulty dealing with new technologies, the majority states that the use of technological resources improves the understanding of the content. However, we know that the use of new technologies in the classroom is still a challenge for many schools, because not all schools have equipment for the use of technology in the classroom.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.ALVES, C. C. E.http://lattes.cnpq.br/4727172806308807LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca.SILVA, Jackeline Oliveira da.20162019-12-16T11:21:50Z2019-12-162019-12-16T11:21:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10201SILVA, Jackeline Oliveira da. O ensino de geografia e as novas tecnologias. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-23T13:51:55Zoai:localhost:riufcg/10201Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-23T13:51:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de geografia e as novas tecnologias.
The teaching of geography and new technologies.
title O ensino de geografia e as novas tecnologias.
spellingShingle O ensino de geografia e as novas tecnologias.
SILVA, Jackeline Oliveira da.
Ensino de geografia
Tecnologia - ensino de geografia
Geografia - novas tecnologias
Aula de geografia - recursos tecnológicos
Práticas de ensino
Geography Teaching
Technology - Geography Teaching
Geography - New Technologies
Geography class - technological resources
Teaching practices
Geografia.
title_short O ensino de geografia e as novas tecnologias.
title_full O ensino de geografia e as novas tecnologias.
title_fullStr O ensino de geografia e as novas tecnologias.
title_full_unstemmed O ensino de geografia e as novas tecnologias.
title_sort O ensino de geografia e as novas tecnologias.
author SILVA, Jackeline Oliveira da.
author_facet SILVA, Jackeline Oliveira da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
ALVES, C. C. E.
http://lattes.cnpq.br/4727172806308807
LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.
SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Jackeline Oliveira da.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Tecnologia - ensino de geografia
Geografia - novas tecnologias
Aula de geografia - recursos tecnológicos
Práticas de ensino
Geography Teaching
Technology - Geography Teaching
Geography - New Technologies
Geography class - technological resources
Teaching practices
Geografia.
topic Ensino de geografia
Tecnologia - ensino de geografia
Geografia - novas tecnologias
Aula de geografia - recursos tecnológicos
Práticas de ensino
Geography Teaching
Technology - Geography Teaching
Geography - New Technologies
Geography class - technological resources
Teaching practices
Geografia.
description Esta pesquisa tem como objetivo analisar a importância das novas tecnologias para o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia na turma do 2º Ano “A" na Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Joaquim Lacerda Leite município de São José de Piranhas-PB, o mesmo investigou os desafios encontrados pela professora de Geografia com a implantação das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem; identificou se os novos recursos tecnológicos estão sendo utilizados em sala de aula; e verificou a satisfação do professor e alunos com o uso das novas tecnologias. Assim, para a realização desta pesquisa utilizei o método quáli-quantitativo, onde investiguei através de questionários e observações como estão sendo utilizadas as novas tecnologias no ensino de Geografia na turma do 2º Ano “A”. Além desse método, realizei uma pesquisa descritiva, utilizando-se de pesquisas bibliográficas, tendo como suporte teórico referências bibliográficas como: Almeida, (2007); Brasil (1994); Castrogiovanni (2007); Freire (1996); Moran (2000); Pontuschka (2009); Santos (2012) entre outros. Analisando os resultados da pesquisa, observou-se que a professora de Geografia está sempre disposta a realizar uma aula diferente, utilizando-se dos recursos tecnológicos para expor documentários e filmes para melhorar o entendimento do conteúdo exposto, no intuito de melhorar o processo de ensino/aprendizagem. E os alunos demonstraram satisfação com a metodologia utilizada pela professora, mesmo que muitos ainda sim tiram dificuldade em lidar com as novas tecnologias, a grande maioria afirma que a utilização de recursos tecnológicos melhora o entendimento dos conteúdos. Contudo, sabemos que o uso das novas tecnologias em sala de aula ainda é um desafio para muitas escolas, pois nem todas as escolas possuem equipamentos destinados ao uso de tecnologias em sala de aula.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-12-16T11:21:50Z
2019-12-16
2019-12-16T11:21:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10201
SILVA, Jackeline Oliveira da. O ensino de geografia e as novas tecnologias. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10201
identifier_str_mv SILVA, Jackeline Oliveira da. O ensino de geografia e as novas tecnologias. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744422350356480