O trabalho de campo: uma metodologia para leitura do espaço geográfico no ensino de Geografia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES, Mariana Vieira.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9426
Resumo: No ensino de geografia, várias são as possibilidades apresentadas ao professor de geografia para dinamizar e enriquecer suas aulas a exemplo da pratica do trabalho de campo como uma ferramenta metodológica que proporciona ao professor e aos alunos algo além da sala de aula podendo entender melhor a dinâmica do espaço. O presente trabalho tem como objetivo mostra como ocorre o trabalho de campo suas etapas a importância para as aulas de geografia. Os procedimentos metodológicos utilizados para a construção deste trabalho monográfico descritivo foram: levantamento bibliográfico, observação pesquisa de campo e entrevistas, registro fotográfico. O trabalho de campo proporcionou a observação, análise e o relato acerca que das experiências vivenciadas o trabalho de campo, realizadas no percurso entre as cidades Cajazeiras, Nazarezinho, Santa Luzia, Campina Grande, João Pessoa e Sapé.
id UFCG_223e995bda5fa75fc66d435945b8500c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9426
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O trabalho de campo: uma metodologia para leitura do espaço geográfico no ensino de Geografia.Field work: a methodology for reading the geographical space in the teaching of geography.Ensino de geografiaPrática de ensino - geografiaTrabalho de campo - aulas de geografiaGeography TeachingTeaching Practice - GeographyFieldwork - geography classesGeografia.No ensino de geografia, várias são as possibilidades apresentadas ao professor de geografia para dinamizar e enriquecer suas aulas a exemplo da pratica do trabalho de campo como uma ferramenta metodológica que proporciona ao professor e aos alunos algo além da sala de aula podendo entender melhor a dinâmica do espaço. O presente trabalho tem como objetivo mostra como ocorre o trabalho de campo suas etapas a importância para as aulas de geografia. Os procedimentos metodológicos utilizados para a construção deste trabalho monográfico descritivo foram: levantamento bibliográfico, observação pesquisa de campo e entrevistas, registro fotográfico. O trabalho de campo proporcionou a observação, análise e o relato acerca que das experiências vivenciadas o trabalho de campo, realizadas no percurso entre as cidades Cajazeiras, Nazarezinho, Santa Luzia, Campina Grande, João Pessoa e Sapé.In teaching geography, there are several possibilities presented the geography teacher to energize and enrich their lessons such as the practice of fieldwork as a methodological tool that provides the teacher and the students something beyond the classroom can better understand the dynamics space. This work aims to show how the field work is its stages the importance for geography lessons. The methodological procedures used for the construction of this descriptive monograph were: literature, observation field research and interviews, photographic record. The fieldwork provided the observation, analysis and reporting that about the experiences lived fieldwork carried out during transit between the cities Cajazeiras, Nazarezinho, Santa Luzia, Campina Grande, João Pessoa and Thatcham.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.DI LORENZO, I. D. N.http://lattes.cnpq.br/8568846210132439OLIVEIRA, Mariana Borba de.ANSELMO, Maria da Glória Vieira.LOPES, Mariana Vieira.20162019-11-22T16:42:23Z2019-11-222019-11-22T16:42:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9426LOPES, Mariana Vieira. O trabalho de campo: uma metodologia para leitura do espaço geográfico no ensino de Geografia. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-24T12:17:04Zoai:localhost:riufcg/9426Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-24T12:17:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho de campo: uma metodologia para leitura do espaço geográfico no ensino de Geografia.
Field work: a methodology for reading the geographical space in the teaching of geography.
title O trabalho de campo: uma metodologia para leitura do espaço geográfico no ensino de Geografia.
spellingShingle O trabalho de campo: uma metodologia para leitura do espaço geográfico no ensino de Geografia.
LOPES, Mariana Vieira.
Ensino de geografia
Prática de ensino - geografia
Trabalho de campo - aulas de geografia
Geography Teaching
Teaching Practice - Geography
Fieldwork - geography classes
Geografia.
title_short O trabalho de campo: uma metodologia para leitura do espaço geográfico no ensino de Geografia.
title_full O trabalho de campo: uma metodologia para leitura do espaço geográfico no ensino de Geografia.
title_fullStr O trabalho de campo: uma metodologia para leitura do espaço geográfico no ensino de Geografia.
title_full_unstemmed O trabalho de campo: uma metodologia para leitura do espaço geográfico no ensino de Geografia.
title_sort O trabalho de campo: uma metodologia para leitura do espaço geográfico no ensino de Geografia.
author LOPES, Mariana Vieira.
author_facet LOPES, Mariana Vieira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
DI LORENZO, I. D. N.
http://lattes.cnpq.br/8568846210132439
OLIVEIRA, Mariana Borba de.
ANSELMO, Maria da Glória Vieira.
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES, Mariana Vieira.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Prática de ensino - geografia
Trabalho de campo - aulas de geografia
Geography Teaching
Teaching Practice - Geography
Fieldwork - geography classes
Geografia.
topic Ensino de geografia
Prática de ensino - geografia
Trabalho de campo - aulas de geografia
Geography Teaching
Teaching Practice - Geography
Fieldwork - geography classes
Geografia.
description No ensino de geografia, várias são as possibilidades apresentadas ao professor de geografia para dinamizar e enriquecer suas aulas a exemplo da pratica do trabalho de campo como uma ferramenta metodológica que proporciona ao professor e aos alunos algo além da sala de aula podendo entender melhor a dinâmica do espaço. O presente trabalho tem como objetivo mostra como ocorre o trabalho de campo suas etapas a importância para as aulas de geografia. Os procedimentos metodológicos utilizados para a construção deste trabalho monográfico descritivo foram: levantamento bibliográfico, observação pesquisa de campo e entrevistas, registro fotográfico. O trabalho de campo proporcionou a observação, análise e o relato acerca que das experiências vivenciadas o trabalho de campo, realizadas no percurso entre as cidades Cajazeiras, Nazarezinho, Santa Luzia, Campina Grande, João Pessoa e Sapé.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-11-22T16:42:23Z
2019-11-22
2019-11-22T16:42:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9426
LOPES, Mariana Vieira. O trabalho de campo: uma metodologia para leitura do espaço geográfico no ensino de Geografia. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9426
identifier_str_mv LOPES, Mariana Vieira. O trabalho de campo: uma metodologia para leitura do espaço geográfico no ensino de Geografia. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744415186485248