Leitura: a leitura como construtora de um leitor crítico e consciente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINHEIRO, Maria Anália Dias.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13120
Resumo: Este trabalho visa analisar o processo de leitura; buscando subsídios para a formação de leitores capazes de criar seu próprio significado, de reconstruir seus pensamentos através de suas experiências pessoais. Escolhemos o livro didático como objeto de investigação do trabalho de leitura dentro da sala de aula, pois acreditamos que ele e um dos principais motivos da ma formação dos leitores, uma vez que os exercícios geralmente são de reprodução restringindo assim a capacidade de analise e reflexão, limitando muitas vezes o aluno. Intencionamos, também, ressaltar a importância da leitura em diferentes situações de interação.
id UFCG_0d9cb66a9cc3ce73574b0b55f2a9da01
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13120
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Leitura: a leitura como construtora de um leitor crítico e consciente.Reading: reading as a constructor of a critical and conscious reader.LeituraFormação do leitorLivro didáticoSala de aula - trabalho de leituraReadingReader trainingTextbookClassroom - reading assignmentEste trabalho visa analisar o processo de leitura; buscando subsídios para a formação de leitores capazes de criar seu próprio significado, de reconstruir seus pensamentos através de suas experiências pessoais. Escolhemos o livro didático como objeto de investigação do trabalho de leitura dentro da sala de aula, pois acreditamos que ele e um dos principais motivos da ma formação dos leitores, uma vez que os exercícios geralmente são de reprodução restringindo assim a capacidade de analise e reflexão, limitando muitas vezes o aluno. Intencionamos, também, ressaltar a importância da leitura em diferentes situações de interação.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581PINHEIRO, Maria Anália Dias.20092020-07-02T13:17:12Z2020-07-022020-07-02T13:17:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13120PINHEIRO, Maria Anália Dias. Leitura: a leitura como construtora de um leitor crítico e consciente. 2009. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T17:51:26Zoai:localhost:riufcg/13120Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T17:51:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura: a leitura como construtora de um leitor crítico e consciente.
Reading: reading as a constructor of a critical and conscious reader.
title Leitura: a leitura como construtora de um leitor crítico e consciente.
spellingShingle Leitura: a leitura como construtora de um leitor crítico e consciente.
PINHEIRO, Maria Anália Dias.
Leitura
Formação do leitor
Livro didático
Sala de aula - trabalho de leitura
Reading
Reader training
Textbook
Classroom - reading assignment
title_short Leitura: a leitura como construtora de um leitor crítico e consciente.
title_full Leitura: a leitura como construtora de um leitor crítico e consciente.
title_fullStr Leitura: a leitura como construtora de um leitor crítico e consciente.
title_full_unstemmed Leitura: a leitura como construtora de um leitor crítico e consciente.
title_sort Leitura: a leitura como construtora de um leitor crítico e consciente.
author PINHEIRO, Maria Anália Dias.
author_facet PINHEIRO, Maria Anália Dias.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv PINHEIRO, Maria Anália Dias.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Formação do leitor
Livro didático
Sala de aula - trabalho de leitura
Reading
Reader training
Textbook
Classroom - reading assignment
topic Leitura
Formação do leitor
Livro didático
Sala de aula - trabalho de leitura
Reading
Reader training
Textbook
Classroom - reading assignment
description Este trabalho visa analisar o processo de leitura; buscando subsídios para a formação de leitores capazes de criar seu próprio significado, de reconstruir seus pensamentos através de suas experiências pessoais. Escolhemos o livro didático como objeto de investigação do trabalho de leitura dentro da sala de aula, pois acreditamos que ele e um dos principais motivos da ma formação dos leitores, uma vez que os exercícios geralmente são de reprodução restringindo assim a capacidade de analise e reflexão, limitando muitas vezes o aluno. Intencionamos, também, ressaltar a importância da leitura em diferentes situações de interação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2020-07-02T13:17:12Z
2020-07-02
2020-07-02T13:17:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13120
PINHEIRO, Maria Anália Dias. Leitura: a leitura como construtora de um leitor crítico e consciente. 2009. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13120
identifier_str_mv PINHEIRO, Maria Anália Dias. Leitura: a leitura como construtora de um leitor crítico e consciente. 2009. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445841604608