Concepções alternativas sobre microorganismos: alerta para a necessidade de melhoria no processo ensino-aprendizagem de biologia.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9912 |
Resumo: | As dificuldades encontradas nas escolas em relação à qualidade do processo de ensino-aprendizagem vão desde a falta de estrutura física dos ambientes escolares até a falta de preparo e de compromisso dos docentes envolvidos. O principal alvo de reclamação por parte dos professores é a falta de estrutura nas escolas, a falta de materiais específicos para trabalhar e também a carga horária excessiva, o que compromete o planejamento e interfere na qualidade da aprendizagem dos estudantes. O presente trabalho apresenta e discute os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola de ensino estadual localizada no Seridó paraibano. A pesquisa objetivou analisar os conhecimentos dos 327 alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio sobre os microrganismos, como também verificar a forma com que esses alunos interpretam as atividades desses seres relacionadas ao seu cotidiano. Os resultados obtidos por meio dos questionários mostraram que a maioria dos discentes do Ensino Médio ainda apresentam concepções errôneas sobre os microrganismos. Grande parte dos estudantes ainda associa estritamente os microrganismos às doenças. Por outro lado, alguns demonstram conhecer sobre a importância de microrganismos não patogênicos, apesar de se confundirem em algumas situações como a presença desses organismos nos mais diversos ambientes. Diante dos resultados é possível considerar que os professores precisam utilizar alternativas de ensino que permitam um melhor desenvolvimento cognitivo, procurando identificar os conhecimentos prévios para poder mediar as relações entre o que se conhece e as novas informações. Para isso, cada docente pode buscar trabalhar atividades práticas por meio de materiais alternativos de baixo custo, aulas de campo, atividades lúdicas como ferramenta de ensino, deixando para trás aquelas aulas consideradas tradicionais. |
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Concepções alternativas sobre microorganismos: alerta para a necessidade de melhoria no processo ensino-aprendizagem de biologia.Alternative conceptions about microorganisms: alert to the need for improvement in the teaching-learning process of biology.Concepciones alternativas sobre los microorganismos: alerta sobre la necesidad de mejora en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la biología.Ensino de biologiaConhecimentos equivocadosMicrobiologiaBiology teachingMisconceptionsMicrobiologyEnseñanza de la biologíaConceptos erróneosMicrobiologiaAs dificuldades encontradas nas escolas em relação à qualidade do processo de ensino-aprendizagem vão desde a falta de estrutura física dos ambientes escolares até a falta de preparo e de compromisso dos docentes envolvidos. O principal alvo de reclamação por parte dos professores é a falta de estrutura nas escolas, a falta de materiais específicos para trabalhar e também a carga horária excessiva, o que compromete o planejamento e interfere na qualidade da aprendizagem dos estudantes. O presente trabalho apresenta e discute os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola de ensino estadual localizada no Seridó paraibano. A pesquisa objetivou analisar os conhecimentos dos 327 alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio sobre os microrganismos, como também verificar a forma com que esses alunos interpretam as atividades desses seres relacionadas ao seu cotidiano. Os resultados obtidos por meio dos questionários mostraram que a maioria dos discentes do Ensino Médio ainda apresentam concepções errôneas sobre os microrganismos. Grande parte dos estudantes ainda associa estritamente os microrganismos às doenças. Por outro lado, alguns demonstram conhecer sobre a importância de microrganismos não patogênicos, apesar de se confundirem em algumas situações como a presença desses organismos nos mais diversos ambientes. Diante dos resultados é possível considerar que os professores precisam utilizar alternativas de ensino que permitam um melhor desenvolvimento cognitivo, procurando identificar os conhecimentos prévios para poder mediar as relações entre o que se conhece e as novas informações. Para isso, cada docente pode buscar trabalhar atividades práticas por meio de materiais alternativos de baixo custo, aulas de campo, atividades lúdicas como ferramenta de ensino, deixando para trás aquelas aulas consideradas tradicionais.Difficulties found at schools in relation to the quality of the teaching-learning process, ranging from lack of physical structure of school environments to the lack of preparation and commitment of the teachers involved. The main target of complaints from teachers is the lack of infrastructure at schools, the lack of specific materials and also the amount of excessive hours, which undertakes the planning and interferes on the quality of student learning. This work presents and discusses the results of a study conducted in a high school located in Paraíba state (Brazil). The research aimed to analyze the knowledge of 327 students of 1st, 2nd and 3rd year of high school about microorganisms, as well as check the way these students interpret the microorganisms' activities related to their everyday life. Results obtained through the questionnaires showed that most high school students still have misconceptions about the microorganisms. A lot of students still associate closely microorganisms to disease. However, some of them demonstrated to know the importance of non- pathogenic microorganisms, although they were confused in some situations as the consideration of the presence of such organisms in various environments. Given the results is possible to consider that teachers need to use alternative teaching that lead to improved cognitive development, seeking to know the prior knowledge to mediate the relationship between what is known and new information. For this , each teacher can get to work hands-on activities through alternative low cost materials, field classes, play activities as a teaching tool, leaving behind those traditional classes.Las dificultades encontradas en las escuelas en relación con la calidad del proceso de enseñanza-aprendizaje van desde la falta de estructura física de los ambientes escolares hasta la falta de preparación y compromiso de los docentes involucrados. El principal blanco de las quejas de los docentes es la falta de estructura en las escuelas, la falta de materiales específicos para trabajar y también la carga excesiva de trabajo, lo que compromete la planificación e interfiere en la calidad del aprendizaje de los estudiantes. El presente trabajo presenta y discute los resultados de una investigación realizada en una escuela estatal de enseñanza ubicada en Seridó Paraíba. La investigación tuvo como objetivo analizar el conocimiento de 327 estudiantes de 1°, 2° y 3° año de la enseñanza media sobre los microorganismos, así como verificar la forma en que estos estudiantes interpretan las actividades de estos seres relacionadas con su cotidiano. Los resultados obtenidos a través de los cuestionarios mostraron que la mayoría de los estudiantes de secundaria todavía tienen conceptos erróneos sobre los microorganismos. La mayoría de los estudiantes aún asocian estrictamente los microorganismos con las enfermedades. Por otro lado, algunos demuestran conocimiento sobre la importancia de los microorganismos no patógenos, a pesar de confundirse en algunas situaciones como la presencia de estos organismos en los más diversos ambientes. A la vista de los resultados, es posible considerar que los docentes necesitan utilizar alternativas didácticas que permitan un mejor desarrollo cognitivo, buscando identificar los conocimientos previos para mediar la relación entre lo conocido y la nueva información. Para ello cada docente puede buscar trabajar actividades prácticas a través de materiales alternativos de bajo costo, clases de campo, actividades lúdicas como herramienta didáctica, dejando atrás aquellas clases consideradas tradicionales.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSODRÉ NETO, Luiz.SODRÉ NETO, L.http://lattes.cnpq.br/8809866931227584MEDEIROS, Maria Franco Trindade.SANTOS, José Carlos Oliveira.OLIVEIRA, Noalixon Faustino de.20142019-12-05T16:46:26Z2019-12-052019-12-05T16:46:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9912OLIVEIRA, Noalixon Faustino de. Concepções alternativas sobre microorganismos: alerta para a necessidade de melhoria no processo ensino-aprendizagem de biologia. 2014. 62 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T11:33:56Zoai:localhost:riufcg/9912Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T11:33:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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