Dificuldades de aprendizagem e a inserção de situações problema como ferramenta para o ensino de cinética química.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18990 |
Resumo: | A adoção de metodologias específicas e padronizadas de ensino, como é o caso da vertente restritamente tradicionalista, não tem favorecido a aprendizagem e acarreta em desmotivação e déficit de aprendizagem dos discentes. No ensino de química percebe-se ainda mais essa dificuldade e desinteresse, principalmente em conteúdos que envolvam teorias e cálculos matemáticos, como é o caso da Cinética Química, muitas vezes trabalhada através da memorização de conceitos e fórmulas e desvinculada do dia a dia, acarretando em uma considerável rejeição dos discentes. Nesse contexto, pesquisadores da educação química tem procurado desenvolver propostas metodológicas diversificadas e que contribuam para um processo formativo eficiente e funcional. Este estudo buscou discutir as dificuldades de aprendizagem e propor a inserção de situações problemas como ferramenta para o ensino de Cinética Química. Para isso, foi realizada uma pesquisa explicativa e de cunho bibliográfico através de artigos científicos, Livros, Teses e Dissertações encontrados nos bancos de dados, tais como: Periódicos CAPES; Scielo; Google Acadêmico; Sistema de Biblioteca da UFCG e Biblioteca Digital Brasileira de Tese e Dissertação (BDTD), sendo utilizadas as palavra-chave dificuldades de aprendizagem, metodologias de ensino de química, situação problema com ferramenta didática, ensino de cinética química. Em seguida, construiu-se cinco propostas de situações problemas relacionados a temática de cinética química, de modo que possam ser utilizados como ferramenta para facilitar a aprendizagem. Para isso, foram adotados diferentes contextos que envolvam o cotidiano dos discentes e contribuam para a relação entre teoria e prática. Constatou-se que é possível utilizar essa metodologia em sala de aula, pois possibilita o protagonismo dos discentes na resolução de problemas cotidianos e contribui para uma relação efetiva entre teoria e prática. Portanto, compreende-se que apesar dos empecilhos envolvendo a educação, a metodologia de situações problemas surge como mais uma possibilidade de promover o ensino de qualidade e com aprendizagens significativas. |
id |
UFCG_112c86f23d976345a363d7b22aee2435 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/18990 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Dificuldades de aprendizagem e a inserção de situações problema como ferramenta para o ensino de cinética química.Learning difficulties and the insertion of problem situations as a tool for teaching chemical kinetics.Metodologias de ensino de químicaMetodologias inovadorasEnsino de cinética químicaEnsino-aprendizagemConstrução do conhecimentoAprendizagem significativaChemistry teaching methodologiesInnovative methodologiesTeaching chemical kineticsTeaching-learningKnowledge buildingMeaningful learningQuímica.A adoção de metodologias específicas e padronizadas de ensino, como é o caso da vertente restritamente tradicionalista, não tem favorecido a aprendizagem e acarreta em desmotivação e déficit de aprendizagem dos discentes. No ensino de química percebe-se ainda mais essa dificuldade e desinteresse, principalmente em conteúdos que envolvam teorias e cálculos matemáticos, como é o caso da Cinética Química, muitas vezes trabalhada através da memorização de conceitos e fórmulas e desvinculada do dia a dia, acarretando em uma considerável rejeição dos discentes. Nesse contexto, pesquisadores da educação química tem procurado desenvolver propostas metodológicas diversificadas e que contribuam para um processo formativo eficiente e funcional. Este estudo buscou discutir as dificuldades de aprendizagem e propor a inserção de situações problemas como ferramenta para o ensino de Cinética Química. Para isso, foi realizada uma pesquisa explicativa e de cunho bibliográfico através de artigos científicos, Livros, Teses e Dissertações encontrados nos bancos de dados, tais como: Periódicos CAPES; Scielo; Google Acadêmico; Sistema de Biblioteca da UFCG e Biblioteca Digital Brasileira de Tese e Dissertação (BDTD), sendo utilizadas as palavra-chave dificuldades de aprendizagem, metodologias de ensino de química, situação problema com ferramenta didática, ensino de cinética química. Em seguida, construiu-se cinco propostas de situações problemas relacionados a temática de cinética química, de modo que possam ser utilizados como ferramenta para facilitar a aprendizagem. Para isso, foram adotados diferentes contextos que envolvam o cotidiano dos discentes e contribuam para a relação entre teoria e prática. Constatou-se que é possível utilizar essa metodologia em sala de aula, pois possibilita o protagonismo dos discentes na resolução de problemas cotidianos e contribui para uma relação efetiva entre teoria e prática. Portanto, compreende-se que apesar dos empecilhos envolvendo a educação, a metodologia de situações problemas surge como mais uma possibilidade de promover o ensino de qualidade e com aprendizagens significativas.The use of specific and standardized teaching methodologies, as is the case with the strict traditionalist approach, has not facilitated the school learning process which may lead to students' lack of motivation and learning deficit. In the teaching of Chemistry, this difficulty and lack of interest are even more evident, especially in contents involving theories and mathematical calculations, such as Chemical Kinetics, often worked through the memorization of concepts and formulas and disconnected from everyday life, resulting in a considerable rejection by the students. In this context, researchers in chemical education have sought to develop diversified methodological proposals that contribute to an efficient and functional training process. That said, the present study aimed to discuss learning difficulties and propose the insertion of problem situations as a tool for teaching Chemical Kinetics. For this, explanatory and bibliographic research was carried out through scientific articles, books, theses, and dissertations found in databases, such as CAPES journals; Scielo; Google Scholar; the UFCG Library System, and the Brazilian Digital Library of Thesis and Dissertations (BDTD). The search for such references occurred with the insertion of the following keywords in the aforementioned platforms: learning difficulties, Chemistry teaching methodologies, problem situation with a didactic tool, teaching chemical kinetics. Then, five proposals for problem situations related to the theme of chemical kinetics were constructed, so that they can be used as a tool to facilitate learning. For this, different contexts were adopted that involve the students' daily lives and contribute to the relationship between theory and practice. It was found that it is possible to use this methodology in the classroom, as it allows the role of students in solving everyday problems and contributes to an effective relationship between theory and practice. Therefore, it is understood that despite the obstacles involving education, the methodology of problem situations appears as another possibility to promote quality teaching and with significant learning. Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Everton Vieira da.SILVA, E. V.http://lattes.cnpq.br/4274801533745465LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira.PINHEIRO, Carlos Davidson.SILVA, Flávio José da.2020-11-302021-05-24T13:28:03Z2021-05-242021-05-24T13:28:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18990SILVA, Flávio José da. Dificuldades de aprendizagem e a inserção de situações problema como ferramenta para o ensino de cinética química. 2020. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-02T19:25:00Zoai:localhost:riufcg/18990Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-02T19:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades de aprendizagem e a inserção de situações problema como ferramenta para o ensino de cinética química. Learning difficulties and the insertion of problem situations as a tool for teaching chemical kinetics. |
title |
Dificuldades de aprendizagem e a inserção de situações problema como ferramenta para o ensino de cinética química. |
spellingShingle |
Dificuldades de aprendizagem e a inserção de situações problema como ferramenta para o ensino de cinética química. SILVA, Flávio José da. Metodologias de ensino de química Metodologias inovadoras Ensino de cinética química Ensino-aprendizagem Construção do conhecimento Aprendizagem significativa Chemistry teaching methodologies Innovative methodologies Teaching chemical kinetics Teaching-learning Knowledge building Meaningful learning Química. |
title_short |
Dificuldades de aprendizagem e a inserção de situações problema como ferramenta para o ensino de cinética química. |
title_full |
Dificuldades de aprendizagem e a inserção de situações problema como ferramenta para o ensino de cinética química. |
title_fullStr |
Dificuldades de aprendizagem e a inserção de situações problema como ferramenta para o ensino de cinética química. |
title_full_unstemmed |
Dificuldades de aprendizagem e a inserção de situações problema como ferramenta para o ensino de cinética química. |
title_sort |
Dificuldades de aprendizagem e a inserção de situações problema como ferramenta para o ensino de cinética química. |
author |
SILVA, Flávio José da. |
author_facet |
SILVA, Flávio José da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Everton Vieira da. SILVA, E. V. http://lattes.cnpq.br/4274801533745465 LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira. PINHEIRO, Carlos Davidson. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Flávio José da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias de ensino de química Metodologias inovadoras Ensino de cinética química Ensino-aprendizagem Construção do conhecimento Aprendizagem significativa Chemistry teaching methodologies Innovative methodologies Teaching chemical kinetics Teaching-learning Knowledge building Meaningful learning Química. |
topic |
Metodologias de ensino de química Metodologias inovadoras Ensino de cinética química Ensino-aprendizagem Construção do conhecimento Aprendizagem significativa Chemistry teaching methodologies Innovative methodologies Teaching chemical kinetics Teaching-learning Knowledge building Meaningful learning Química. |
description |
A adoção de metodologias específicas e padronizadas de ensino, como é o caso da vertente restritamente tradicionalista, não tem favorecido a aprendizagem e acarreta em desmotivação e déficit de aprendizagem dos discentes. No ensino de química percebe-se ainda mais essa dificuldade e desinteresse, principalmente em conteúdos que envolvam teorias e cálculos matemáticos, como é o caso da Cinética Química, muitas vezes trabalhada através da memorização de conceitos e fórmulas e desvinculada do dia a dia, acarretando em uma considerável rejeição dos discentes. Nesse contexto, pesquisadores da educação química tem procurado desenvolver propostas metodológicas diversificadas e que contribuam para um processo formativo eficiente e funcional. Este estudo buscou discutir as dificuldades de aprendizagem e propor a inserção de situações problemas como ferramenta para o ensino de Cinética Química. Para isso, foi realizada uma pesquisa explicativa e de cunho bibliográfico através de artigos científicos, Livros, Teses e Dissertações encontrados nos bancos de dados, tais como: Periódicos CAPES; Scielo; Google Acadêmico; Sistema de Biblioteca da UFCG e Biblioteca Digital Brasileira de Tese e Dissertação (BDTD), sendo utilizadas as palavra-chave dificuldades de aprendizagem, metodologias de ensino de química, situação problema com ferramenta didática, ensino de cinética química. Em seguida, construiu-se cinco propostas de situações problemas relacionados a temática de cinética química, de modo que possam ser utilizados como ferramenta para facilitar a aprendizagem. Para isso, foram adotados diferentes contextos que envolvam o cotidiano dos discentes e contribuam para a relação entre teoria e prática. Constatou-se que é possível utilizar essa metodologia em sala de aula, pois possibilita o protagonismo dos discentes na resolução de problemas cotidianos e contribui para uma relação efetiva entre teoria e prática. Portanto, compreende-se que apesar dos empecilhos envolvendo a educação, a metodologia de situações problemas surge como mais uma possibilidade de promover o ensino de qualidade e com aprendizagens significativas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-30 2021-05-24T13:28:03Z 2021-05-24 2021-05-24T13:28:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18990 SILVA, Flávio José da. Dificuldades de aprendizagem e a inserção de situações problema como ferramenta para o ensino de cinética química. 2020. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18990 |
identifier_str_mv |
SILVA, Flávio José da. Dificuldades de aprendizagem e a inserção de situações problema como ferramenta para o ensino de cinética química. 2020. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744492507430912 |