Dificuldades de aprendizagem e a inserção de situações problema como ferramenta para o ensino de cinética química.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Flávio José da.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18990
Resumo: A adoção de metodologias específicas e padronizadas de ensino, como é o caso da vertente restritamente tradicionalista, não tem favorecido a aprendizagem e acarreta em desmotivação e déficit de aprendizagem dos discentes. No ensino de química percebe-se ainda mais essa dificuldade e desinteresse, principalmente em conteúdos que envolvam teorias e cálculos matemáticos, como é o caso da Cinética Química, muitas vezes trabalhada através da memorização de conceitos e fórmulas e desvinculada do dia a dia, acarretando em uma considerável rejeição dos discentes. Nesse contexto, pesquisadores da educação química tem procurado desenvolver propostas metodológicas diversificadas e que contribuam para um processo formativo eficiente e funcional. Este estudo buscou discutir as dificuldades de aprendizagem e propor a inserção de situações problemas como ferramenta para o ensino de Cinética Química. Para isso, foi realizada uma pesquisa explicativa e de cunho bibliográfico através de artigos científicos, Livros, Teses e Dissertações encontrados nos bancos de dados, tais como: Periódicos CAPES; Scielo; Google Acadêmico; Sistema de Biblioteca da UFCG e Biblioteca Digital Brasileira de Tese e Dissertação (BDTD), sendo utilizadas as palavra-chave dificuldades de aprendizagem, metodologias de ensino de química, situação problema com ferramenta didática, ensino de cinética química. Em seguida, construiu-­se cinco propostas de situações problemas relacionados a temática de cinética química, de modo que possam ser utilizados como ferramenta para facilitar a aprendizagem. Para isso, foram adotados diferentes contextos que envolvam o cotidiano dos discentes e contribuam para a relação entre teoria e prática. Constatou-­se que é possível utilizar essa metodologia em sala de aula, pois possibilita o protagonismo dos discentes na resolução de problemas cotidianos e contribui para uma relação efetiva entre teoria e prática. Portanto, compreende-­se que apesar dos empecilhos envolvendo a educação, a metodologia de situações problemas surge como mais uma possibilidade de promover o ensino de qualidade e com aprendizagens significativas.
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No ensino de química percebe-se ainda mais essa dificuldade e desinteresse, principalmente em conteúdos que envolvam teorias e cálculos matemáticos, como é o caso da Cinética Química, muitas vezes trabalhada através da memorização de conceitos e fórmulas e desvinculada do dia a dia, acarretando em uma considerável rejeição dos discentes. Nesse contexto, pesquisadores da educação química tem procurado desenvolver propostas metodológicas diversificadas e que contribuam para um processo formativo eficiente e funcional. Este estudo buscou discutir as dificuldades de aprendizagem e propor a inserção de situações problemas como ferramenta para o ensino de Cinética Química. Para isso, foi realizada uma pesquisa explicativa e de cunho bibliográfico através de artigos científicos, Livros, Teses e Dissertações encontrados nos bancos de dados, tais como: Periódicos CAPES; Scielo; Google Acadêmico; Sistema de Biblioteca da UFCG e Biblioteca Digital Brasileira de Tese e Dissertação (BDTD), sendo utilizadas as palavra-chave dificuldades de aprendizagem, metodologias de ensino de química, situação problema com ferramenta didática, ensino de cinética química. Em seguida, construiu-­se cinco propostas de situações problemas relacionados a temática de cinética química, de modo que possam ser utilizados como ferramenta para facilitar a aprendizagem. Para isso, foram adotados diferentes contextos que envolvam o cotidiano dos discentes e contribuam para a relação entre teoria e prática. Constatou-­se que é possível utilizar essa metodologia em sala de aula, pois possibilita o protagonismo dos discentes na resolução de problemas cotidianos e contribui para uma relação efetiva entre teoria e prática. Portanto, compreende-­se que apesar dos empecilhos envolvendo a educação, a metodologia de situações problemas surge como mais uma possibilidade de promover o ensino de qualidade e com aprendizagens significativas.The use of specific and standardized teaching methodologies, as is the case with the strict traditionalist approach,  has not facilitated the school learning process which may lead to students' lack of motivation and learning deficit.  In the teaching of Chemistry, this difficulty and lack of interest are even more evident, especially in contents  involving  theories  and  mathematical  calculations,  such  as  Chemical  Kinetics,  often  worked  through  the  memorization of concepts and formulas and disconnected from everyday life, resulting in a considerable rejection  by  the  students.  In  this  context,  researchers  in  chemical  education  have  sought  to  develop  diversified  methodological proposals that contribute to an efficient and functional training process. That said, the present  study aimed to discuss learning difficulties and propose the insertion of problem situations as a tool for teaching  Chemical Kinetics. For this, explanatory and bibliographic research was carried out through scientific articles,  books, theses, and dissertations found in databases, such as CAPES journals; Scielo; Google Scholar; the UFCG  Library  System,  and  the  Brazilian  Digital  Library  of  Thesis  and  Dissertations  (BDTD).  The  search  for  such  references  occurred  with  the  insertion  of  the  following  keywords  in  the  aforementioned  platforms:  learning  difficulties, Chemistry teaching methodologies, problem situation with a didactic tool, teaching chemical kinetics.  Then, five proposals for problem situations related to the theme of chemical kinetics were constructed, so that they  can be used as a tool to facilitate learning. For this, different contexts were adopted that involve the students' daily  lives and contribute to the relationship between theory and practice. It was found that it is possible to use this  methodology in the classroom, as it allows the role of students in solving everyday problems and contributes to an  effective relationship between theory and practice. Therefore, it is understood that despite the obstacles involving  education, the methodology of problem situations appears as another possibility to promote quality teaching and  with significant learning. Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Everton Vieira da.SILVA, E. V.http://lattes.cnpq.br/4274801533745465LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira.PINHEIRO, Carlos Davidson.SILVA, Flávio José da.2020-11-302021-05-24T13:28:03Z2021-05-242021-05-24T13:28:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18990SILVA, Flávio José da. Dificuldades de aprendizagem e a inserção de situações problema como ferramenta para o ensino de cinética química. 2020. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-02T19:25:00Zoai:localhost:riufcg/18990Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-02T19:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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